NOTÍCIAS DE RORAIMA – Roraima é considerada a última fronteira agrícola do Brasil por empresários rurais. Os especialistas confirmam o clima favorável do Estado, a luminosidade (importante a fotossíntese) e a possibilidade de duas safras por ano…

0
49

NOTÍCIAS DE RORAIMA

ESPECIAIS

Quem está completando mais um ano de vida nesta sexta-feira, 11/08, é o amigo GERSON RODRIGUES DE OLIVEIRA. A quem desejamos tudo de bom e um pouco mais, com muita saúde!!! Um brinde à vida.

Também o nosso amigo, MÁRIO “PANKEKA” FERNANDES, pela passagem de mais um ano. Felicidades mil!!!

_____________________________________________________________________

FRONTEIRA

Roraima é considerada a última fronteira agrícola do Brasil por empresários rurais.

Os especialistas confirmam o clima favorável do Estado, a luminosidade (importante a fotossíntese) e a possibilidade de duas safras por ano.

Outro ponto é a entressafra diferente do restante do País, com solos planos para mecanização e chuvas regulares. Com todos esses atributos positivos, a expectativa de grãos de soja para setembro, segundo a Comissão Organizadora da Colheita da Soja (Coc Soja), é de 90 a 100 mil toneladas, superando os números do ano passado.

A lavoura mostra caminhos promissores, por exemplo, para cada 25 hectares plantados, é gerado um emprego direto. Atualmente são mais de mil pessoas empregadas no cultivo do grão.

Dia de Campo da Colheita – Um desses empresários que apostou em Roraima é o catarinense Geraldo Falavinha. De origem italiana por causa dos avós e dos pais, trabalha como agricultor desde que ‘se entende por gente’, como ele mesmo diz.

O produtor saiu da terra natal, em Santa Catarina, em busca do único sonho: ter boa terra para investir em grãos.

A largada da colheita 2017 da soja será na Fazenda Tucumã, na região do Taiano, no município de Alto Alegre, a 77 km da capital Boa Vista, no dia 2 de setembro, às 8h. É nesta fazenda que Falavinha, ao lado da esposa Sueli Desorte, do neto Mateus e de outros familiares, toca uns dos principais atrativos de Roraima: o plantio da soja.

Abertura Oficial

A programação para Abertura Oficial da Colheita da Soja 2017 está marcada para o dia 1/09, no auditório do CAF da UFRR, com duas palestras sobre o assunto. Uma sobre Mercado com professor doutor Miguel Biegai. A segunda com o climatologista Augusto Felício. No dia seguinte (2) ocorrerá o Dia de Campo na Fazenda Tucumã.

_____________________________________________________________________

BOLETIM IFRR

Comunidade do Araçá

Os polos do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Campus Amajari, localizados na sede do Município de Uiramutã e nas Comunidades Indígenas Araçá da Serra, Xumina e Raposa, no Município de Normandia, recebem a visita de técnicos do setor no período de 14 a 17 de agosto. Serão 1.060km a serem percorridos em quatro dias de viagem.

A visita tem o objetivo de apresentar o novo coordenador do curso de Cooperativismo, Leonardo Tavares, fazer atualização cadastral, para atender à demanda de atualização de matrícula, e montar a comissão de formatura dos dois cursos oferecidos, que inclui o de Informática.

Além disso, como os cursos estão na reta final, haverá aula nas disciplinas de Empreendedorismo para as duas turmas e de Marketing Pessoal para os alunos de Informática.

O Campus Amajari leva cursos técnicos para sete polos, sendo que cinco funcionam dentro de comunidades indígenas. Pelos dados do Censo Escolar 2016, são 224 alunos matriculados: 83 em Cooperativismo e 141 no de Informática. A previsão de conclusão dos cursos é para novembro próximo.

Mesmo com todas as dificuldades, o IFRR, por meio do Campus Amajari, tem honrado o compromisso de ofertar e concluir os cursos, de forma gratuita. Também instalou equipamentos de informática nos polos para garantir o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizado, o AVA.

