NOTÍCIAS DE RORAIMA – Camilly Vitória dos Santos, 11 anos, é atleta de ginástica rítmica do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima…

0
96

NOTÍCIAS DE RORAIMA

ANIVERSARIANTES

Está de aniversário neste sábado, 13/1: RONALDO MARCÍLIO.

Domingo, 14/1: a senhora LOURDES PINHEIRO e FRANCE LAMPERT completam anos.

________________________________________________________________________

BOLETIM IFRR

Durante as próximas seis semanas, os professores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) Miguel Felix, Adailton Dias e Paulo Alvarenga participam, nos Estados Unidos, do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês (PDPI).

As atividades vão ocorrer no Instituto de Línguas da State University of Delaware, na cidade de Newark (EUA). Lá, os três docentes deverão fortalecer o domínio das habilidades linguísticas, compartilhar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, e ainda discutir parcerias com universidades e professores americanos.

Eles foram selecionados por meio do Edital 19/2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).

_____________________________

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) recebeu mais quinze servidores na quinta-feira, dia 11/1. Eles tomaram posse durante cerimônia no Campus Boa Vista, que contou com a presença de gestores e servidores da instituição, além de familiares e amigos dos empossados.

Os servidores vão reforçar o quadro de profissionais da Reitoria e dos Campi Boa Vista (CBV), Novo Paraíso (CNP), Amajari (CAM) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

Após a cerimônia, a reitora e os cinco pró-reitores do IFRR falaram sobre a estrutura e as atribuições dos setores, a atuação do instituto no estado, o quadro funcional e as políticas institucionais.

________________________________________________________________________

TRADIÇÃO

Neste sábado, 13/1, continua o tradicional Festejos do Quarto de Bode…

O evento acontece no KM 100, sentido à Pacaraima, na propriedade do saudoso Sr. Jerônimo Cabral.

________________________________________________________________________

BOLETIM ALERR

O Procon Assembleia irá ministrar no próximo dia 17 de janeiro, no Pátio Roraima Shopping, localizado no bairro Cauamé, zona Oeste de Boa Vista, uma palestra direcionada aos lojistas.

O tema principal da palestra será as relações de consumo e todo o processo que as envolve.

Relações de consumo – Relações de consumo são aquelas nas quais há um consumidor, um fornecedor e um produto que ligue um ao outro. O Código de Defesa do Consumidor diz que, conforme o artigo 2º, o consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire produto ou utiliza serviço como destinatário final.

_____________________________

Diante do anúncio de que a Secretaria de Educação iniciou um Processo Seletivo, o deputado estadual Mecias de Jesus tomou a iniciativa de alertar a governadora Suely Campos sobre as incoerências de se realizar esses certames, uma vez que existe um débito milionário com dezenas de empresas terceirizadas que por sua vez estão devendo até seis meses de salários para cerca de cinco mil trabalhadores.

Ele ressalta que é aliado da governadora e – por essa razão – se sente ainda mais compelido a fazer o alerta para que ela possa intervir e somente autorizar a realização dos processos seletivos quando o outro processo de contratação de trabalhadores seja finalizado.

E enfatiza que a boa relação entre um governante e sua bancada é saudável quando há espaços para as intervenções que nem sempre se resumem a aplausos, mas sim buscando uma convivência onde cabe esse tipo de sugestão.

_____________________________

De abril a dezembro de 2017, cerca de 10 mil pessoas, entre cidadãos de Boa Vista, Iracema, Bonfim, Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis, e servidores da Assembleia Legislativa de Roraima, participaram de cursos de capacitação e qualificação promovidos pela Escola do Legislativo, de forma gratuita.

Ano passado, a Escola do Legislativo, por meio do ‘Programa de Capacitação’, ofereceu aos servidores da Assembleia mais de 20 cursos e certificou aproximadamente 403 colaboradores da instituição. Outro ganho foi a implantação do curso de pós-graduação em ‘Contratação Pública’ e ‘Política e Representação Parlamentar’, com 135 servidores frequentando as aulas.

Na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, cerca de dois mil alunos foram certificados em 31 turmas de cursos como: Informática básica, intermediária e avançada, além de específica para concurso público; Inglês básico; História e Geografia de Roraima para concurso público; espanhol básico; preparatório para Concurso Público; para Enem/Vestibular; Direito Constitucional; Matemática para iniciantes; Gramática para concurso; e Organização Pessoal e Produtividade.

E para este ano, o trabalho não para. Em todas as unidades, as inscrições estão abertas para novas turmas.

Uma novidade para 2018 será a implantação do curso preparatório para o Instituto Federal de Roraima (IFRRR), com aulas específicas de Português e Matemática.

A Escola do Legislativo, órgão da Assembleia Legislativa de Roraima, promoveu em 2017, cerca de 10 aulões específicos, em Boa Vista e Alto Alegre.

____________________________

As colônias de férias são uma alternativa de recreação para a criançada nesse período de férias escolares.

Os espaços escolhidos pelos pais para que os filhos brinquem sem maiores problemas, devem ter uma boa infraestrutura para acolher a turminha.

