NOTÍCIAS DE RORAIMA – Foto – Platão Arantes – O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui um regime de recuperação fiscal no Estado. A proposta prevê que a medida vigore por quatro exercícios financeiros, a partir do próximo ano. O próximo passo da tramitação dessa propositura é a criação de uma Comissão Especial para avaliar a matéria e convidar os demais Poderes para que possam contribuir…

0
89

REGISTRO

Aconteceu na noite de sábado, 10/11, o casamento da primeira neta do saudoso casal PARIMÉ & AÚREA DE SOUZA CRUZ BRASIL (In Memorian), MELISSA BRASIL DE OLIVEIRA, filha de PATY BRASIL & EDIONDAS OLIVEIRA, com o jovem advogado THIAGO MELO.

A cerimônia religiosa foi realizada por um pastor, no Clube de Sargentos da Base Aérea de Boa Vista, no Caçari.  Assim como a recepção

A festança contou com sobrenomes tradicionais da sociedade roraimense entre os seletos convidados.

No menu: carnes branca e vermelha… Bacalhau a Gomes de Sá e Filé ao Molho de Gorgonzola.

E para finalizar: uma pista de dança e banda ao vivo.

A decoração do enlace

O casal MELISSA BRASIL & THIAGO MELO

Os recém-casados entre pajens e damas de honras

Os tios da noiva: PARIMÉ BRASIL FILHO e sua ROBERTA ARAÚJO

########################################################

DE BASTIDORES

Sobre a morte do policial militar na sexta-feira, 09/11, que fora baleado naquele assalto a agência do Banco do Brasil, em Boa Vista…

Vem à informação de que o mesmo ao ser levado para o Hospital Geral de Roraima Rubem de Sousa Bento, para os procedimentos de praxe… A família e amigos depararam-se com a falta de itens primordiais para um simples atendimento. Imaginem para quem chegou naquele estado!

Uma lástima. Uma vergonha!

########################################################

REFRESCO

E para aliviar o calor intenso de Boa Vista, nada como um bom banho na Praia Grande…

Entre coolers ou isopores… Lanchas ou taxiboats… O que importa é o bom deleite e mistura democrática daquele point.

########################################################

CULPADO

Uma criança foi atropelada numa faixa de pedestre em Boa Vista, por uma moto de alta cilindrada…

O motoqueiro evadiu-se do local.

########################################################

BOLETIM UFRR

O Departamento de Física da Universidade Federal de Roraima promove no dia 13 de novembro, a VIII Semana de Física.

O evento será realizado no auditório do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), anexo do bloco V.

As inscrições para participar da VIII Semana de Física iniciaram na sexta-feira (9) e podem ser feitas, por meio do correio eletrônico semanadefisicaufrr@gmail.com ou presencialmente na entrada do bloco V.

O evento será destinado aos estudantes da graduação e do ensino médio.

A programação contém palestras, debates, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos e premiações para escolas com grande número de participantes.

Minicursos- 9h10

– Do Eletromagnetismo ao Surgimento da Relatividade

Número de vagas: 20

– Arduino:

Número de vagas: 20

– Conhecendo Plataformas Didáticas Virtuais

Número de vagas: 15

– Introdução à Física de Partículas Elementares

Número de vagas: 30

Oficinas- 16h

– Criação de Foguetes

– Estudo sobre ondas por meio de jogos

– Estudo sobre a Cinemática no Ambiente virtual de Aprendizagem (Moodle)

–  Geléia Magnética: Uma maneira divertida de entender o magnetismo.

########################################################

BOLETIM ALERR

De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), os adolescentes estão se alimentando mal. Os dados apontam que em 2017, 55% dos acompanhados pela Atenção Básica consumiram produtos industrializados com frequência. Para mudar essa realidade em Roraima, Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública no dia 7 de dezembro.

A reunião será articulada pela Comissão de Educação, Desporto e Lazer, a pedido dos conselhos Estadual e Regional de Nutricionistas. A reivindicação da categoria é para que haja nutricionistas nas escolas, para garantirem uma alimentação saudável aos alunos.

Serão convidados para a audiência pública representantes do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). “Essa audiência é para que possamos arranjar mecanismos para garantir um projeto de lei que faça a implantação desta proposta”.

——————————————————————-

O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui um regime de recuperação fiscal no Estado. A proposta prevê que a medida vigore por quatro exercícios financeiros, a partir do próximo ano. O próximo passo da tramitação dessa propositura é a criação de uma Comissão Especial para avaliar a matéria e convidar os demais Poderes para que possam contribuir.

Segundo o autor da proposição, a ideia é levantar uma discussão envolvendo os Poderes, considerando que a cada dia aumenta a dívida pública do Estado, que tem dificuldade de cumprir as obrigações. “O Estado não tem conseguido fornecer um serviço de excelência e de qualidade à sociedade em áreas como a saúde, educação e segurança. Chegamos ao ponto de não cumprir nem o trivial, que é bancar o salário dos servidores”, ressaltou.

O parlamentar lembrou que atualmente as despesas estão maiores que as receitas, e que este assunto vem sendo tratado de maneira isolada e pontual. Uma discussão mais ampla e coesa, na opinião dele, é o melhor caminho para apontar as medidas que colocarão Roraima no caminho certo, sendo, portanto, importante a participação de todos.

Ele espera que o próximo governador, Antonio Denarium (PSL), apoie a iniciativa. “Ele foi eleito com o discurso de que faria um ajuste. Acho que seria uma oportunidade ímpar para ele”, disse.

RECUPERAÇÃO FISCAL – Conforme o texto da PEC, o Regime de Recuperação Fiscal veda ao Poder Executivo a criação de novos órgãos na Administração Direta e Indireta. Veda também a criação ou ampliação de cargos em comissão e de funções de confiança. O texto original obriga o Estado a apresentar um plano de redução de cargos em comissão e funções gratificadas e proíbe ainda o aumento salarial dos servidores públicos não concursados durante a vigência do regime.

Outro ponto destacado na proposta é a obrigatoriedade do pagamento dos salários dos servidores no dia útil posterior ao recebimento do primeiro repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

INVESTIMENTO – Ao governo caberá também intensificar as campanhas de arrecadação e de enfrentamento à sonegação fiscal, além de investir no setor produtivo. “Propusemos além de ajustar, aumentar a receita do Estado. Para isso, o governo tem que investir no que vá gerar receita mais rápida e em curto prazo”, enfatizou.

A sugestão dele é que o novo governo promova uma política de fortalecimento do setor primário por meio da captação de recursos, sejam advindos da União ou de empréstimo do sistema financeiro para fomentar o segmento.

“Seria um conjunto de ações no sentido de aumentar nossa receita e equilibrar nossas despesas. É uma ação grandiosa, por isso não apresentei a PEC concluída, para ouvirmos a necessidade dos Poderes e do próprio Executivo”, reforçou Sampaio.

Outra obrigatoriedade ao governo prevista na PEC é a execução das emendas orçamentárias impositivas à Lei de Orçamentária Individual no exercício financeiro pertinente. Estas emendas são feitas pelos parlamentares e a execução é obrigatória nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento.

Todas essas medidas propostas seriam acompanhadas e avaliadas no decorrer da aplicação pelo Conselho de Governança Fiscal, composto pelo governador do Estado, presidentes da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, além do procurador-geral de Justiça e do defensor público-geral.