NOTÍCIAS DE RORAIMA – Tem início nesta sexta-feira, 11/08, as inscrições para o concurso da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), que serão feitas por meio do endereço eletrônico: https://cpc.uerr.edu.br…

0
22


NOTÍCIAS DE RORAIMA

_____________________________________________________________________

BOLETIM TJRR

Na sexta-feira, 11/08, será feriado nas unidades do Poder Judiciário do Estado de Roraima.

Nesse dia, conforme prevê o Código de Organização Judiciária do Estado de Roraima – COJERR (Lei Complementar nº 221, de 9 de janeiro de 2014, Art. 93, IV), é comemorado o Dia dos Magistrados.

Durante esse dia, o Judiciário Estadual funcionará em regime de plantão para os casos urgentes, conforme escalas previamente definidas pela Presidência e Corregedoria-Geral de Justiça. Os telefones das unidades judiciárias que atenderão durante o plantão são:

Plantão Judicial (1ª Instância) (95) 98404-3085
Plantão da Justioça Móvel (ônibus) (95) 98404-3099
Plantão da Vara Itinerante (95) 98404-3091
Plantão da Justiça de Trânsito (95) 98404-3086
Plantão Judicial (2ª Instância) (95) 98404-3123

Juiz de Plantão Vepema:
Fones: Cartório: (95) 3194-2656
Gabinete (95) 3194-2658
e-mail: vepema@tjrr.jus.br

_____________________

O juiz Luiz Alberto de Morais Júnior, da 2ª Vara da Fazenda Pública decretou a indisponibilidade de bens no valor de mais de R$ 53 milhões desviados das contas do Instituto de Previdência de Roraima.

Segundo a ação proposta pelo Ministério Público de Roraima, o então presidente do IPERR Rodolfo de Oliveira Braga e os servidores, Fabrício Saraiva da Costa, Nádia Nascimento da Silva, Tatiane dos Reis Ferreira, Larissa Lucena de Melo, Terezinha de Fátima Fabiane, Cleonice Pereira de Moura, Antônio Leocádio Vasconcelos Filho, Flávio dos Santos Coelho, Venilson Batista da Mata e Florêncio Costa de Melo, “praticaram ato de improbidade decorrente da transferência de valores dos fundos da previdência estatal para correlatos de natureza privada”.

De acordo com a ação, “mesmo com os indícios da operação apontarem prejuízos aos cofres públicos, embora baixa rentabilidade fundos de renda fixa, os denunciados abriam mão da segurança dos investimentos em bancos públicos e transferiram a bancos privados”.

Conforme a decisão sem adentrar no mérito da causa, o juiz Luiz Alberto de Morais Júnior, deferiu o pedido e decretou a indisponibilidade dos bens, de forma proporcional ao prejuízo apontado (R$ 53.020.967,10), rateado, como dito, proporcionalmente, entre os demandados.

O magistrado solicitou ainda, o bloqueio via BANCEJUD, oficiando-se ao Cartório de Registros de Imóveis solicitando informações acerca da existência de bens em nome dos demandados, para averbação da indisponibilidade à margem das respectivas matrículas, e proceda-se bloqueio total de bens, via RENAJUD.

_____________________________________________________________________

ANIVERSARIANTES

De aniversário nesta quinta-feira, 10/8: a roraimense ANA REGINA COELHO DOS SANTOS e o Padre também roraimense REVISLANDE ARAÚJO.

_____________________________________________________________________

CONCURSO

Tem início nesta sexta-feira, 11/08, as inscrições para o concurso da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), que serão feitas por meio do endereço eletrônico:  https://cpc.uerr.edu.br

_____________________________________________________________________

LONA POÉTICA

O Coletivo Caimbé e o Sesc Roraima realizam no próximo sábado (12/08) a edição de agosto do Sarau da Lona Poética. O evento reunirá poetas, músicos e artistas plásticos no Parque das Piscinas do Sesc Mecejana, das 20h às 22h.

A atividade terá entrada franca e, como em todas as ocasiões, o microfone será aberto a quem quiser declamar ou cantar.

O Sarau da Lona Póetica de agosto vai encerrar a maratona artística do Overdoze 2017, ação do Sesc que apresenta diversas manifestações culturais em uma jornada de 12 horas seguidas e também integra a Aldeia Cruviana.

