NOTÍCIAS INTERNACIONAIS – Foto – Alvin Baez/Reuters – No último dia 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água. Em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março, aconteceu o Fórum Mundial da Água…

0
64

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

DA ÁGUA

No último dia 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água.

Em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março, aconteceu o Fórum Mundial da Água.

Foram aproveitadas as datas para tratar de alguns dos temas relevantes ao assunto. Entre as grandes preocupações do século 21, a água ocupa papel de destaque. Maior consumo humano das fontes de água doce, crescentes danos ambientais e mudanças climáticas aparecem como fatores que contribuem para elevar as chances de insegurança hídrica em diversas áreas do planeta. Além disso, a qualidade da água se torna cada vez mais degradada em muitas áreas, por problemas como poluição e saneamento inadequado. Com isso, os custos de tratamento da água aumentam e os riscos à saúde pública são potencializados.

Mesmo quando há água potável disponível em quantidades suficientes, ela não está à disposição de todos por fatores econômicos que limitam o acesso.

________________________________________________________________________

A VENDA

 

As Ilhas Galápagos são um dos últimos refúgios para a vida selvagem: ilhas intocadas onde tartarugas gigantes, pássaros raros e pinguins vivem da mesma forma há milhares de anos.

Mas o turismo e a ocupação humana nas ilhas têm crescido espantosamente, destruindo o habitat de animais e plantas que não são encontrados em nenhum outro lugar, e levando muitas espécies ao risco de extinção.

Então quando um terreno de cerca de 230 hectares em uma área vital foi posto à venda, ativistas locais ficaram apavorados, com a certeza de que a área seria devastada para a construção de mais um hotel. Mas aí eles tiveram uma brilhante ideia: comprar o terreno e criar a primeira reserva privada do arquipélago para proteger a região permanentemente!

Mas eles estão correndo contra o tempo. O proprietário vai vender as terras para a maior oferta que recebeu até agora, a não ser que os ativistas consigam juntar quase um milhão de dólares nas próximas semanas!

Quando Darwin visitou o arquipélago de Galápagos, ele descobriu uma variedade espetacular de espécies únicas, que não podiam ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Seus estudos sobre os tentilhões, espécie de pássaros que vivem no arquipélago, foram inclusive a base da Teoria da Evolução!

Enquanto as águas ao redor das ilhas são bem protegidas, a terra de Galápagos não tem tido a mesma sorte. Muitas espécies de tartarugas que chegaram ao arquipélago há cerca de 3 milhões de anos estão hoje extintas e todos os anos mais nomes entram para a lista de espécies ameaçadas.

A área que está à venda contém uma floresta intocada, habitat crucial para aves nativas da região e em risco de extinção. Há dez anos, quando um grupo local viu o habitat dessas aves sendo destruído pela ocupação humana, iniciou um projeto para a conservação do lugar. Até agora, eles estão sendo bem-sucedidos em salvar espécies como o cormorão-das-galápagos e o tentilhão-carpinteiro, mas se eles não conseguirem dinheiro a tempo para comprar as terras, todo o esforço poderá ter sido em vão!

________________________________________________________________________

A Marinha da Colômbia confiscou 399 quilos de cocaína que estavam em uma embarcação num rio da Amazônia, perto da fronteira com o Peru, informou o órgão. A informação é da Agência EFE.

O barco tinha saído do município de Puerto Leguízamo e foi notado entre a aldeia de Bellavista e cidade de El Encanto, conforme detalhou a Marinha em comunicado.

A embarcação estava com três pessoas, que conseguiram fugir nadando ao notar a presença dos militares.

________________________________________________________________________

PROTESTOS

Familiares dos presos protestam em frente ao centro de reclusão da Polícia do estado de Carabobo, na Venezuela, após um incêndio que causou a morte de 68 presos no local na quarta-feira (28/03)

Foto – EFE/Miguel Gutiérrez

O procurador-geral da Venezuela, Tarek Saab, informou no sábado (31/03) que cinco policiais “indiciados por responsabilidades” na morte de 68 pessoas em um incêndio numa penitenciária do estado Carabobo, na quarta-feira (28), foram presos, segundo a agência EFE.

Em seu Twitter, Saab informou que foram “emitidas ordens de prisão pelo Ministério Público contra cinco funcionários do PoliCarabobo investigados de serem responsáveis dos trágicos fatos que provocaram a morte de 68 cidadãos nas celas do Comando de tal Polícia regional: Já detidos”. Um dos presos é subdiretor da Polícia de Carabobo, Jose Luis Rodríguez.

________________________________________________________________________

ATÉ QUANDO?

Baleeiros japoneses voltaram sábado, 31/03, ao porto depois de capturar 333 cetáceos na Antártica, sem o sinal de protestos de organizações contrárias à caça, anunciaram as autoridades.

Uma frota de cinco embarcações iniciou em novembro a campanha no âmbito da polêmica “caça científica” de baleias do Japão.

No total, as cinco embarcações capturaram 333 baleias Minke, como estava previsto. Ao contrário de outros anos, nesta ocasião não foram interrompidos por organizações de defesa dos animais com a Sea Shepherd.

O Japão assinou a moratória sobre a caça da Comissão Baleeira Internacional, mas se ampara em uma cláusula que autoriza a caça de cetáceos com fins científicos.

A demanda dos consumidores japoneses, no entanto, diminuiu muito nos últimos anos.