NOTÍCIAS DE RORAIMA – Com 53,34% dos votos, O candidato Antônio Denarium (PSL) foi eleito no domingo, 28/10, o governador de Roraima vencendo o candidato José de Anchieta (PSDB)…

0
66

NOTÍCIAS DE RORAIMA

GOVERNO DE RORAIMA

Com 53,34% dos votos, O candidato Antônio Denarium (PSL) foi eleito no domingo, 28/10, o governador de Roraima vencendo o candidato José de Anchieta (PSDB).

Denarium é empresário e fez uma campanha voltada para o combate à corrupção. Também garantiu que irá administrar de forma correta a máquina pública.

PERFIL

Antonio Olivério Garcia de Almeida, conhecido como Antonio Denarium (PSL), tem 54 anos. Nasceu na cidade de Anápolis (GO) e chegou a Roraima há 27 anos. É casado e tem três filhos.

Especialista em finanças e gestão de serviços administrativos. É empresário do ramo imobiliário e do agronegócio. Atua também no comércio de alimentos, onde preside o Frigo 10, primeiro frigorífico industrial pertencente à iniciativa privada de Roraima, e é diretor da Cooperativa Agropecuária de Roraima (Coopercarne).

——————————————————————————————————

FOGO AMIGO?

As imagens repassadas em diversos grupos de redes sociais são claras: o deputado Jalser Renier invade o estúdio da Rádio 93.3 FM e num ato de extremo descontrole passa a ofender e agredir verbalmente a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, que naquele momento era entrevistada do programa Rádio Verdade, do jornalista Bruno Perez.

“Essa prefeita é uma prefeita irresponsável, uma pilantra, uma prefeita sem caráter, sem noção. Apoiou Anchieta no primeiro turno e agora dá as costas para ele, porque é sem caráter…”.

Sentindo-se afrontada e para evitar um confronto iminente, Teresa tentou levantar-se mas foi interceptada por Jalser que a encarou e continuou o rosário de ofensas. “você é sem caráter”, e quando percebeu que a cena ridícula para um Presidente do Legislativo de Roraima estava sendo gravada, deu um tapa no celular, depois pegou o aparelho e o atirou no chão.

E continuou agredindo Teresa: “Você vai pagar, sua vaca. Você é uma pilantra, você é que rouba. Você rouba. Você é uma puta que rouba. Eu vou te prender, sua puta. Você vai ver o que vai acontecer”, e saiu enlouquecido pelos corredores da Rádio gritando feito um maníaco enquanto alguém gritava “calma, cara, ela gravou essa porra, vai f… tua vida” e o espetáculo continuou na rua, onde ouvia-se os gritos de Jalser “atira, vagabundo, atira, porra…”.

E seguiu o afrontamento de Jalser, agora com o senador Romero Jucá que chegou minutos depois na rádio e nova confusão se formou com palavrões proferidos por ambos os lados.

Já era noite quando a prefeita Teresa Surita reuniu a imprensa apara relatar o ocorrido na rádio e para anunciar que um Boletim de Ocorrência na Polícia Federal por considerar que as agressões de Renier têm motivação política e estão diretamente relacionadas às eleições para governador.

Uma vergonha e lástima!

——————————————————————————————————

ELEIÇÃO OAB

A Comissão Eleitoral para as eleições da OAB/RR – Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Roraima, marcadas para o dia 23 de novembro de 2018, recebeu no dia 24 de outubro apenas o registro da Chapa “União, Força e Prerrogativas”, formada pelos por: Dr. Ednaldo Vidal, Presidente; Dra. Clarissa Vencato, Vice-presidente; Dra. Ellen Eurides, Secretária-geral; Dr. Cláudio Belmino, Secretário-geral adjunto e Dra. Dayara Dantas, Tesoureira.

Conforme a Resolução nº 01/2018, que trata sobre a convocação dos profissionais da advocacia para as eleições publicada no dia 1º de outubro, o horário de votação ocorre das 9h às 17h. A eleição vai definir os novos membros da diretoria da Seccional, do Conselho Seccional, dos Conselheiros Federais e da diretoria da Caixa de Assistência.

O voto é obrigatório para todos os profissionais da advocacia inscritos na OAB/RR, desde que em situação financeira regular junto à instituição.