A noite terá as participações especiais dos escritores Sérgio Murilo, que recitará poemas de seu livro “Eu… …em versos…”…

E Marcelo Perez, que lerá trechos e fará o pré-lançamento de seu livro de contos “O desgaste do tempo nos dentes”.

Banda 3 Segundos


Coletivo Carapanã

Na parte musical, a banda 3 Segundos vai encerrar a noite com um repertório pop-rock acústico. Para inserir artes visuais no sarau, os integrantes do Coletivo Carapanã foram convidados a montar uma exposição com os cartazes lambe-lambe produzidos pelo grupo, que vem espalhando poesia pelos muros da cidade.

O trabalho do grupo pode ser conferido no blog www.caimbe.blogspot.com.br, no facebook.com/coletivocaimbe e no twitter.com/coletivocaimbe.
SERVIÇO

O QUE: Sarau da Lona Poética

ONDE: Parque das Piscinas do Sesc Mecejana

QUANDO: Sábado, 12/08, 20h às 22h

QUANTO: Entrada franca

_____________________________________________________________________

BOLETIM IFRR

Nesta sexta-feira, dia 11/8, a partir das 10 horas, vai ocorrer, na Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR), a apresentação da lenha ecológica desenvolvida no Campus Novo Paraíso (CNP), nos últimos dois anos, por meio da pesquisa do professor doutor Braulio C. Carvalho da Cruz.

O professor deverá apresentar o invento intitulado de “Lenha Ecológica em formato de briquete de resina de breu Protium Burman (Burseraceae) e resíduos orgânicos” e, ao final, fazer uma demonstração da queima do briquete.

Cruz explicou que a lenha pode ser produzida com resíduos de serragem de qualquer espécie ou com resíduos agrícolas, acrescidos de resina de breu do gênero Protium Burman (Burseraceae), a qual é um diferencial por melhorar a textura e o poder calorífico do produto. Essas características fazem com que ele seja capaz de substituir, na queima, o gás, o carvão vegetal, o carvão mineral, a lenha convencional e outros tipos de combustível, reduzindo os impactos ambientais causados pelos resíduos agrícolas ou madeireiros, além de transformá-los em produtos de alto valor econômico e ecologicamente corretos.

_____________________

“Estou muito orgulhosa com o resultado, mas não seria diferente, pois é resultado do esforço conjunto. Professores e estudantes dão o melhor de si para a instituição”, disse a acadêmica do 4.º módulo do curso superior de Tecnologia em Gestão do Turismo do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) Beatriz Cristina França dos Santos, na manhã de terça-feira, 9/8, ao saber da nota obtida pelo curso.

A aluna enfatiza que, como qualquer instituição de ensino, existem aspectos que precisam ser aperfeiçoados como o acesso livre e ininterrupto à internet e também a acessibilidade, mas diz que essas necessidades estão sendo aos poucos atendidas pela gestão e não chegam a influenciar negativamente na qualidade do ensino ofertado.

Assim como Beatriz, gestores, professores e acadêmicos comemoraram o resultado da avaliação para renovação de reconhecimento do curso, que obteve nota 4, correspondente ao conceito “satisfatório”. A comissão responsável pela avaliação, composta pelos professores Tatiana de Freitas Luchezi, da Universidade Nove de Julho (SP), e Osmar Fantinato, da Faculdade Eniac, de Guarulhos (SP), esteve no CBV no período de 31 de julho a 2 de agosto.

Avaliação – A avaliação para renovação de reconhecimento dos cursos superiores é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) com instrumentos elaborados de forma conjunta pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Durante o processo de avaliação, a comissão realiza diversas reuniões com a equipe gestora, com a coordenação do curso, com os alunos, com os professores e com os integrantes de comissões, a exemplo da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Além disso, realiza visitas às dependências do campus, incluindo setores administrativos e pedagógicos, salas de aula e laboratórios, e também analisa documentos institucionais.

O curso –  O curso de Tecnologia em Gestão do Turismo no IFRR foi autorizado em 2002,  reconhecido em 2008 e passou pela primeira renovação de reconhecimento em 2011. Desta vez, o resultado satisfatório, percebido como fruto de um esforço conjunto do grupo gestor, dos docentes e dos estudantes, retrata as mudanças implementadas, tanto na parte pedagógica quanto na estrutural e de pessoal docente, que refletiram na melhoria de todos os aspectos avaliados, culminando no conceito obtido.

