NOTÍCIAS DE RORAIMA – No último dia 1.º de março, tiverem início as aulas de hidroginástica para o público da melhor idade, e os interessados em participar do projeto devem apressar-se para preencher as últimas vagas disponíveis. O público-alvo são pessoas a partir dos 45 anos…

0
92

 

NOTÍCIAS DE RORAIMA

INAUGURAÇÃO

Na próxima segunda-feira (12/03), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Roraima – SENAI/RR inaugura sua nova unidade no Distrito Industrial de Boa Vista/RR, que vai se chamar Centro de Formação Profissional – CFP Carlos Salustiano de Sousa Coêlho, com a presença do Ministro Marcos Jorge de Lima, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O novo espaço possibilita e potencializa a ampliação de atendimento das demandas da região, como também a oferta de novos cursos.

O SENAI está em Roraima desde 1987, e a nova estrutura, localizado na Av. Parque Industrial, poderá atender até 3.500 alunos por ano nas áreas de aprendizagem, iniciação, aperfeiçoamento e qualificação industrial. São 8 laboratórios de tecnologia, sendo eles: Eletricidade Industrial, eletroeletrônica, Qualidade de Energia, Controle Lógico Programável – CLP, Robótica e Eletromecânica, Eletrônica Industrial, Informática Básica e Manutenção e Configuração de Computadores, além de salas de aula, Biblioteca e área administrativa.

Sobre o Homenageado

Carlos Salustiano de Sousa Coêlho prestou relevantes serviços voluntários à classe empresarial roraimense, por meio do Sistema FIER, SEBRAE/RR e CNI. No período de 16 de abril de 1997 a 16 de abril de 2004, ocupou os cargos de: Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER, foi Diretor Regional do Serviço Social da Indústria – SESI/RR, Diretor Regional do IEL/RR, Presidente dos Conselhos Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RR, Serviço Social da Indústria – SESI/RR e Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RR, além de exercer a Presidência do Conselho Deliberativo Estadual – CDE do SEBRAE-RR. Foi Coordenador da Ação Pro-Amazônia no período de janeiro/2003 a dezembro/2004.

Atuou como Membro Suplente e Titular do Conselho Fiscal da CNI, como Diretor da Confederação Nacional da Indústria – CNI, foi Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima – SINDUSCON, no período de 1996 – 2002. Durante este período, o empresário Carlos Salustiano de Sousa Coêlho foi homenageado com as seguintes comendas:  Ordem do Mérito Industrial da CNI   Prêmio Mérito Industrial da FIER e  Medalha de Honra ao Mérito da Ação Pró-Amazônia.

________________________________________________________________________

REGISTRO

De parabéns neste sábado, 10/03: a querida roraimense SARA MONTEIRO, a Conselheira CILENE LAGO SALOMÃO e a médica ODETE DOMINGUES.

________________________________________________________________________

BOLETIM TJRR

Com o objetivo de capacitar os servidores dos Cartórios Eleitorais nos diversos Sistemas Informatizados utilizados no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), foi realizado um workshop no período de 5 a 9 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala de treinamento da 1ª Zona Eleitoral, localizada na avenida Santos Dumont.

Durante os três primeiros dias, dois servidores do Tribunal Superior Eleitoral e uma servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) falaram especificamente sobre o Sistema ELO, utilizado pelas zonas para todas as operações referentes ao eleitor, votação, convocação de mesário entre outras.

________________________________________________________________________

BOLETIM IFRR

A reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho, e o prefeito do Município de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado, assinaram, na sexta-feira, dia 9/3, um protocolo de cooperação técnica, administrativa, científica, tecnológica e pedagógica entre as entidades.

O documento terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação, e, por meio dele, será possível realizar pactuações específicas, a exemplo de treinamentos e oferta de cursos. Conforme explicou a reitora, a ideia é impulsionar a educação no município, em especial na área agrícola e na modalidade a distância.

______________________________

No último dia 1.º de março, tiverem início as aulas de hidroginástica para o público da melhor idade, e os interessados em participar do projeto devem apressar-se para preencher as últimas vagas disponíveis. O público-alvo são pessoas a partir dos 45 anos.

As inscrições devem ser realizadas na Coordenação de Projetos do Campus Boa Vista (CBV), no horário das 8h30 às 11h. Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos: atestado médico dermatológico e de aptidão física, 1 (uma) foto 3×4, original e cópia do RG e do comprovante de residência. As aulas são gratuitas.

