NOTÍCIAS DE RORAIMA – O aluno Pedro Reis Ibernon, do curso Técnico em Informática do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2018. O evento ocorreu no período de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa (PB), junto com a Mostra Nacional de Robótica (MNR)…

0
64

BOLETIM TJRR

A juíza Maria Aparecida Cury, Coordenadora Estadual das ações de combate a violência doméstica contra a mulher do Tribunal de Justiça de Roraima, é finalista na categoria Justiça no Prêmio Viva 2018.

O prêmio Viva é uma inciativa da Revista Marie Claire e Instituto Avon pela vida de todas as mulheres. Que se unem numa 1° edição com o intuito de colocar luz no trabalho de quem tenta romper o ciclo de crueldade que alcança milhares de mulheres ano a ano no país.

O evento da premiação acontecerá dia 22 de novembro, no Palácio Tangará, em São Paulo. Serão 21 finalistas e sete premiados nas categorias Saúde, Sociedade Civil, Revendedoras, Segurança, Justiça, Empreendedorismo e Eles por Elas.

Os ganhadores serão escolhidos por meio de um júri de especialistas e de votação popular-no link da revista, www.bit.do/mariaaparecida de 12 a 18 de novembro.

————————————————————–

Encerrou no último dia 6 de novembro o prazo para que partidos políticos e candidatos apresentassem à Justiça Eleitoral a prestação de contas final referente ao primeiro turno das Eleições 2018. Em Roraima, das 647 prestações aguardadas, o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) contabilizou 520 entregues, ou seja, 80,37% do total.

Em todo o Brasil, das 28.070 prestações esperadas, foram protocoladas 20.815, o que representa 74,15%. Esse número, no entanto, pode sofrer alguma alteração à medida que as últimas informações são processadas.

Os candidatos que concorreram a governador no primeiro turno já entregaram suas prestações de contas, restando apenas os dois que disputaram o segundo turno, cujo prazo para apresentar as contas encerra no dia 17 de novembro. Dos 11 candidatos ao Senado, apenas um deixou de entregar. Ainda continuam pendentes na Justiça Eleitoral roraimense 40 candidatos a deputado federal, 83 candidatos a deputado estadual e 12 partidos.

Notificação

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), os partidos políticos e os candidatos que não apresentaram as contas dentro do prazo, serão notificados para prestar contas no prazo de 72 horas. Caso a omissão de prestação de contas persista, as contas poderão ser julgadas como não prestadas.

Partidos que incorrerem nessa situação podem ter suspenso o recebimento da cota do Fundo Partidário a que a legenda tem direito. Já os candidatos com pendência não obterão a certidão de quitação eleitoral enquanto perdurar a omissão.

Transparência

Toda a documentação entregue à Justiça Eleitoral por partidos e candidatos é disponibilizada na íntegra no Portal do TSE para consulta pública. A medida permite que candidatos, partidos, profissionais da imprensa, órgãos de fiscalização do Estado e qualquer cidadão tenham acesso aos documentos comprobatórios das prestações de contas dos candidatos e das legendas nas eleições deste ano. Faça a consulta pública dos documentos no site do TSE.

Contas

O TRE-RR montou um grupo de trabalho composto por 16 analistas responsáveis por examinar as contas dos candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Serão analisados todos os processos, com prioridade aos candidatos eleitos, que só podem ser diplomados no dia 14 de dezembro se as contas eleitorais tiverem sido julgadas.

Após receber as contas finais, a Justiça Eleitoral disponibiliza os respectivos dados em página da internet e determina a imediata publicação de edital para que qualquer partido político, candidato ou coligação, bem como o Ministério Público, possa apresentar impugnação no prazo de três dias.

Depois da análise das contas pela área técnica do tribunal, o juiz relator abre prazo para manifestação do prestador de contas quanto às diligências decorrentes do exame preliminar. Posteriormente, ao analisar os argumentos prestados, a unidade técnica emite o parecer conclusivo do exame da conta que irá subsidiar o relator para o julgamento em Plenário.

Caso haja desaprovação das contas dos candidatos, o tribunal encaminha cópia do processo ao Ministério Público Eleitoral para verificação da ocorrência de possível abuso de poder econômico. Já a desaprovação das contas do partido tem como consequência a suspensão de cotas do Fundo Partidário.

————————————————————–

Devido aos feriados de 15 de novembro (Proclamação da República) e 20 de novembro (Consciência Negra), não haverá expediente no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) no período de 15 a 20 de novembro, considerando os pontos facultativos de sexta (16) e segunda (19).

A suspensão do expediente está prevista no Código de Organização Judiciária do Estado de Roraima (Cojerr), lei complementar nº 221, de 9 de janeiro de 2014, Art. 93, II.

O Judiciário Estadual funcionará em regime de plantão para os casos urgentes, conforme escalas previamente definidas pela Presidência e Corregedoria-Geral de Justiça.

