NOTÍCIAS INTERNACIONAIS – Nesta quinta-feira (5/10), o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro foi anunciado como o ganhador do Nobel de Literatura 2017…

0
76

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

NOBEL

Michael Young (PRNewsfoto/The Rockefeller University)

O biólogo Michael W. Young da Universidade Rockefeller, que descobriu o mecanismo molecular do ritmo circadiano, que governa os relógios biológicos que regulam o sono, comportamento alimentar e metabolismo, é o vencedor deste ano do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, segundo anunciou na segunda-feira, 2/10, a Fundação Nobel, em Estocolmo, Suécia. Ele compartilha o prêmio com Jeffrey C. Hall e Michael Rosbash da Universidade Brandeis.

Young usou a genética para identificar mutações dos genes que descontrolam a capacidade da mosca-das-frutas Drosophila melanogaster de ajustar apropriadamente seu relógio interno em resposta a mudanças no ambiente e, mais que isso, definiu seus mecanismos bioquímicos. Esse relógio encontrado nas moscas-das-frutas mostrou-se conservado em todo o reino animal e fornece percepções sobre como o cérebro traduz estímulos ambientais em comportamento alterado. Seu trabalho tem implicações diretas no entendimento dos distúrbios do sono humanos, nos mecanismos da descompensação horária (jet lag) e nas dificuldades de trabalhar em horários noturnos.

_____________________________________________________________________
NOBEL II

Nesta quinta-feira (5/10), o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro foi anunciado como o ganhador do Nobel de Literatura 2017.

Kazuo, de 62 anos, é um romancista conhecido por obras como Não me Abandone Jamais (2005) e Os Vestígios do Dia (1989).

_____________________________________________________________________
NOBEL III

Um cientista alemão e dois norte-americanos venceram na terça-feira (3/10) o prêmio Nobel de Física de 2017.

Rainer Weiss, Barry Barish e Kip S.Thorne venceram a premiação após conseguirem comprovar a existência de ondas gravitacionais, que foram especuladas pelo físico Albert Einstein há mais de 100 anos através da sua teoria geral da relatividade.

O trio faz parte da LIGO (Laser Interferometer Gravitational- Wave Observatory), projeto de quase 50 anos que trabalha na observação de ondas gravitacionais e do qual fazem partes cientistas de mais de 20 países.

_____________________________________________________________________
NOBEL IV

Vencedores do Prêmio Nobel de Química
Foto – Divulgação/Twitter

Os cientistas Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson conquistaram o Prêmio Nobel de Química 2017, por desenvolver a “criomicroscopia eletrônica para a determinação estrutural de alta resolução de biomoléculas em soluções”.

O anúncio foi feito na quarta-feira, (4/10) pela Academia Real das Ciências da Suécia. As informações são da EFE.

Jacques Dubochet é suíço, Joachim Frank, alemão, e Richard Henderson, escocês. Os premiados, explicou o júri, desenvolveram a “criomicroscopia eletrônica”, uma técnica que permite observar em alta resolução biomoléculas, “método que levou a bioquímica a uma nova era”.

A Academia Sueca anuncia o Nobel da Paz na sexta-feira; o ganhador do Nobel de Economia será conhecido na próxima segunda-feira.

_____________________________________________________________________
DESFILE

No dia 1º de outubro, a L’Oréal Paris realizou um desfile especial de beleza e moda na Champs-Élysées, a avenida mais famosa do mundo: um evento sem precedentes e organizado com o apoio da prefeitura de Paris.

O desfile foi uma oportunidade extraordinária para os parisienses terem acesso às futuras tendências em beleza e permitiu que milhões de pessoas em todo o mundo participassem digitalmente, através das plataformas sociais.

Le Défilé L’Oréal Paris: inesquecível!

Alguns destaques do desfile foram os 60 looks em maquiagem e cabelos que incorporaram as novas tendências em beleza, a colaboração com 18 designers e uma parceria exclusiva com a renomada joalheria Chopard, 50 modelos e porta-vozes da L’Oreal Paris, 600 convidados, entre eles celebridades cobiçadas, criadores de tendências, e influenciadores dos setores de moda e beleza. Em suma, Le Défilé L’Oréal Paris abalou a capital mundial da moda no domingo passado.