_____________________

Profissionais do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) do Amajari ministraram na quarta-feira, dia 9/8, no Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima, palestra sobre primeiros socorros para estudantes de três turmas. O evento ocorreu na biblioteca, das 16h às 18h.

A palestra faz parte da disciplina Saúde e Segurança no Trabalho, ministrada pelo professor Rodrigo Barros.

O objetivo foi repassar noções de primeiros socorros, e, devido à área de atuação dos futuros técnicos ser o campo e demandar muitas aulas práticas durante o curso, também serão abordados assuntos como acidentes e ataques de animais peçonhentos.

_____________________

Nesta sexta-feira, 11/08, às 19 horas, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima fará a terceira colação de grau, desta vez de nove alunos do curso Técnico em Agropecuária e de dois do Técnico em Agricultura.

Com a solenidade, serão quase 80 novos técnicos formados neste ano pela escola e prontos para o mercado de trabalho.

A formatura ocorre no espaço de convivência da unidade, com a presença do diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros, da reitora em exercício do IFRR, Fabiana Letícia Sbaraini, de pró-reitores, diretores, servidores e familiares dos formandos. Ao final, a banda CAMSOM, formada por servidores, fará apresentação cultural.

Essa solenidade foi chamada de inclusiva por diplomar Gilberto Beato, o primeiro técnico em agropecuária surdo formado pelo CAM, e quatro indígenas da etnia ingaricó: Marino Sales Soares, da Comunidade Manalai; Civaldo Arceno Rafael, de Mapaé; Civildo Alfredo Messias, da Serra do Sol; e Lêvi Souza Semeão, de Kumaipá. Todas essas localidades do Município de Uiramutã, na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol.

_____________________________________________________________________

ACORDO

Em Assembleia Geral Extraordinária desta quarta-feira (09/08), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Roraima) – representante do Sindicato Patronal do Estado de Roraima – apresentou proposta para o fechamento do Acordo de Convenção Coletivo de Trabalho.

Compareceram 29 representantes dos sindicatos patronais que avaliaram a contraproposta apresentada pelo advogado Marcus Paixão, da assessoria jurídica, e com eles debateram as 83 cláusulas do documento.

A contraproposta foi elaborada no rol das reivindicações da Fenatracoop (Federação Nacional dos Trabalhadores em Cooperativa), a representação Sindical dos Trabalhadores em Cooperativa. Anualmente a Fenatracoop encaminha pauta de reivindicação e logo depois a assessoria técnica avalia quais pedidos são possíveis, avaliando as condições financeiras e trabalhistas de cada empresa. Três pontos principais discutidos foram: Adicional de periculosidade; Reajuste Salarial; e Jornada de Trabalho.

_____________________________________________________________________

BOLETIM ALERR

Durante discurso na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na manhã de terça-feira (8/8), o deputado Mecias de Jesus (PRB) falou sobre um projeto de lei, de autoria própria, que determina ao Estado a realização de cirurgia plástica reparadora da mama, nos casos de mutilação total ou parcial decorrente de câncer, bem como cirurgia de Mamoplastia Redutora em casos de seios excessivamente grandes.

A proposta, segundo ele, atingirá muitas mulheres que sofrem com câncer ou pelo desenvolvimento excessivo das mamas. Apesar do SUS (Sistema Único de Saúde) ofertar esse tipo de procedimento, para o parlamentar há uma lentidão nessa fila e, com a lei aprovada, o Estado passaria a ter essa obrigação de realizar as cirurgias reparadoras.

Em relação a redução de seios, os problemas de saúde apontado pelo deputado são inúmeros, entre eles problemas na coluna, a autoestima baixa, abrindo caminhos para depressão.

O líder do Executivo na Assembleia, deputado Brito Bezerra (PP), em aparte, declarou que há dois anos apresentou uma indicação ao Executivo na tentativa de que Roraima recebesse uma máquina para realização de radioterapia para atender aos portadores de câncer, dentro do próprio Estado. Com esse equipamento, reduziria a necessidade de encaminhamentos por TFD (Tratamento Fora de Domicílio) para outros Estados.

Essa lembrança, segundo ele, surgiu para ressaltar a importância de que essas pessoas recebam um tratamento completo sem sair de perto da família.