DOCUMENTOS – Para a atualização cadastral, a coordenadora comenta que os alunos devem apresentar Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço.

_____________________________________________________________________

REGRESSIVA

Já está bem em cima da data, a festa “Resenha Fantasy”, neste sábado, 12/08, no Espaço Nobre.

O tema do evento será o “Circo” e o decor leva a assinatura de Márcio Lima.

No elenco das atrações: bandas Back Country, banda da Resenha e DJ Estrela.

Os ingressos podem ser adquiridos na Santo Gelato.

_____________________________________________________________________

ROCK

Neste sábado (12/08), a partir das 21h, os boa vistenses podem agendar os shows gratuitos. Aliás, em todos os sábados do mês de agosto no Galpão Rock.

É uma parceria do Coletivo Canoa Cultural e do Galpão Rock.

O ‘Rock A Gosto’ é uma festa, gratuita, que deve reunir pelo menos três bandas do cenário independente local, movimentando e fomentando estes artistas. No total, 9 bandas devem passar pelos palcos do Galpão Rock até o dia 26/08.

As bandas que se apresentam nesta primeira noite, sábado (12), são as bandas Johnny Manero, Crônica e Logradouro. No dia 19/08 quem toca são as bandas Ponto 40, Müda e Miss Behavin. E na última noite, no dia 26/08, se apresentam as bandas Edição de Papelão, Pinguins Praieiros e Old Page.

O Galpão Rock fica localizado na Av. Carlos Pereira de Melo, 1215, no bairro Jardim Floresta.

_____________________________________________________________________

CASINHA

Neste sábado, 12/08, na Casa do neuber, ainda no São Vicente.  Acontece um show único e exclusivo, Cileno Conceição e João Aroma, homenageiam um dos grandes ícones da MPB: Djavan.

No repertório, estão os clássicos e os mais novos hits da carreira do cantor e compositor.
_____________________________________________________________________

BOLETIM ALERR

Nesta sexta-feira, 11/08, a partir das 14h30, acontece mais uma etapa do projeto Capacitação Legal, na comunidade do Truaru, localizada na área rural do município de Boa Vista, com a participação de moradores de outras comunidades da região.

A ação é desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR), por meio do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher).

Nesse encontro a capacitação será ministrada pelos advogados do Chame, Welington Albuquerque e Cassiano Cabral, que irão abordar os direitos indígenas, com ênfase na convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) 169, que trata sobre essa questão.

A capacitação completa inclui outros temas como Introdução ao Direito Penal, Civil, Crimes e Infrações, Direito de Família, Feminicídio, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Relações Interpessoais e Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas e Álcool.

No total serão dez edições do projeto que atenderá diversas comunidades indígenas da Capital e do interior até o mês de novembro deste ano.

________________________

Os interessados em realizar inscrição em um dos cursos ofertados pela Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, localizada no bairro Silvio Botelho, zona Oeste da cidade, podem se dirigir à sede da Assembleia Legislativa de Roraima, nesta sexta-feira (11/08), no período da manhã.

As vagas são para os cursos de Informática, Inglês, Espanhol e pré-Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e as aulas terão início no dia 15 de agosto. A partir da próxima segunda-feira (14), no prédio localizado na rua Solon Rodrigues Pessoa, a inscrição será para quem deseja compor as turmas de preparatório para concurso público e pré-vestibular.

Para confirmar inscrição é preciso ter idade acima dos 16 anos e apresentar documento com foto. Todos os cursos são gratuitos.

Cursos – Serão 12 turmas de Informática, entre básica, intermediária e avançado. Na área de Línguas Estrangeiras serão quatro turmas de Inglês e duas de Espanhol, ambos do nível básico. As aulas acontecerão duas vezes por semana e com duas horas de duração cada. Para o preparatório do Enem/Vestibular, as aulas serão todos os dias, das 8h às 12h e das 18h às 22h.