Para que as pessoas que contratam esse tipo de serviço não se decepcionem, o Procon Assembleia fez um levantamento, informando empresas e valores, além de recomendações antes que o contrato seja assinado entre fornecedor e cliente. O trabalho está disponível no link: http://www.al.rr.leg.br/wp-content/uploads/2018/01/procon-alerr_colonias_de_ferias.pdf

_____________________________

Desde o dia 2 de janeiro está em vigor uma resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece a inclusão de 18 novos procedimentos, obrigatórios, a serem ofertados pelos planos de saúde aos assegurados.

O advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, afirma que em casos de descumprimentos dessa resolução, o usuário poderá recorrer ao Procon Assembleia, órgão de defesa do consumidor ligado a Assembleia Legislativa de Roraima, para requerer a garantia dos direitos.

Entre os novos procedimentos estão exames, terapias e cirurgias que atendem diferentes especialidades, e a ampliação de cobertura para outros sete procedimentos, incluindo medicamentos orais contra o câncer. O cumprimento da resolução é obrigatório para todos os planos de saúde contratados a partir da Lei nº 9.656/98 e a operadora que descumprir, poderá sofrer sanções.

Em detalhes, o advogado do Procon Assembleia reforça ainda que a equipe do Procon entrará em contato com o plano de saúde, caso não haja reação positiva por parte da operadora em resolver o problema e a demanda poderá ser encaminhada diretamente a Agencia Nacional de Saúde.

Detalhes sobre todos os procedimentos que integram a nova cobertura mínima obrigatória podem ser acessados neste endereço: http://www.ans.gov.br/images/Lista_Incorpora%C3%A7%C3%A3o_Final.pdf.

Para orientações e atendimentos, as pessoas podem procurar o Procon Assembleia, na rua Agnelo Bittencourt, nº 216, Centro, que no mês de janeiro está funcionando das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. Reclamações e denúncias também podem ser feitas pelos telefones 98401-9465 ou 4009-4820/4822/4823/4824 ou 4826 e pelo endereço eletrônico proconassembleia@al.rr.leg.br.

_____________________________

Camilly Vitória dos Santos, 11 anos, é atleta de ginástica rítmica do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima.

Depois de algumas vitórias no ano passado, para ela, o mês de janeiro começou de forma positiva, pois participará da ‘Clínica de Ginastas’, que será ministrada pela ex-ginasta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, Bianca Maia.

O evento é promovido pela Federação Roraimense de Ginástica Rítmica, e acontecerá de 18 a 21 de janeiro, no Ginásio Senador Hélio Campos, bairro Canarinho.

A garota foi a vencedora do concurso virtual que premiaria com uma bolsa de estudos a atleta com mais curtidas e compartilhamentos da foto publicada na página do Facebook da Federação. Ao todo, foram mais de 570 reações, entre curtidas e compartilhamentos.

Ao final, no dia 21 de janeiro, das 15h às 17h, todas as participantes da capacitação apresentarão uma coreografia montada de acordo com o conteúdo absorvido durante as aulas. Além disso, receberão um certificado de participação.

_____________________________

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa informa que, diante da grave crise econômica e de gestão pela qual passa o Governo de Roraima, o Poder Legislativo, por meio do seu presidente, deputado Jalser Renier (SD), atrasará o pagamento de seus fornecedores para emprestar R$5 milhões do seu duodécimo de dezembro para ajudar o Estado a efetuar o pagamento dos salários atrasados de seus servidores. O Estado se comprometeu a devolver o valor até o dia 30 de janeiro.

_____________________________

Como parte da programação 2018 do Núcleo de Promoção, Proteção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, da Assembleia Legislativa de Roraima, duas escolas receberão já no mês de fevereiro, o projeto Educar é Prevenir, que tem o objetivo de capacitar à comunidade escolar sobre como identificar e atender as vítimas de tráfico humano.

Segundo a coordenadora do Educar é Prevenir, Elizabete Brito, a primeira instituição de ensino será Gonçalves Dias, localizada na avenida Getúlio Vargas, bairro Canarinho, que receberá o projeto durante uma semana, com atividades que serão desenvolvidas de 5 a 9 de fevereiro. Na sequência será contemplada a Escola Antônio Carlos Natalino, situada na rua José Francisco, bairro Jóquei Clube, de 26 de fevereiro a 2 de março.

Manual – Para este ano, está previsto também a construção e o lançamento do Manual de Referência para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Esse material, segundo a coordenadora do Núcleo de Promoção, Proteção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, Socorro Santos, será direcionado às entidades que fazem parte da rede e também para a sociedade.

_____________________________

A Assembleia Legislativa de Roraima realizará uma audiência pública na próxima terça-feira, 16/1, a partir das 9h, no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

A discussão foi agendada após reunião de sindicalistas com o presidente do Poder Legislativo, deputado Jalser Renier (SD), preocupados em buscar uma solução para a crise financeira em que se encontra Estado.

Para a audiência pública será convidada a governadora Suely Campos (PP), os secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público de Roraima, Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas e de sindicatos como: dos policiais civis, dos fiscais de tributos, dos trabalhadores em educação, dos técnicos agrícolas, dos trabalhadores civis efetivos, além das empresas terceirizadas.

Durante a reunião, após ouvir relatos sobre a situação pela qual passam os profissionais de cada categoria, Jalser Renier explicou que a decisão pela audiência pública surgiu em comum acordo com os representantes de sindicatos, porque se pretende encontrar meios para solucionar a crise.