——————————————————————————————————

ACESSOS

O Jornalista MINERVALDO LOPES foi reconhecido pelo Grupo Folha, com a matéria sobre a troca de tiros entre foragidos da Cadeia Pública e policiais militares, pois foi a mais lida (acessada) no mês de setembro. Na foto, divide espaço com CAROLINA CRUZ.

Foto – Acervo Pessoal

——————————————————————————————————

BOLETIM UERR

Estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e privadas, bem como acadêmicos de todos os cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) de Roraima, estão sendo convidados para participar do maior concurso de lançamento de foguetes do Estado.

O concurso, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Engenharia Física e Astrofísica (NUPEFA) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), tem como objetivo a unificação de conhecimentos teóricos com a aplicação prática, para a integração entre diversas disciplinas e conteúdos, buscando estimular, principalmente, o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades na área de Física e Engenharia, promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico do Estado de Roraima.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de novembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail vice-reitoria@uerr.edu.br.

A ficha de inscrição pode ser baixada com o edital do concurso neste link: https://www.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2018/10/foguetes.pdf

O concurso será realizado no Campus de Excelência Aplicada à Educação da UERR, localizado na Avenida Nazaré Filgueiras, 181 – Bairro Dr. Silvio Botelho, durante a Mostra de Robótica e Lançamento de Foguetes da UERR, que fará parte da I Exposição de Inovação e Tecnologia de Mídia Digital da UERR.

O lançamento dos foguetes ocorrerá no dia 29 de novembro de 2018, no período das 16 às 18 horas.

——————————————————————————————————

BOLETIM IFRR

Na tarde de quarta-feira, 24/10, na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR), houve a entrega do termo de formalização do convênio de concessão de estágio entre o IFRR e o Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR). O documento já havia sido assinado, em 28 de setembro, pela reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, e pela diretora regional do Sesc-RR, Andréa Lagrotta Magnavacca, que não puderam estar presentes.

Durante a reunião, a reitora do IFRR foi representada pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Fabiana Sbaraini, e pela diretora de Políticas de Extensão, Articulação e Convênios, Ana Cláudia Lopes.  Representando o Sesc-RR, estavam a coordenadora de Gestão de Pessoas,  Vivian Roberta de Souza, e a assistente do Núcleo de Gestão de Pessoas, Rosângela Maciel.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Fabiana Sbaraini, explicou que a celebração do convênio estreita ainda mais a relação entre as duas instituições. Destacou que “o termo de concessão é amplo e que, portanto, alcança todas as unidades do IFRR, possibilitando estágios para discentes dos campi da capital e do interior do estado onde o Sesc esteja presente”. A diretora de Política de Extensão, Articulação e Convênios do IFRR, Ana Cláudia Lopes, enfatizou a importância da experiência em docência e informou que os alunos de Educação Física do oitavo módulo irão começar a fazer o estágio no início de novembro, por meio de projeto com idosos.

A Coordenadora de Gestão de Pessoas do Sesc-RR, Vivian Souza, agradeceu mais uma parceria com o IFRR e disse que “o estágio é um diferencial na vida do estudante e que o Sesc acredita muito nesse tipo de colaborador, tanto que, em breve, lançará um edital de processo seletivo para estagiário em diversas áreas com a oferta de 65 bolsas”. A assistente do Núcleo de Gestão de Pessoas do Sesc-RR,  Rosângela Maciel, falou sobre a satisfação de fazer parte do quadro de colaboradores do Sesc, onde ingressou como estagiária e hoje é funcionária.

Estágio curricular – As concessões de estágio têm o objetivo de proporcionar ao estudante experiências e atividades práticas relacionadas à sua área de formação, preparando-o para a empregabilidade, a vida cidadã e o trabalho.  A formalização de cada estágio será feita mediante carta de apresentação, termo de compromisso de estágio e plano de atividade.

——————————————————————————————————

BOLETIM TJRR

A Escola do Poder Judiciário traz a Roraima na terça-feira (30/10), o  ministro aposentando do Superior Tribunal de Justiça, Sidnei Beneti que irá proferir palestra com o tema: “Da conduta do Juiz e do Advogado”. O evento é voltado para magistrados e profissionais da área do Direito. O evento ocorre a partir das 15h no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.

Os interessados podem se inscrever no site da EJURR pelo link https://educa.enfam.jus.br/inscricao-da-conduta-do-juiz-e-do-advogado. Os participantes receberão certificado.