_____________________

O deputado George Melo (PSDC) formalizou denúncia junto ao MPF (Ministério Público Federal) e ao MPRR (Ministério Público Estadual) contra a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) e mais oito empresas, como sendo os organismos responsáveis pelo caos instalado na Saúde pública que é gerenciada pelo Governo do Estado.

A denúncia foi feita na segunda-feira, 07/8, e anunciada pelo parlamentar durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALERR) de terça-feira, 08. Consta no documento os nomes das empresas Oxigênio, Coopebras, Minotto Manutenção e Serviços, Empresa de Manutenção de Equipamentos, além de contratos de aluguel de gerador, bucomaxilo e para aquisição de placa de titânio.

No documento o parlamentar explicou que o Estado de Roraima é único da Federação que tem 18% de orçamento destinado à saúde, e que as constantes mortes que ocorrem no HGR (Hospital Geral de Roraima) agravadas no final do mês passado, são resultado da inoperância do Governo do Estado e da má aplicabilidade dos recursos públicos por parte dos gestores responsáveis pela pasta.

_____________________

O deputado Jorge Everton (PMDB), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na terça-feira (8/8), falou sobre áudios apresentados a imprensa e que tratam de um suposto esquema de corrupção entre os sócios da empresa QualiGourmet.

A empresa era a responsável por fornecer alimentação ao sistema prisional do Estado e foi alvo de investigação pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Prisional. Ele lembrou que a CPI foi instaurada para descobrir as falhas existentes nas unidades prisionais e os excessos de fugas.

Ao tomar conhecimento sobre os áudios ele disse ter ficado estarrecido. Aproveitou para falar sobre o conteúdo dos materiais apresentados à imprensa e das conversas trocadas entre três supostos “laranjas” da empresa, além de um advogado. “Não foi eu que falei, vocês leram o nosso relatório da CPI, isso não existe no relatório, não fomos nós que capturamos isso, foi a briga pelo dinheiro”, esclareceu.

Para o parlamentar, os áudios vieram à tona para mostrar o que acontecia internamente na empresa e sugeriu que a Polícia Federal, juntamente com a Receita Federal, investigue a fundo o patrimônio dos envolvidos. “Isso tem que ser investigado, esse assunto não é mais papel da CPI, que fique bem claro. A CPI acabou, nós fizemos o nosso papel”, concluiu.

_____________________

Na reunião da Comissão de Cultura e Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima, promovida no início da tarde de terça-feira (8/8), foi aprovado o Projeto de Lei 026/2017, que cria o Dia Estadual da Mulher Cristão, a ser comemorado no segundo sábado do mês março.

O parecer favorável do relator da matéria, deputado Valdenir Ferreira (PV), foi acompanhado pelos parlamentares Masamy Eda (PMDB), Dhiego Coelho (PTC) e Angela Águida Portella (PSC), autora da proposta.

A Comissão fez ainda a leitura do relatório da visita feita à Casa do Estudante, no dia 19 de maio deste ano. O documento será publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo e encaminhado à Secretaria Estadual de Educação com várias recomendações para revitalização do espaço, que atualmente abriga, aproximadamente, 30 estudantes que cursam ensinos superior e técnico em instituições educacionais de Roraima.

Foi deliberado também o pedido de um ofício que solicita reunião da Comissão para tratar de programas e ações para o desenvolvimento da Cultura no Estado. O encontro será no dia 16 de agosto, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima. Várias artistas locais devem comparecer.

_____________________

O Procon Assembleia realiza nos dias 10 e 11 de agosto, uma fiscalização educativa em lojas situadas nos shoppings da Capital para verificar a aplicação de preços em mercadorias. Haverá ainda a entrega de exemplares do Manual e Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Essa fiscalização é de iniciativa do próprio Procon Assembleia, órgão do Poder Legislativo, e visa atender ainda denúncias de consumidores que se sentiram prejudicados com a falta de informação em preços, principalmente em remarcações feitas por lojas de um dos shoppings.

O primeiro empreendimento a receber a equipe do Procon Assembleia será o Roraima Garden Shopping, localizado na zona Leste de Boa Vista, a partir das 11h, desta quinta-feira (10). Na sexta-feira (11), no mesmo horário, será a vez dos empreendimentos do Pátio Roraima Shopping, zona Norte.

