NOTÍCIAS DE RORAIMA – O Tribunal de Justiça de Roraima suspendeu o expediente na quinta-feira (7/9), em razão do feriado da Independência do Brasil, e na sexta-feira (8), ponto facultativo, retomando as atividades na próxima segunda-feira dia 11 de setembro…

0
52


NOTÍCIAS DE RORAIMA

ANIVERSARIANTES

De aniversário neste sábado,09/09, o economista AIRTINHO RIBEIRO.

No domingo, 10/9, comemoram idade nova: a conselheira estadual de cultura, ELENA FIORETTI, RIVA ARAÚJO e KAMILA BRASIL.

_____________________________________________________________________________

BOLETIM UERR

Os cursos de bacharelado em Enfermagem e em Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima receberam nota quatro, numa escala de um a cinco, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no ano passado.

A nota, ou Conceito Enade, é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. A média é resultante na soma das notas da Formação Geral (25%) e do Conhecimento Específico (75%).

No Exame do ano passado as áreas avaliadas pelo Enade foram: Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins, dentro do eixo tecnológico: Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Segundo o Ministério da Educação, as áreas de avaliação do Enade são relacionadas às grandes áreas de conhecimentos do ciclo avaliativo, que são definidas anualmente por meio de portaria do Ministério.

Os cursos avaliados em todo o Brasil foram: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia.

_____________________________________________________________________________
BOLETIM IFRR

O Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Boa Vista (CBV) realizará, no próximo dia 12 de setembro, nos turnos vespertino e noturno, a palestra “Distrofia muscular de Duchenne –  saiba identificar”. A palestra é fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

O evento tem como público-alvo professores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e do município, além de alunos dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Técnico Enfermagem e Técnico em Análises Clínicas. Os organizadores informam que não haverá inscrição prévia, bastando o interessado chegar antes do horário do evento.

Palestrante – A palestrante é a fisioterapeuta Cristiane Souza Marques Muniz, especialista em Fisiologia Humana Aplicada a Ciências da Saúde. Ela atua nas Regiões Norte e Nordeste na divulgação de doenças raras como a distrofia muscular de Duchenne. Visita e ministra palestras em secretarias de saúde, educação, escolas como as Apaes, Pestalozzi, universidades, unidades básicas de saúde, centros clínicos de reabilitação e hospitais, além de reportar suspeitas e diagnósticos fechados para orientar o tratamento específico dos pacientes com distrofia, sempre em parceria com a PTC Therapeutics.

Evento:

Palestra “Distrofia muscular de Duchenne – saiba identificar”

Data:12/9 (terça-feira)

Horários: turno vespertino, a partir das 14 horas, e noturno, a partir das 19 horas

Local: auditório do CB.

_______________________

Em janeiro do próximo ano, os professores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) Miguel Felix, Adailton Dias e Paulo Alvarenga embarcam para os Estados Unidos, onde vão participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês nos Estados Unidos (PDPI).

Os três foram selecionados por meio do Edital 19/2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright). Ao todo, foram ofertadas 479 vagas para professores de língua inglesa da educação básica das redes públicas de ensino do Brasil.

O curso terá duração de seis semanas e será ministrado em universidades estadunidenses, no início de 2018. O objetivo é capacitar os professores brasileiros por meio de ações como o fortalecimento do domínio das habilidades linguísticas, o compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, e o estímulo a parcerias com universidades e professores americanos.

_____________________________________________________________________
BOLETIM TJRR

O Tribunal de Justiça de Roraima suspendeu o expediente na quinta-feira (7/9), em razão do feriado da Independência do Brasil, e na sexta-feira (8), ponto facultativo, retomando as atividades na próxima segunda-feira dia 11 de setembro.

Durante o feriado prolongado, o Judiciário Estadual funcionará em regime de plantão para os casos urgentes, conforme escalas previamente definidas pela Presidência e Corregedoria-Geral de Justiça.

Os prazos processuais que porventura vençam neste período ficam automaticamente prorrogados para o dia 11 de setembro de 2017.

Plantão de 4 a 10 de setembro

Plantão Judicial Primeira Instância (95) 98404-3085

Plantão da Justiça Móvel (Ônibus) (95) 98404-3099

Plantão da Vara Itinerante (95) 98404-3091

Plantão da Justiça do Trânsito (95) 98404-3086

Plantão Judicial (2ª Instância) (95) 98404-3123

_______________________


A juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de Boa Vista, Joana Sarmento de Matos, esteve na manhã de quarta-feira, (6/9) em duas unidades prisionais da capital, Cadeia Pública Feminina e Cadeia Pública Masculina. A visita é feita pela Vara de Execuções Penais com frequência e tem por objetivo, verificar como está a situação das unidades.

