NOTÍCIAS DE RORAIMA – Chegou a hora de colher os frutos do trabalho e dedicação praticados em 2017. Nove alunos de Jiu-Jiu-jitsu do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), receberam no dia 6 de janeiro, o certificado de Melhores do Ano, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e infanto-juvenil…

0
71

NOTÍCIAS DE RORAIMA

BOLETIM IFRR

O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) publicou na terça-feira, dia 2/1, o Edital 01/2018, que trata do primeiro vestibular para o curso superior de bacharelado em Agronomia para ingresso no primeiro semestre letivo de 2018.

Com carga horária total de 3.825 horas, o curso será dividido em nove semestres e terá duração de quatro anos e meio. O funcionamento será em turno integral, das 8 às 21 horas. Para o semestre 2018.1, devem ser ofertadas 35 vagas divididas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência e ações afirmativas.

As inscrições para o vestibular serão realizadas via internet, no período de 15 a 31 de janeiro de 2018. Acesso o link a seguir e confira o edital: http://www.ifrr.edu.br/campi/novo-paraiso/processo-seletivo/vestibular/vestibular-2018-1-curso-superior-de-bacharelado-em-agronomia/edital-no-01-2018.

_____________________________________________________________________________
BOLETIM ALERR

Os deputados estaduais de Roraima aprovaram no ano passado 897 proposições. Deste total, 511 foram indicações de parlamentares feitas ao Governo do Estado, proposituras que têm como finalidade alertar o Poder Executivo para algum fato que é de competência deste Poder solucionar como, por exemplo, construção e reformas de pontes e escolas. Esse quantitativo de indicações representa 60% das propostas.

Aprovaram-se também 58 dos 75 projetos de Decreto Legislativo que estavam em tramitação, o que equivale a 77%. As estatísticas mostram ainda a aprovação de 15 dos 23 projetos de Lei Complementar (65%); 15 dos 17 projetos de Resolução Legislativa (88%); e sete das nove propostas de Emenda à Constituição (78%). Os parlamentares aprovaram 100% das propostas de moção, que foram um total de 26.

Seguirá para início dos trabalhos legislativos desta legislatura, a partir do dia 15 de fevereiro, 103 proposituras que tramitam na Casa. Os deputados também analisaram e aprovaram 131 requerimentos.

A movimentação mais intensa no último mês do ano é considerada normal, em função das demandas que tramitavam na Casa, como a apreciação e aprovação da Lei Orçamentária Anual e os Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) de várias instituições.

RECESSO E PROPOSIÇÕES – O recesso parlamentar se estende até o dia 14 de fevereiro. As proposições em tramitação, conforme explicou Carvalho, tem dois destinos. “Se a Casa for convocada extraordinariamente elas poderão ser deliberadas neste período, desde que a convocação expresse de fato o que vai ser analisada. Se não for convocada, permanecerão nas comissões, porém paradas, aguardando a abertura dos trabalhos”, detalhou.

____________________________

Chegou a hora de colher os frutos do trabalho e dedicação praticados em 2017.

Nove alunos de Jiu-Jiu-jitsu do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), receberam no dia 6 de janeiro, o certificado de Melhores do Ano, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e infanto-juvenil.

O evento foi realizado no auditório da Faculdade Cathedral, às 18h, e foi  promovido pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado de Roraima (FEJERR).

O faixa amarela José Bitencourt Neto, 13, é um dos alunos do Abrindo Caminhos que irão receber o certificado de melhores de 2017. “Estou feliz, pois todo esforço está valendo a pena. Com o jiu-jitsu me desenvolvi muito, aprendi novas técnicas, fiquei mais experiente e isso é muito positivo”, comemora o adolescente.

Hoje o programa Abrindo caminhos possui 200 alunos no Jiu-Jitsu, divididos em quatro turmas.

