NOTÍCIAS INTERNACIONAIS – O Vaticano exigiu nesta sexta-feira (4/8) que a Venezuela respeite os direitos humanos e suspenda a posse da Assembleia Constituinte, eleita no último domingo (30/7) para escrever uma nova Constituição, como uma manobra política do presidente Nicolás Maduro…

0
146

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

EXIGÊNCIAS

O Vaticano exigiu nesta sexta-feira (4/8) que a Venezuela respeite os direitos humanos e suspenda a posse da Assembleia Constituinte, eleita no último domingo (30/7) para escrever uma nova Constituição, como uma manobra política do presidente Nicolás Maduro.

Em um comunicado emitido pela Secretaria de Estado da Santa Sé, o Vaticano pediu que “seja assegurado o pleno respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, bem como a Constituição vigente”. “Que sejam suspensas as iniciativas em curso, como a nova Constituição, para favorecer a reconciliação e a paz, e não fomentando um clima de tensão e de confronto, para que sejam criadas condições para uma solução negociada”, ressaltou.

O Vaticano também citou “o grave sofrimento do povo, em dificuldade para encontrar alimentos e remédios, e a falta de segurança” em todo o país. “O papa Francisco acompanha de perto a situação e suas implicações humanitárias, sociais, políticas, econômicas e até espirituais, assegurando suas orações pelo país e por todos os venezuelanos”, afirmou a nota. Há quase quatro meses, opositores ao regime de Maduro e a população civil saem às ruas para protestar contra o governo e a Constituinte. Mais de 110 pessoas já morreram nos confrontos.

_____________________________________________________________________
ANÁLISE

Neste sábado (5/8), os chanceleres do Mercosul se reunirão para analisar a situação da Venezuela e especialistas não descartam a possibilidade de aplicação da Cláusula Democrática contra o governo de Maduro.

_____________________________________________________________________
RETORNO

O prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, retornou à prisão domiciliar com o aval do Serviço de Inteligência da Venezuela, o mesmo que tinha levado o político à penitenciária em 1º de agosto, informou nesta sexta-feira, 4/8, sua mulher, Mitzy Capriles, pelo Twitter.

“Informo ao país que há minutos, supreendentemente, Antonio foi trazido pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) à nossa residência. Volta para casa a fim de cumprir sua pena”, escreveu Mitzy na conta do Twitter de seu marido.

Segundo ela, Capriles “disse, ao entrar em casa, que retorna com a angústia de saber que Leopoldo [López} e mais de 600 presos políticos continuam atrás das grades”. López é ex-prefeito do município de Chacao, que é parte de Caracas.

_____________________________________________________________________
NÃO ADIANTA

A Coreia do Norte assegurou nesta sexta-feira, (4/8) que as sanções impostas esta semana pelos Estados Unidos por causa do seu último teste com um míssil intercontinental “não funcionarão” e só servem para “justificar ainda mais” o desenvolvimento de armas nucleares pelo regime do presidente Kim Jong-un.

“A campanha de sanções dos Estados Unidos poderá funcionar em outros países, mas jamais na República Popular Democrática da Coreia (RPDC, o nome oficial da Coreia do Norte)”, assegurou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano em declarações veiculadas pela agência estatal de notícias do país KCNA.

Os Estados Unidos, “com suas ameaças de guerra e de sanções extremas, só aumentam a vigilância e resistência e justificam ainda mais o desenvolvimento de armas nucleares” por parte da Coreia do Norte, afirmou o funcionário da chancelaria.

_____________________________________________________________________
FIGURINOS

Lady Gaga apresentou na terça-feira, 2/8, em Vancouver, no Canadá, o show de estreia de sua turnê mundial “Joanne”.

Dona dos figurinos mais inusitados do showbiz, claro que as expectativas em torno dos looks criados para a turnê eram altíssimas.

O figurino de “Joanne” para apresentar 22 músicas foi formado por estilo western, seguindo mood de lançamentos recentes de Gaga como “Perfect Illusion” e Million Reasons”, endossado com certa irreverência. Tudo feito por time poderoso e escolado de designers – dos mais famosos Alexander Wang e a dupla Viktor & Rolf aos mais underground Zaldy, a britânica com estilo punk Pam Hogg, Michael Schmidt Studios e a italiana Marianna Rosati, da marca DROMe. A maior parte dos sapatos ficou por conta de Giuseppe Zanotti.

Lady Gaga com looks criados por Zaldy, Alexander Wang e Viktor & Rolf
Foto – Reprodução Instagram

_____________________________________________________________________
DA PÁ VIRADA

Aos 91 anos e há 65 no trono, a rainha britânica Elizabeth II mantém o hábito de beber quatro tipos diferentes de drinks todos os dias, segundo informou o jornal “The Independent”.

Antes do almoço, a monarca bebe gim e vinho Dubonnet com uma fatia de limão e muito gelo. Durante a refeição, Elizabeth continua tomando vinho e depois degusta um Martini seco. Já pela noite, a rainha toma uma taça de champanhe.

Quem relatou a rotina alcoólica de Elizabeth foi sua prima, Margaret Rhodes. O hábito da rainha chamou a atenção no Reino Unido, já que de acordo com as diretrizes do país, o consumo diário de álcool deve ser de uma unidade. A monarca supera esse limite só no almoço, já que um copo de vinho possui dois ou três unidades.