Ela explicou que o lojista tem a obrigação de informar, de maneira correta, legível e visível, sobre preços e cobranças praticadas dentro do próprio estabelecimento. Esses preços, segundo Juciane, devem estar em etiquetas, gôndolas ou em máquinas de leituras.

Acontece que, muitas vezes, o cliente se depara com preços diferenciados em um único produto. A coordenadora jurídica esclarece o direito de pagar pelo menor preço.

O consumidor que se sentir prejudicado pode procurar a sede do Procon Assembleia localizada na rua Agnelo Bittencourt, nº 216, no Centro de Boa Vista, ou ligar para os telefones 4009-4820/4822/4823/4824/4827, de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 13h30.

_____________________

Muitos dos jogadores de futebol que hoje são ídolos passaram por uma peneira ou por testes em clubes. Isso é uma prova de que o início da carreira, muitas vezes cheio de percalços, pode se concretizar e ser promissor e, mais do que isso, é uma realização de um sonho pessoal e familiar. É o caso de sete garotos do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), selecionados em uma seletiva com a participação de 400 jovens de Roraima, realizada pelo coordenador das categorias de base do União Barbarense Futebol Clube – São Paulo, Rômulo Vieira, que esteve em Boa Vista nos dias 5 e 6 deste mês.

Os garotos são: Pablo Honorato dos Reis, 10; Samuel Thales Mota Palmeira, 12; João Vitor Conceição, 12; Danilo Conceição da Cunha, 12; João Davi da Silva Pontes, 11; Matheus dos Santos Galvão, 15; e Diego Daniel da Silva, 13, que participam dos treinos de futebol do Abrindo Caminhos, nos polos localizados nos bairros Nova Cidade, Conjunto Cidadão, Senador Hélio Campos, Primavera, Cidade Satélite e Jóquei Clube. Todos eles irão em janeiro do próximo ano, sendo uns para ficarem em definitivo e outros para passarem por testes.

O programa Abrindo Caminhos funciona na avenida São Sebastião, 883 – bairro Cambará, onde são desenvolvidas atividades extracurriculares para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, que participam de aulas de balé, coral, informática, música, teatro, jiu-jitsu e futebol nos períodos opostos ao da escola.

_____________________

Mostrar a qualidade de governança e a aplicação de recursos dos municípios do Brasil é um dos objetivos da plataforma on-line que mede o IGM (Índice de Governança Municipal), ferramenta criada pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Esse assunto foi tema da palestra proferida durante a programação da posse da diretoria do Parlamento Amazônico, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na tarde de quarta-feira, 09/08.

Um dos palestrantes, diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA, Rogério Ramos, do Estado de Tocantins, explicou que a plataforma online foi criada a partir dos dados disponibilizados pelas administrações municipais disponíveis no portal da transparência e em outros órgãos governamentais como a Secretaria do Tesouro Nacional, Sistema Firjan, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), PNUD, Ipea, Datasus e INEP.

O mote principal da plataforma online é contribuir para o desenvolvimento dos municípios.

Dos 15 municípios de Roraima, apenas cinco aparecem na Plataforma Online: Boa Vista, Pacaraima, Bonfim, Caroebe e Uiramutã, o que representa 33%. Sem os dados no Portal Transparência, explicou o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Tom Zé Albuquerque, não é possível consolidar as informações.

O Índice de Governança Municipal pode ser acessado no endereço eletrônico http://cgp.cfa.org.br/igm/lista.php

_____________________

A mulher tem um lugar especial no Parlamento Amazônico, associação que reúne deputados estaduais das nove Federações brasileiras que compõe a Amazônia Legal, através da Secretaria da Mulher. Na quarta-feira (9/8), durante o encontro realizado na sala VIP do plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima, para discutir as pautas previstas para esse novo mandato.

Participaram da reunião as deputadas de Roraima Lenir Rodrigues (PPS), Aurelina Medeiros (PTN) e Angela Águida Portella, além das vereadoras de Boa Vista Mirian Reis (PHS), Aline Rezende (PRTB) e Magnólia Rocha (PPS) e as deputadas Maria Cristina do Rosário (PSB-AP) e Edna Alzier (PSD-AP).

A secretária Edna Alzier defendeu a participação das mulheres na política e que no Amapá, dos 24 deputados estaduais, 11 são mulheres.