Confira a lista dos atletas do programa Abrindo Caminhos com os melhores do ano de 2017, segundo a Federação de Jiu-jitsu do Estado de Roraima:

Pré-Mirim (Masculino) – Branca médio: 1º Scott Tayler da Silva, 6 anos;

Mirim (Masculino) – Branca pesado: 1º Luiz Antônio Carneiro, 7 anos;

Infantil (Masculino) – Branca Galo: 1º Luis Renier Sousa, 10 anos;

Infantil (Masculino) – Branca Pesado: 1º Luiz Alexandre Sousa, 10 anos;

Infantil (Feminino) – Branca Super-Pesado: 1º Karina Vitória, 11 anos;

Infantil (Feminino) – Branca Meio-Pesado: 1º Barbara Talmara, 12 anos;

Infantojuvenil (Feminino) – Branca Leve: 1º Maria Luiza, 13 anos;

Infantojuvenil (Masculino) – Graduado Pesadíssimo: 1º José Ferro Neto, 13 anos;

Infantojuvenil (Masculino) – Branca Meio-Pesado: 1º Diego Assunção, 14 anos.

____________________________

O Procon Assembleia, órgão de Defesa do Consumidor ligado a Assembleia Legislativa de Roraima, situado na rua Agnelo Bittencourt, nº 216, no Centro de Boa Vista, atenderá aos cidadãos em horário diferenciado, durante todo o mês de janeiro, das 7h30 as 13h30, de segunda a sexta-feira.

Segundo a diretora do Procon Assembleia, Eumária Aguiar, a mudança de horário permanecerá até o último dia útil de janeiro, dia 31, e a partir de fevereiro, o órgão voltará a atuar das 7h30 às 18h, sem intervalo para o almoço. Enquanto isso, os consumidores podem procurar o balcão de atendimento do Procon, com a documentação necessária relacionada ao problema enfrentado, que a equipe técnica mediará a conciliação com a empresa reclamada.

No período da tarde, conforme explicou a diretora, os servidores do Procon Assembleia estarão reunidos para traçar o planejamento de atividades do órgão para este ano, como palestras em escolas, a execução do projeto ‘Procon mais perto de você’, bem como estender os serviços para outros municípios de Roraima.

Além do endereço comercial, o Procon Assembleia possuiu outros canais para que os consumidores realizem consultas sobre o Código de Defesa do Consumidor, bem como fazer reclamações e denúncias, como os telefones 8402-6594 ou 4009-4820/4822/4823/4824 ou 4826 e pelo endereço eletrônico proconassembleia@al.rr.leg.br.

____________________________

A retrospectiva do Poder Legislativo do ano de 2017 já está sendo exibida pela TV Assembleia, canal 57.3. Essa é mais uma oportunidade de a população acompanhar de perto o trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

A retrospectiva foi dividida por trimestre e cada episódio tem, em média, uma hora de duração. A produção do roteiro, feita pelas jornalistas Lana Francis e Daniela Meller, durou quase dois meses. Com a apresentação de Letícia Burgos, as gravações tiveram como cenário o plenário da Casa e duraram duas semanas, com a participação de uma equipe de aproximadamente 15 pessoas entre produtores, editores e roteiristas.

Conforme explicou a jornalista Camila Dall”Agnol, chefe de redação da Superintendência de Comunicação da ALERR, a retrospectiva traz o que aconteceu de mais relevante no Parlamento no ano passado, incluindo os programas desenvolvidos pela Casa, que têm beneficiado milhares de pessoas nos quatro cantos do Estado.

____________________________

Em um cenário competitivo, o profissional que estiver qualificado conseguirá enxergar oportunidades e garantir um lugar no mercado de trabalho. E para incentivar essas pessoas que buscam a valorização por meio da qualificação profissional, a Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), iniciou o ano oferecendo mais de mil vagas em 12 cursos, totalmente gratuitos.

As inscrições iniciaram em 15 de dezembro de 2017 e seguem até o final do mês de janeiro, ou enquanto houver vagas disponíveis. Podem ser feitas na sede da Escola, localizada na avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313 – bairro Silvio Botelho, das 7h30 às 22h. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (95) 98402-3402.

____________________________

A programação do ‘Janeiro Branco’, dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental no Estado, já iniciou. Na manhã de sexta-feira, 5/1, a deputada Angela Águida Portella (PSC), autora da Lei que instituiu a data no âmbito do Estado de Roraima, esteve reunida com representantes do Conselho Regional de Psicologia para organizar o cronograma de atividades que serão desenvolvidas dentro deste mês.

Como parte do início da programação, foi realizado na segunda-feira, 08/01, em frente ao prédio da Assembleia Legislativa de Roraima, localizado no Centro de Boa Vista, às 7h30 da manhã, um evento de conscientização para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da causa.

