NOTÍCIAS DE RORAIMA – Essa é a primeira vez no Brasil que dois Tribunais de Justiça se unem para atender comunidade indígena. Os índios Waimiri Atroari, que vivem entre o norte do estado do Amazonas e sul do estado de Roraima, receberão a partir do dia 26 de fevereiro equipes da Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima e do Tribunal de Justiça do Amazonas…

0
130

NOTÍCIAS DE RORAIMA

ORIGEM

De onde vem o nome Brasil?

Segundo publicado no livro Unter Menschen-Fressern am Amazonas – Brasilianifehes Tagesbuch 1556-1558, de autoria de Jean de Lery, a origem vem da palavra francesa “Braise”, que significa brasa (calor intenso).

É uma atribuição a cor ardente do Pau Brasil, cuja madeira foi usada em tinturarias na Europa, naqueles idos.

________________________________________________________________________

PARE E SIGA 

O Exército Brasileiro não está barrando ninguém, nem brasileiros e venezuelanos, apenas os veículos venezuelanos que estão circulando em território brasileiro de forma irregular. Ou seja, sem permissão.

________________________________________________________________________

FUMAÇA

A cena ao longo da BR-174, em direção à fronteira com a Venezuela, logo na saída da capital, Boa Vista, é desoladora…

O lavrado está todo queimado, preto e cinza. O fato das queimadas causa a morte de vários animais.

Comentam que essa época algumas espécies encontram-se em reprodução.

________________________________________________________________________

COMEMORAÇÕES

Neste domingo, 25/02, estão de aniversário: MARJOSE ARAÚJO ISARAEL, MARCELINO JUNIOR, LUCIANO “ZUZA” ARAÚJO, ZIGOMAR MAIA e JOSÉ “CAROLA” QUEIROZ.

E last bit not least, VANICE CASTRO.

Foto – Acervo Pessoal

________________________________________________________________________

BOLETIM TJRR

Essa é a primeira vez no Brasil que dois Tribunais de Justiça se unem para atender comunidade indígena.

Os índios Waimiri Atroari, que vivem entre o norte do estado do Amazonas e sul do estado de Roraima, receberão a partir do dia 26 de fevereiro equipes da Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima e do Tribunal de Justiça do Amazonas.
De acordo com o coordenador do programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), juiz Erick Linhares, idealizador do projeto, a Justiça Itinerante já atende várias comunidades indígenas do Estado, porém os Waimiri Atroari receberão pela primeira vez a equipe itinerante.

________________________________________________________________________

BOLETIM IFRR

 

 

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) publicou na sexta feira, 23/02, o Edital  01/2018/IFRR, que trata do processo seletivo simplificado para a contratação de professor substituto do Ensino  Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) para  atender à necessidade de excepcional interesse público nos Campi Amajari, Avançado Bonfim, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Novo Paraíso.

A duração do contrato será de 6 (seis) meses, podendo ser renovado, por interesse da Administração, não excedendo, porém, o período máximo de 24 (vinte e quatro) meses para professor substituto, a contar da data de assinatura do primeiro contrato.

O edital pode ser acessado pelo link http://www.ifrr.edu.br/reitoria/gestao-de-pessoas/processo-seletivo/2018/processo-seletivo-de-professor-substituto-2018

______________________________

Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB-IFRR) lançou edital com 85 vagas para cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Do total, 30 são para Auxiliar Administrativo, 25 para Operador de Computador e 30 para Assistente de Vendas.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas de 28 de fevereiro a 9 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h (segunda a sexta-feira), presencialmente, pelo candidato ou responsável (quando se tratar de menor de idade), na sede provisória do campus, localizada na Escola Estadual Argentina Castelo Branco, Rua Rodrigo Pires Figueiredo, n.° 44, no Município do Bonfim (RR).

Os candidatos precisam ficar atentos à escolaridade e à idade mínima exigida em cada curso. Todos os requisitos estão listados no edital do processo seletivo, disponível no site do CAB, no endereço http://bonfim.ifrr.edu.br/processo-seletivo/edital-01-gab-cab-2018-cursos-fic/edital-01-gab-cab-2018-cursos-fic/view.

    ______________________________

Na tarde de sexta-feira, 23/02, foi publicado o Edital n° 02/2018/CBV/IFRR, que trata do Processo para Solicitação de Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Declaração Parcial de Proficiência, com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para brasileiros residentes no país e no exterior.

A Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência é uma oportunidade oferecida aos candidatos maiores de 18 (dezoito) anos, que não concluíram o ensino médio e que realizaram todas as provas do Encceja/2017.

Já a Declaração Parcial de Proficiência é a certificação parcial que prova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo Encceja/2017.

Os interessados deverão solicitar a certificação ou declaração parcial de proficiência, a partir da data de divulgação do resultado do Encceja/2017, até 10 de dezembro de 2018, diretamente no protocolo do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima, na Avenida Glaycon de Paiva, 2496, Pricumã, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A solicitação deverá ser realizada por meio de requerimento próprio, cujo modelo consta no edital. Não haverá cobrança de taxas para essas solicitações.

________________________________________________________________________

BOLETIM ALERR

O Procon Assembleia está preparando várias ações para serem desenvolvidas durante a Semana do Consumidor, que acontecerá no período de 12 a 16 de março, tendo como foco levar informação para que as relações de consumo se tornem cada dia mais equilibradas.

Entre as ações está uma parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que durante esse período se juntará ao Procon para informar quais são as atribuições da instituição e mostrar de que forma ela está à serviço da população.

O gerente da Anatel em Roraima, Augusto César Pinho de Queiroz, disse que essa aproximação com os órgãos de defesa do consumidor está ocorrendo em nível nacional e faz parte de um programa idealizado pelo setor de Relacionamento com Consumidor.

O outro atendimento que será mostrado durante a Semana do Consumidor é a reclamação via aplicativo, o Anatel Consumidor, disponível para celulares androide e IOS.

Outra parceria firmada para este período, o Senac Roraima disponibilizará serviços desenvolvidos dentro da instituição, como Quick Massagem e depilação, na manhã do dia 13 e na tarde do dia 14, respectivamente.

Para os consumidores em débito junto a Caixa Econômica Federal, na Semana do Consumidor, uma equipe jurídica da instituição bancária estará no Procon Assembleia para realizar atendimento para renegociação de dívidas oriundas de empréstimos, principalmente. Conforme o superintendente regional, José Severino Ribas, essa ação ajudará muitas famílias a ‘saírem do vermelho’.

______________________________

Passar em um concurso público e garantir a estabilidade financeira é um sonho de muita gente. Para ajudar neste processo, a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Roraima está promovendo aulões sobre ‘Estratégias para Aprovação em Concursos Públicos’.

Na próxima segunda-feira, 26/2, vai acontecer no município de Bonfim, O aulão será ministrado pelo professor Abel Mangabeira, na sede do Núcleo da Assembleia Legislativa, que fica na rua Aluízio de Menezes, nº 717, Centro, a partir das 18h.Os interessados devem procurar a instituição para fazer a inscrição. Até minutos antes da aula poderá se inscrever, mas quem deixar para a última hora poderá se deparar com a falta de vaga. Então é melhor se prevenir e procurar o Núcleo com antecedência para garantir a participação.