O próximo passo será levar todos os apontamentos para um encontro com a secretária especial de Política para as Mulheres, Fátima Pelaes, em Brasília, e com isso procurar apoio para efetivar todas as ações propostas. Além disso, definiram uma mala direta para troca de informações entre as parlamentares e a Secretaria dos Direitos Humanos.

Edna defende a filiação de mais mulheres para a política.

_____________________

O deputado Coronel Chagas (PRTB) disse, após ser empossado como presidente do Parlamento Amazônico, na manhã de quarta-feira, 09/08, que as maiores dificuldades enfrentadas pelos estados da região Norte são as barreiras relacionadas ao meio ambiente e à questão indígena, que comprometem o desenvolvimento dos estados.

Fazem parte da nova diretoria os deputados de Roraima Lenir Rodrigues (PPS), secretária geral; Jorge Everton (PMDB), secretário de Minas e Energia; Gabriel Picanço (PRB), tesoureiro; e Aurelina Medeiros (PTN), do conselho fiscal.

_____________________

Encerrando a programação da solenidade de posse da diretoria do Parlamento Amazônico para o biênio 2017/2018, foi realizada a primeira Assembleia Geral e, entre as sugestões apresentadas pelos parlamentares, ficou definido que o próximo encontro será no dia 21 deste mês, em Brasília (DF)

Nesta primeira reunião os parlamentares discutiram algumas pautas e mudaram o regimento do Parlamento Amazônico, aprovando a reeleição para os mesmos cargos. Definiram também que os pagamentos dos custos do parlamento serão autorizados a partir de agora pelo presidente e tesoureiro. Antes eram feitos com a autorização do presidente e do coordenador.

Os membros também aprovaram que a partir deste mandato tanto o presidente quanto o tesoureiro e o primeiro-secretário sejam do mesmo Estado.

Eles definiram também que a eleição para a escolha da próxima diretoria do Parlamento Amazônico seja anual.

O deputado Joaquim Ruiz (PTN) propôs que na pauta da próxima reunião, o parlamento discuta a aviação civil na região Norte, por conta dos inúmeros problemas enfrentados pelos passageiros.

_____________________________________________________________________

VITÓRIA

“Uma vitória da vida e dos 600 mil brasileiros que estão nas projeções estatísticas do Instituto Brasileiro de Câncer (INCA) como possíveis pacientes a serem diagnos­ticados com câncer todos os anos no Brasil, dos quais 57 mil serão portadores de câncer de mama”. Assim, o presidente da Comissão de Segu­ridade Social e Família (CSSF), deputado Hiran Gonçalves (PP/RR), comemorou na quarta-feira, 9/8, a aprovação do Projeto de Lei 3752 de 2012.

O PL deter­mina que, desde a suspei­ta de câncer até a biopsia, legalmente terá que decorrer no máxi­mo um mês para que o paciente receba o diagnóstico feito pelo oncolo­gista.

A chamada Lei dos 30 dias é muito importante para o paciente oncológico porque ela será complementar à Lei dos 60 dias, que determina o início do tratamento (quimiote­rapia ou cirurgia) após esse período de dois meses a partir do resultado da biopsia. De acordo com o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), cerca de 50% dos brasilei­ros diagnosticados com câncer de mama estão em estágio avançado e até em metás­ta­se, com implicação em centenas de óbitos.

Gonçalves destacou o compromisso assumido pelo deputado e cantor Sérgio Reis (PRB/SP) que se dispôs a ir fazer um show beneficente em Boa Vista nos próximos meses, com toda a bilheteria destinada a ajudar Roraima a estruturar o diagnóstico e o tratamento de câncer no estado.

_____________________________________________________________________

HOMENAGENS

Na quarta-feira (9/8), às 18h, alunos do Colégio Claretiano em Boa Vista farão uma apresentação cultural em homenagem ao Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (13/08), na Praça de Alimentação do Roraima Garden Shopping.

A homenagem será composta por encenação de músicas e coreografias promovidas por estudantes da creche matutina e vespertino. O evento segue com apresentações até a próxima sexta-feira.

E para quem deseja acessar uma alimentação mais saudável, todas as quartas-feiras, a partir das 19h, acontece nas dependências do Shopping uma feirinha de orgânicos, com produtos selecionados e de qualidade.

CORRIDA – Até sábado, no Roraima Garden, os interessados em participar da Corrida da Família podem efetuar a inscrição com um quilo de alimento não perecível. A Corrida acontecerá no domingo, com saída e chegada no mall.