As aulas estão sendo realizadas na piscina do CBV, nos seguintes horários: das 6h30 às 7h30, das 18h30 às 19h30 e das 19h30 às 20h30. Elas são ministradas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física Maylany Ramos, Michele Silva, Paulo Roberto Mota e Karoline Costa, de forma voluntária, sem o recebimento de bolsas.

De acordo com os acadêmicos, o objetivo do projeto é melhorar a saúde e contribuir para a qualidade de vida das pessoas dessa faixa etária por meio da atividade física. Segundo os estudantes, o exercício físico é um importante auxiliar no aumento da expectativa de vida e na prevenção de doenças, principalmente das que afetam o coração, além de contribuir para a manutenção das capacidades funcionais, diminuindo os riscos causados pelo sedentarismo.

Então, os interessados devem garantir logo a sua vaga, dizendo não ao sedentarismo.

 ______________________________

Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) divulgou, na sexta-feira, dia 9/3, a classificação preliminar do vestibular de Agronomia.

Para consultá-la, os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://novoparaiso.ifrr.edu.br/processo-seletivo/vestibular/vestibular-2018-1-curso-superior-de-bacharelado-em-agronomia/lista-classificacao-preliminar-vestibular-2018.1/view.

Os candidatos que desejarem interpor recurso contra a classificação devem preencher o formulário próprio, disponível no Anexo III do edital, e entregá-lo, na segunda-feira, dia 12, das 8h30 às 11h30min e das 14h às 17h, na sede do campus, localizada na BR 174, Km 512, Vila Novo Paraíso, no Município de Caracaraí (RR).

A homologação do resultado final deve ocorrer no dia 6 de abril, no site e no mural do CNP. Para os selecionados, o período de matrícula será no período de 9 a 11 de abril, na Coordenação de Registro Estudantil (Cores) do CNP. O início das aulas deve ocorrer em 16 de abril.

________________________________________________________________________

BOLETIM ALERR

O projeto de Lei nº 155/17 apresentado no final do ano passado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), determina às clínicas e hospitais do Estado, que realizam exames de raio X, a disponibilizar equipamentos de proteção individual para seus pacientes.

O intuito é garantir qualidade de vida e dar mais segurança aos pacientes que venham a utilizar o serviço.

De acordo com o projeto, os equipamentos necessários para garantir mais segurança aos pacientes são: aventais de proteção radiológica; protetores de tireoide; luvas plumbíferas; e óculos plumbíferos com proteção frontal e lateral.

O projeto de autoria do deputado Valdenir Ferreira foi protocolado no final do ano passado, já está tramitando na ALE-RR e deve ser votado no primeiro semestre deste ano.

______________________________

Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do Procon Assembleia, Centro Apoio aos Municípios (CAM) e o Fiscaliza Roraima, estará neste sábado, 10/3, no município de Alto Alegre, localidade  distante 95 quilômetros de Boa Vista, para uma reunião com agricultores da Agricultura Familiar que integram a Associação dos Chacareiros da região.

O evento está marcado para ocorrer as 10h da manhã, na sede do programa Abrindo Caminhos, localizada na avenida João XXIII, no Centro da cidade.

Agricultura familiar – Em Roraima segundo dados do Governo Federal, por meio do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar representa 86% do número total de propriedades rurais. Além de gerar emprego e renda, o setor é responsável pela produção de 99% de feijão, 92% de mandioca e 93% de café em Roraima.

______________________________

A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – Unidade Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista, está com inscrições abertas, e gratuitas, para cursos de capacitação em áreas administrativas, empreendedorismo e preparatórios para concursos públicos e vestibulares, que iniciam na próxima segunda-feira, 12 de março. Estão sendo oferecidas 1.400 vagas para aulas totalmente presenciais.

Os interessados podem procurar a sede da instituição, localizada na rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1.313, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Reserva – Devido à demanda, muitas vezes é formado um cadastro de reserva para convocação posterior. Segundo Jane, os candidatos inscritos na lista de reserva de 2017 foram convocados agora no início de 2018, para compor as novas turmas de cursos como Informática, Língua Estrangeira, Auxiliar Administrativo, entre outros.

