ENTREVISTA – WANDERNAYLEN MORAES

0
42

WANDERNAYLEN MORAES é natural de Boa Vista, do signo de Leão, torcedor do Botafogo. É casado, tem dois filhos. Começou a trabalhar aos 15 anos no governo do Coronel Hélio da Costa Campos. É funcionário da União cedido a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima – CAER desde fevereiro de 2011. Atualmente é o chefe da agência da empresa, no município de Pacaraima.

TR – A melhor coisa que aprendi com meus pais… A sinceridade e a honestidade para com o ser humano.

TR – O que o senhor pode dizer que seja uma atitude tipicamente sua… Ser correto tanto na vida profissional quanto nas relações humanas.

TR – Quem merece um muito obrigado? Deus.

TR – Pacaraima é… Uma cidade cercada de serras, tranquila para morar.

TR – Água rima com… Fonte de vida.

TR – Porque sempre falta água no verão em Pacaraima?

WANDERNAYLEN MORAES – A falta de água sempre foi relacionada à seca na barragem, por falta de chuvas. Pois é de lá que é retirada a água de forma digamos bruta para ser tratada.

TR – Com as mudanças climáticas as previsões para a região indicam estiagens mais frequentes e fortes. Como a CAER pretende enfrentar o problema?

WANDERNAYLEN MORAES – A Caer sempre visa o bem estar dos usuários. Sempre buscando medidas paliativas e emergenciais para evitar o desabastecimento da população até que o nível de água da barragem seja normalizada.

TR O hidrômetro é muito importante para estimular o consumo consciente da agua. Por que tem tantas residências em Pacaraima ainda sem?

WANDERNAYLEN MORAES – Estamos atendendo de forma gradativa, em função de existir padrões para adentrar os quintais das residências.

TR – Quais são as dicas mais importantes para o consumidor economizar água?

WANDERNAYLEN MORAES Sempre checar se na casa exista vazamento, não deixar as torneiras pingando, não deixar transbordar a caixa de água…

TR – O Senhor acredita ser viável e útil elaborar e realizar campanhas educacionais em cooperação com o IBAMA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em favor da preservação dos recursos hídricos em Pacaraima, por exemplo, enfrentando o desmatamento ilegal, as queimadas e a poluição dos igarapés?

WANDERNAYLEN MORAES – Sim, com toda a certeza. Toda parceria é benvinda para o melhor uso consciente da água, que é fonte de vida primordial ao ser humano.

TR – O senhor poderia deixar uma mensagem pra população de Pacaraima relacionado ao bom uso da água?

WANDERNAYLEN MORAES – “Sempre usar á agua de forma consciente e sem desperdício.”