Outras ações serão promovidas ao longo do mês, e estão sendo definidas entre a deputada Angela Águida e o Conselho Regional de Psicologia.

Janeiro Branco – A lei que instituiu oficialmente o Janeiro Branco como parte do calendário anual de atividades no Estado, foi sancionada pelo Governo no dia 1º de dezembro de 2017, cujo projeto é de autoria da deputada Angela Águida Portella (PSC).  A campanha é internacional e no Brasil ela nasceu na cidade de Uberlândia, (MG), em 2013. De forma prática foi projetada para ajudar o mundo a ser um lugar melhor, afinal, trata-se de convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas.
_____________________________________________________________________________

BALANÇO

O investimento na estrutura urbana e rural nos municípios de Roraima foi prioridade do deputado federal, Jhonatan de Jesus, durante o ano de 2017.

Os recursos foram destinados via Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), Ministério da Saúde, Ministério da Integração Nacional e Ministério do Esporte. Além de recursos liberados diretamente para a UFRR (Universidade Federal de Roraima), TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e TRF (Tribunal regional Federal).

Via Sudam, Jhonatan de Jesus destinou recursos para serem investidos na iluminação pública dos municípios de Pacaraima e São João da Baliza, fruticultura – banana irrigada – no município de Caroebe, eletrificação rural no assentamento do Ametista no município de Amajari e piscicultura – escavação de tanques de peixes – no município de Alto Alegre.

Por meio do Ministério da Integração Nacional, o parlamentar destinou recursos para o município de Iracema, a serem investidos na pavimentação com paralelepípedo na Vila Campos Novos e na sede, em calçadas e meio-fios; para São João da Baliza, na construção do Mercado do Produtor e recapeamento asfáltico, calçadas e meio-fios. Além de, pavimentação com drenagem, calçadas e meio-fios na Vila Equador, município de Rorainópolis e aquisição de máquinas agrícolas para o município de Amajari.

Para a UFRR, o deputado destinou recursos para a construção do Campus de São João da Baliza; aquisição de Conjunto de Gerador para o Cartório Eleitoral de São Luiz, via TRE/RR, e Aquisição de mobiliário, estações de trabalho, aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos para a 4ª Vara de Justiça do TRF – 1ª Região.

Parque Anauá

Por meio do Ministério do Esporte, Jhonatan de Jesus destinou recursos para a construção do Complexo Esportivo do Parque Anauá que inclui a criação de uma área para ciclismo, local para caminhada, campo de futebol sintético e de grama, academia para idosos, iluminação inteligente, reestruturação de calçadas, playground para crianças e um restaurante, resgatando o legado olímpico para o Estado de Roraima, com a construção de uma pista de atletismo conforme as normas olímpicas.

Além da construção de uma lanchonete, duas quadras poliesportivas cobertas, um campo de futebol society, uma pista pavimentada para cooper, um relógio solar em granito e a urbanização das obras. E ainda, uma guarita para segurança dos usuários, uma academia com estrutura para atendimento de atletas. “As obras serão realizadas por etapas com previsão de conclusão de menos de um ano e não afetará a visita da população, especialmente, nos finais de semana. Além de que o estado ganhará uma estrutura moderna para a prática de esportes”, afirmou.

Saúde

O setor recebeu atenção especial por parte do parlamentar que garantiu via Ministério da Saúde a aquisição de quatro ambulâncias para o interior do estado, construção de UBS (Unidades Básicas de Saúde) do porte IV, manutenção de unidades de atenção básica, aquisição de uma ambulância e aquisição de equipamentos para o ambulatório odontológico e Drenagem e manejo de águas pluviais urbanas para prevenção de doenças e agravos de Pacaraima.

E ainda, construção de UBS do porte I e aquisição de equipamentos para ambulatório odontológico para o município de Iracema; incremento em áreas assistenciais em Rorainópolis; aquisição de uma ambulância tipo A, equipamentos para ambulatório odontológico e veículo tipo van para equipe de saúde/transporte sanitário de São João Baliza.

Além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas para prevenção de doenças e agravos no município de Mucajaí e Melhorias sanitárias domiciliares no município de Normandia.