Sidnei Beneti é ministro do Superior Tribunal de Justiça (aposentado). Integrou a 3ª Turma, a 2ª Seção e a Corte Especial do Tribunal. Natural de Ribeirão Preto, São Paulo. Foi desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo por concurso como juiz substituto em 1972. Foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal, juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil e desembargador do Tribunal de Justiça, em que foi Presidente da Seção de Direito Público. No TJSP integrou a Comissão de Concurso de Ingresso na Magistratura e foi o primeiro presidente da Seção de Direito Público e da Câmara Reservada de Recuperações Judiciais e Falências. Foi secretário Executivo da Escola Paulista da Magistratura por 8 anos. Foi diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura – AMB e Diretor-Adjunto para Assuntos Internacionais nas gestões do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira.

Professor Titular Emérito de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – SP. É Professor Livre-Docente em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da USP-SP. Formado pela Faculdade de Direito da USP, Turma de 1968, na mesma Faculdade concluiu os Cursos de Especialização em Direito Civil e Comercial (com os Profs. Washington de Barros Monteiro e Sylvio Marcondes) e em Direito Judiciário Civil (com os Profs. Alfredo Buzaid e Luiz Eulálio Vidigal), e Doutorado em Direito Processual Penal  (orientador Prof. Rogério Lauria Tucci). Na  Faculdade de Direito da USP-SP foi Professor de Prática Civil e Coordenador de Instituições Judiciárias.

Possui livros publicados: Modelos de Despachos e Sentenças (Editora Saraiva) e Execução Penal (Editora Saraiva) e Homologação da Sentença Estrangeira (no prelo). Publicou em colaboração com a Ministra Nancy Andrighi, Comentários ao Código Civil (9º Volume, Editora Forense), O Juiz na Audiência (Editora Revista dos Tribunais) e Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Editora Del Rey).  Possui cerca de uma centena de artigos publicados em revistas especializadas.

BOLETIM UFRR

O V Grafita Roraima, um dos maiores eventos da região norte que possibilita a integração do espaço acadêmico com as produções artísticas urbanas, ocorrerá entre os dias 29 a 31 de outubro e 1 a 2 de novembro de 2018.  Dentro da programação deste ano estão: Oficinas, Mesa Redonda, Pintura, Mural e Grafite e Batalha de B- Boys nas artes.

O evento reunirá artistas de Arte Urbana de diferentes estados e países. Participarão do evento cerca de 200 colaboradores e alunos. Nesta edição, o projeto será realizado na Escola Estadual Monteiro Lobato, na Escola Municipal Jóquei Clube, Universidade Federal de Roraima (UFRR) e na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

O professor Marcos Vinicius, coordenador pedagógico do projeto, relatou as novidades da edição 2018 do evento. “Este ano teremos as oficinas de muralismo, grafite e a batalha dos B-Boy.  Acreditamos na arte, na cultura, e na educação como modeladora de uma sociedade igualitária e justa”, disse, Vinicius.

 Histórico – O Grafita Roraima teve início em 2013, e desde então, tem por objetivo proporcionar a integração no espaço acadêmico com as produções artísticas urbanas. Estabelecendo a troca de experiências entre os artistas e o contato com ambiente escolar.

A ação é desenvolvida pelos professores do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais (CCLA/UFRR), Leila Baptaglin e Luís Posca, parceria com o curso de Música, Marcos Vinícius e com o apoio do Colégio de Aplicação, Pétira Ferreira.

O projeto é uma realização do Polo Arte na Escola da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Cursos de Artes Visuais e Música da instituição, em parceria com a Visual tintas, Colorgin e editora da UFRR.

Oficinas – As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio, do e-mail poloarte@ufrr.br

Mais informações sobre o evento: Informações estão disponíveis no site ufrr.br/poloarte.

——————————————————————————————————

BOLETIM ALERR

Foto – Alex Paiva

A atleta do programa Abrindo Caminhos, Dircelly Carvalho, participará do campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, de 16 a 18 de novembro em Barueri (SP). Em busca de mais um título para a carreira, a garota de 16 anos intensificou os treinos, com o auxílio do professor Bruno Romão.

Para subir ao lugar mais alto do pódio, Dircelly intensificou o treinamento tanto na parte física quanto na técnica.

Na esperança de se tornar a primeira atleta juvenil roraimense campeã sul-americana graduada na faixa azul, Dircelly disse que vai para esse campeonato confiante e, pela primeira vez, vai lutar na categoria Absoluto. “Antes eu era faixa branca e não podia lutar nessa categoria. Quero representar bem Roraima, por meio do Abrindo Caminhos, e espero conseguir um ótimo resultado”, disse.