Após a visita é feito um relatório e encaminhado ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização do sistema carcerário – GMF para adotar as medidas necessárias para solucionar os problemas. Na Cadeia Pública Feminina a juíza verificou a questão da alimentação oferecida na unidade, os trabalhos externos realizados pelos reeducandos, quantidade de agentes entre outros.

Na Cadeia Pública Masculina foi constatada a necessidade da oferta de atendimentos médicos que ainda persiste, problemas relacionados à alimentação, superlotação, demanda de agentes que ainda é insuficiente etc.

GMF – O Conselho Nacional de Justiça criou o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário – GMFs, no âmbito dos Tribunais de Justiça, com a finalidade de fiscalizar as condições dos presídios, bem como acompanhar as prisões provisórias.

Além disso, os GMFs são responsáveis pela importante missão de planejar e coordenar os mutirões carcerários realizados pelos próprios tribunais. Também são responsáveis por acompanharem o cumprimento das recomendações, resoluções e dos compromissos assumidos nos seminários promovidos pelo CNJ, em relação ao Sistema Carcerário, entre outras atribuições.

_____________________________________________________________________
BOLETIM ALERR

A Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio dos diversos projetos que executa no combate à violência contra a mulher, está estruturando o Observatório Estadual da Mulher. O resultado deste trabalho subsidiará as políticas públicas voltadas para o público feminino, com a finalidade de prevenir a violência doméstica e familiar. A criação do Observatório é resultado do Projeto de Resolução Legislativa nº 014/2016, de autoria da deputada Lenir Rodrigues (PPS).

O trabalho ‘formiguinha’, conforme explicou a parlamentar, vai padronizar, integrar e facilitar o acesso às informações relativas à violência contra as mulheres em todo o Estado.

Uma das ferramentas utilizadas para traçar esse diagnóstico são as entrevistas por meio de questionários.

O modelo atual executado pelo aparelho estatal e organizações não-governamentais, conforme detalhou a parlamentar, está mais voltado para atender a mulher após a violência ter acontecido. A prevenção é trabalhada, ainda, de forma tímida, por falta desse diagnóstico.

O projeto Papo Reto, executado na rede estadual de ensino, é uma das ferramentas do Observatório.

_______________________

Servidores do Poder Legislativo e comunidade em geral podem participar de cursos a distância pela Plataforma Saberes, do programa Interlegis, do Senado Federal. São diversas categorias disponibilizadas por meio de um clique onde o aluno faz o próprio horário de estudo.

Em Roraima, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Roraima, está em processo de divulgação sobre os cursos do Interlegis, programa do Senado Federal em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o pedagogo Marcos Rodrigues, a pessoa não precisa estar em uma sala de aula para adquirir mais conhecimento.

Para se inscrever, o interessado deve realizar um cadastro no site www.saberes.senado.leg.br. Na plataforma Saberes, os candidatos terão acesso a cursos on-line com tutoria, sem tutoria, formação interna, videoaulas, pós-graduação e oficinas Interlegis. Entre os cursos estão: Cerimonial no Ambiente Legislativo; Conhecendo o novo Acordo Ortográfico; Deveres, Proibições e Responsabilidades do Servidor Público Federal; Introdução ao Direito Constitucional, ao Direito do Consumidor; O Poder Legislativo; Política Contemporânea; entre outros.

E a cada curso concluído, será emitido um certificado pelo Senado Federal. Além do site, os interessados podem obter mais informações na sede da Escola do Legislativo, localizado na Agnelo Bittencourt, nº 216, no Centro, ou pelo telefone 4009-4848.

_______________________

Cerca de 200 crianças e adolescentes começam a estudar informática básica na próxima segunda-feira, 11/09, no programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima.

As aulas acontecem no prédio do Abrindo Caminhos (avenida São Sebastião, 883 – bairro Cambará), com a participação quase dois mil jovens. As aulas de Informática Básica atendem crianças e adolescentes com idade de 7 a 17 anos, divididos em 10 turmas, e cada participante receberá apostila com o conteúdo que será aplicado em sala de aula.