NOTÍCIAS NACIONAIS – Cerca de 30 animais de rua foram sacrificados na terça-feira (6/3) no município de Igaracy Foto: Reprodução/ Tv Paraíba A Promotoria de Justiça de Piancó instaurou um inquérito civil público, na quarta-feira (7/3), para apurar denúncia de mortes a pauladas de aproximadamente 50 cachorros no interior de imóvel público em Igaracy, no Sertão do Estado…

0
124

NOTÍCIAS NACIONAIS

MALDADE HUMANA

 

A Promotoria de Justiça de Piancó instaurou um inquérito civil público, na quarta-feira (7/3), para apurar denúncia de mortes a pauladas de aproximadamente 50 cachorros no interior de imóvel público em Igaracy, no Sertão do Estado.

O caso aconteceu na terça-feira (6/3) e ganhou grande repercussão nas redes sociais com o compartilhamento de imagens e vídeos, que aportaram na promotoria.

De acordo com informações, a matança teria ocorrido sob a responsabilidade direta e pessoal do secretário José Carlos Maia, que teria autorizado ou permitido o ato, ainda que por omissão.

De acordo com informações da promotoria, o secretário teria cometido, em tese, infração penal e ato de improbidade administrativa decorrente do exercício do cargo.

Por isso, foi encaminhado ofício ao prefeito de Igaracy, José Carneiro Almeida da Silva, requisitando a exoneração imediata de José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde, haja vista a flagrante violação aos princípios da legalidade, moralidade e legitimidade, inerentes ao cargo público, bem como para não atrapalhar as investigações.

Também foi concedido prazo de cinco dias para que o prefeito preste informações referentes ao levantamento do número de animais nas ruas, com as respectivas zoonoses e laudos veterinários, comprovando as doenças, bem como, quanto à retirada e transporte, detalhando ainda como se procedeu a matança dos animais, de acordo com as normas sanitárias.

O Ministério Público também encaminhou ofício para a Delegacia de Polícia Civil, requisitando a instauração de inquérito policial, inclusive para preservação e realização de imediata perícia no local do crime.

Ainda de acordo com informações da promotoria, considerando as primeiras informações de que o Secretário Municipal de Saúde é médico veterinário, foi determinada a expedição de ofício para o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, requisitando a instauração de procedimento administrativo com vistas à aplicação das sanções administrativas e disciplinares inerentes à atividade de médico veterinário.

Após recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o prefeito da cidade de Igaracy, no Sertão, José Carneiro Almeida da Silva, exonerou José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde do município. A exoneração foi divulgada na noite de quinta-feira (9/3) e aconteceu em função do envolvimento do então secretário com a matança de mais de 30 cães.

A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Igaracy. Ainda conforme a assessoria, José Carlos Maia vai ficar afastado do cargo até que o inquérito sobre a morte dos animais seja concluído.

A Polícia Civil investiga se os cães foram mortos com requintes de crueldade, e não por meio do procedimento de eutanásia, como informado pela Secretaria de Saúde do município, de modo que foi aberto um inquérito para investigar o caso, de acordo com o delegado de Itaporanga, Glêberson Fernandes, responsável por investigar a morte de cães.

________________________________________________________________________

ARTIGO

Como escrever um currículo

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

flavioviver@gmail.com (*)

Com a economia do País dando sinal de retomada do crescimento aumentou o número de contratações e consequentemente a quantidade de currículos que chegam por vaga, aumentando dessa forma a competividade. Um dado interessante para quem está enviando currículo é saber com quantos candidatos está concorrendo. Nas vagas que sou responsável selecionar, tem surgido em média mil currículos por vaga na área administrativa, duzentos para cargos gerenciais e uns cinquenta currículos para a área de tecnologia. Isto significa que a concorrência está grande e é fundamental apresentar um diferencial competitivo apresentando um bom currículo.

Apesar de existir diversos sites ensinando e disponibilizando modelos de currículos que basta ser preenchido, chegam uma infinidade de currículos faltando informações importantes ou mesmo carregadas de informações desnecessárias. Por exemplo, é essencial que ao citar as experiências profissionais, escreva junto ao nome da empresa em que trabalhava as datas de entrada e saída. Esta informação é importante para quem está analisando o currículo, pois além de saber quantos meses esse candidato trabalhou nas empresas é possível ligar com os acontecimentos sociais e econômicos que o País, a região ou a referida empresa possam estar passando. Quem cita apenas o ano de entrada e saída, como por exemplo, 2016/2017, dá a impressão que entrou em Dezembro de 2016 e foi desligado em janeiro de 2017 e está tentando esconder que trabalhou apenas no período de experiência.

Geralmente os textos sobre como montar um currículo expõem o ponto de vista do candidato à vaga, vou expor aqui o ponto de vista de quem precisa ler de duzentos a trezentos currículos numa tarde. É importante que o currículo seja limpo e objetivo. O nome do candidato precisa ficar em destaque e junto as informações de contato como endereço, e-mail, telefone. Em seguida pode-se escrever a formação, caso esteja fazendo curso superior, ou já formado, coloque apenas a universidade que concluiu ou está frequentando. Escreva onde frequentou o ensino médio apenas se for relevante para a vaga. Exponha em formação os cursos relevantes para exercer a função pretendida.

Na parte da experiência inicie com o cargo que exercia, nome da empresa, data de entrada e saída da empresa. Faça uma breve descrição das atividades que desenvolvia. Não escreva as atividades da empresa como se fosse as suas.

Por fim cite os conhecimentos que domina e são importantes para desenvolver o trabalho. Preferencialmente escreva seu currículo numa página, no máximo em duas. Lembre que o avaliador vai ler trezentos currículos.

Os artigos publicados não representam a opinião do site e é de responsabilidade exclusiva de seus autores

________________________________________________________________________

NO FORNO

Foi encomendada ao jornalista Paulo Roberto Pires, com o aval da família, e a Editora Todavia prepara a biografia completa do escritor carioca Millôr Fernandes.

________________________________________________________________________

INÉDITO

Pela primeira vez na história, o Banco Central do Brasil definiu a taxa básica de juros, a Selic, abaixo de 7%.

Com isso, os brasileiros buscam alternativas de investimentos mais rentáveis no exterior.

Um mercado que se destaca com excelente expectativa de crescimento a médio prazo é o de imóveis em Lisboa, em Portugal.