Programação

 

Curso Início Dias Horário Carga
Informática para concurso 12/03 2ª, 4ª e 6ª 8h-12h 32h
Empreendedor do Futuro 12/03 2ª, 3ª e 4ª 14h-18h 12h
Auxiliar administrativo 12/03 2ª a 6ª 18h-22h 20h
Resolução de questões da Língua Portuguesa 13/03 3ª e 5ª 14h-16h 30h
Resolução de Questões do Direito Constitucional 13/03 14h-16h 10h
Teoria do Direito Constitucional 15/03 18h-22h 12h
Chefia e Liderança 19/03 2ª e 4ª 8h-12h 08h
Coaching Motivacional e Marketing Pessoal 19/03 2ª e 4ª 8h-12h 08h
Gestão de Conflitos no Ambiente de trabalho 26/03 2ª, 3ª e 4ª 08h-12h 12h
Interpretação de Texto 26/03 2ª, 4ª e 6ª 14h-16h 20h

 

______________________________

O consumidor que tiver alguma pendência relacionada ao sistema financeiro operado pelo Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) deve procurar o Procon Assembleia de 12 a 16 de março, para buscar a solução do problema.

É que nesse período acontecerá a Semana do Consumidor, que será realizada na sede da entidade, localizada na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro, das 7h30 às 13h30.

O evento faz parte do ‘Procon Assembleia mais perto de você’, e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também estarão presente neste ação.

Essas empresas foram convidadas com base nas principais demandas recebidas pelo Procon Assembleia. As estatísticas mostram que do total de atendimentos no último quadrimestre do ano passado, 44% são reclamações contra as empresas de telecomunicações, seguido das instituições financeiras que representam 29%, das prestadoras de serviços privados, que equivale a 19%, ficando energia e água com 2% e 1%, respectivamente.

DATA – O Dia Internacional do Consumidor é comemorado em 15 de março. A data foi instituída em 1962 depois que o presidente norte-americano John Kennedy destacou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. A primeira comemoração ocorreu no dia 15 de março de 1983. Dois após, as Organização das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes Gerais das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional à data.

______________________________

A partir da próxima segunda-feira (12/3), a Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, realizará uma programação alusiva a ‘Semana Estadual de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose’, instituída pela Lei nº 1.111, de 24 de outubro de 2016, promulgada pelo Poder Legislativo, de autoria da deputada Lenir Rodrigues (PPS).

Das 9h às 10h, da segunda-feira, no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR), haverá uma palestra para abrir a Semana da Endometriose, com a realização de uma mesa redonda cujos temas serão as causas e consequências da doença, além de explicar sobre as definições da Lei nº 1.111/16. A palestrante será a coordenadora da EndoMarcha em Boa Vista, Nathália Veras.

Para o dia 13 de março, das 10h às 12h, acontecerá uma panfletagem em frente à sede da Assembleia Legislativa de Roraima. Nos dias 14 e 15, das 16h às 18h, estudantes de duas escolas estaduais receberão palestras educativas sobre o tema, sendo elas Ana Libória, no bairro Mecejana, e Antônio Carlos Natalino, localizada no bairro Jóquei Clube, respectivamente.

“No dia 16 estaremos em uma exposição no Pátio Roraima Shopping [bairro Cauamé] levando informações corpo a corpo para que as mulheres tenham dimensão sobre o que é ter essa doença, com um grupo capacitado para fazer esse tipo de abordagem”, explicou a colaboradora da Semana da Endometriose, Socorro Santos. Essa ação acontecerá das 17h às 22h.

O fechamento desta programação acontecerá no dia 24 de março, com a realização da EndoMarcha, a partir das 8h, com concentração na Praça Barreto Leite, no Centro de Boa Vista, e o percurso percorrerá pontos importantes da região com chegada a Praça do Centro Cívico.

O QUE DIZ A LEI – A Lei nº 1.111/16 estabelece que na ‘Semana Estadual de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose’ seja intensificada ações voltadas a esta temática, cuja finalidade de divulgar ações preventivas, terapêuticas e reabilitadoras; conscientização às portadoras da endometriose para tratamentos adequados; informar sobre os serviços ofertados as portadoras de endometriose pela rede pública, bem como garantir acesso e democratização sobre técnicas e procedimentos cirúrgicos e pós-cirúrgicos existentes; sensibilizar a sociedade para compreensão e apoio as mulheres com a doença.

______________________________

A Comissão do Concurso Público da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR) se reuniu na manhã de quinta-feira, 8/3, com os representantes dos conselhos de classe dos cargos que serão oferecidos neste certame, para apresentar a minuta do edital. Juntos vão observar se o edital não apresenta erros como, por exemplo, se está em desconformidade com as atribuições dos cargos ofertados.

Um dos participantes da reunião era o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Roraima (OABRR), Ernane Batista. Segundo ele, em concursos que haja o ingresso de profissionais da área jurídica, no caso advogados, por lei, se faz necessária a participação da entidade de classe.