Em 2018, a atleta conquistou vários campeonatos em nível nacional e internacional como o Roraimense, Amazonense, Brasileiro, Mundial, Roraima e Boa Vista de Jiu-Jitsu.

Sobre a intensificação dos treinos, o professor de jiu-jitsu do Abrindo Caminhos, Bruno Romão, disse que são duas horas de aula no programa, mais duas horas na academia, além de uma atividade cardiorrespiratória, para que ela se adapte melhor ao clima paulista, que em novembro estará com temperatura baixa.

O Campeonato Sul-Americano de Jiu-jitsu é promovido pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) e terá atletas de países comoEstados Unidos, Japão, Canadá, Suécia, Venezuela, Chile, Argentina e México.

———————————————————-

Foto – Lucas Almeida

O Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) aderiu, pelo segundo ano, à campanha “Doe Lenços”, da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativo Estaduais). Serão arrecadados lenços e cabelos, como parte da campanha Outubro Rosa.

Novidade para esta edição, a arrecadação de cabelos para confecção de perucas será destinada para crianças, jovens e adultos acometidos pelo câncer e que perderam os cabelos por causa da quimioterapia.

Os interessados em colaborar com a campanha podem depositar as doações em uma caixa na sede do Chame, localizada na rua Coronel Pinto, nº 524, no Centro de Boa Vista, das 7h30 as 13h30, até o dia 29 de outubro. O prédio fica atrás da Assembleia Legislativa de Roraima.

Os lenços arrecadados serão destinados à Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), para distribuição às pacientes. Já os cabelos para confecção das perucas serão enviados pela Procuradoria Especial da Mulher a instituições de fora do estado pelos Correios.

De acordo com a procuradora Especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), além da contribuição com itens específicos da campanha, é importante que as mulheres tenham mais cuidado com a saúde e façam o exame da mama.

———————————————————-

A Comissão de Educação, Desporto e Lazer, da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) recebeu na quinta-feira (25/10), representantes dos conselhos Estadual e Regional de Nutricionistas, para tratar sobre a melhoria da merenda escolar. Foi definida a realização de uma audiência pública, para discutir a inserção de profissionais da área nas escolas para acompanhar a qualidade da alimentação servida. A data da audiência ainda será definida e deve ocorrer neste ano.

A audiência pública é o primeiro passo, seguido de uma minuta do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) para que a Assembleia Legislativa transforme em lei a obrigatoriedade da presença do nutricionista nas escolas, para acompanhar o processo da alimentação servida ou comercializada para crianças e adolescentes nas instituições de ensino públicas ou privadas.

———————————————————-

Quem deseja melhorar o currículo e se destacar no mercado de trabalho, pode procurar a Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, que está com inscrições abertas para o curso de informática intermediária, além de turmas sobre o poder da comunicação e motivação para os estudos.

A coordenadora da instituição, Cristina Mello, explica que ainda há vagas para o curso de informática intermediária, das 8h às 10h. “O curso começou nesta semana, mas quem tiver interesse em aprender, ainda dá tempo de se inscrever”.

Para o curso motivacional para os estudos, são ofertadas 360 vagas divididas em três turmas pela manhã, tarde e noite, com carga horária de 12h. “No curso será trabalhada a autoconfiança dos alunos e como organizar o horário e o material de estudo”.

No curso sobre o poder da comunicação, são disponibilizadas 240 vagas divididas em duas turmas, pela manhã e à noite, com carga horária de 12h.

INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser feitas na unidade de ensino, localizada na avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1.313, bairro Silvio Botelho, das 7h30 às 22h. No ato da matrícula, o candidato deve apresentar comprovante de residência, cópias da carteira de identidade e do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e ter idade mínima de 16 anos. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 095 0047.

Veja as turmas disponíveis:

 

Curso Início Horário Vagas Carga horária
Informática intermediária 23/10 8h às 10h 16 12h
Motivacional para estudos 05/11 14h às 18h 120 12h
Motivacional para estudos 12/11 18h às 22h 120 12h
Motivacional para estudos 19/11 8h às 10h 120 12h
Poder da comunicação 05/11 18h às 22h 120 12h
Poder da comunicação 19/11 8h às 12h 120 12h