Os prazos processuais que vençam neste período ficam automaticamente prorrogados para o dia 21 de novembro, na próxima quarta-feira.

Plantão da Judicial (1ª Instância) (95) 8404-3085
Plantão da Justiça Móvel (ônibus) (95) 8404-3099
Plantão da Vara Itinerante (95) 8404-3091
Plantão da Justiça de Trânsito (95) 8404-3086
Plantão Judicial (2ª Instância) (95) 8404-3123

########################################################

BOLETIM UFRR

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), divulgou a concorrência do Vestibular 2019. A lista completa com a relação candidato/vaga pode ser acessada no endereço ufrr.br/cpv. Os locais de prova podem ser conferidos no mesmo endereço.

Medicina continua sendo o curso mais concorrido no sistema universal, com 37,7 candidatos por vaga. São 2823 candidatos disputando 64 vagas. O sistema universal considera todos os candidatos, incluindo cotistas.

Em segundo lugar está o curso de Direito, com relação candidato vaga de 28,5, seguido por Enfermagem, com concorrência de 20,2.

Candidatos

Ao todo, 8.478 candidatos inscreveram-se para o Vestibular 2019 da UFRR, concorrendo a 811 vagas para as modalidades de Prova Integral -PI e PSS 3ª Etapa – E3, distribuídas entre 38 (trinta e oito) cursos de graduação da UFRR, com ingresso no 1º (primeiro) e 2º (segundo) semestres letivos de 2019.

As vagas serão distribuídas para os candidatos com deficiência, ampla concorrência e reserva legal de vagas, destinadas a candidatos egressos de escola pública.

Provas e resultado

As provas da primeira fase do Vestibular 2019 (objetiva e redação) serão realizadas no dia 25 de novembro de 2018, das 8h às 13h, para PI e PSS -E3; e das 8h às 11h para PSS -E1 e E2.

O candidato deverá se apresentar com uma hora de antecedência, em todos os casos. O resultado final será divulgado dia 11 de fevereiro de 2019.

————————————————————–

Encerra na sexta-feira (16/11), às 18 horas, o período de inscrição para os interessados em estudar nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e Matemática) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os cursos serão realizados utilizando a Pedagogia da Alternância.

Estão sendo oferecidas 60 vagas, trinta em cada um dos cursos, para ingresso no semestre 2019.1. As inscrições devem ser realizadas no endereço https://cpv.ufrr.br/vestibular/processo. O edital com detalhes sobre a seleção está disponível em http://ufrr.br/cpv (na aba Editais/Leducar 2019).

Aos candidatos que não possuam acesso à computadores, a Comissão Permanente de Vestibular (CPV) disponibilizou equipamentos para que os interessados efetuem a sua inscrição. O setor fica na Avenida Ene Garcez, n.º 2413, Bloco IV, Bairro Aeroporto, em Boa Vista (RR).

Após preencher a Ficha de Inscrição e o Questionário Socioeconômico e Cultural, com todos os dados solicitados, confirmar inscrição, imprimir o comprovante e o boleto para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$60, pagando-o até a data do encerramento das inscrições.

As provas serão aplicadas no dia 09 de dezembro, das 8h às 11h00, na UFRR, em Boa Vista. O resultado oficial da seleção será publicado no dia 09 de janeiro de 2019.

########################################################

BOLETIM IFRR

A 4.ª edição do projeto Stars ocorrerá em 1.º de dezembro, a partir das 14 horas, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento é aberto à comunidade em geral e, para ter direito a assistir ao espetáculo, basta procurar os organizadores, antecipadamente, no Campus Boa Vista (CBV) ou no dia do evento, levando dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão trocados pelos ingressos.

Stars – O projeto, que tem como tema “Descobrindo talentos e promovendo a solidariedade”, visa, entre outras coisas, aplicar a língua inglesa em situações práticas de fala, dramatização e canto, buscando o domínio, o fortalecimento e a aplicação do idioma estudado. Outro importante objetivo é desenvolver ações de voluntariado, estimulando a formação de valores necessários ao cidadão e ao profissional das diversas áreas no contexto atual, bem como contribuir para o desenvolvimento de habilidades, físicas, artísticas e culturais que estimulem a autoconfiança, a desenvoltura, o controle emocional e a capacidade do discurso.

A comissão organizadora do Stars é composta pelos alunos da turma 13631 do curso Técnico em Secretariado. Para a realização do evento, a comissão conta com o apoio da Direção-Geral do CBV, do Departamento de Gestão das Áreas de Gestão e Saúde (Deges), da Diretoria de Ensino das Áreas da Indústria e Informática (Deiinf) e das coordenações dos cursos do campus, por meio de seus gestores.

Inscrições – Os alunos interessados em participar do projeto devem efetuar suas inscrições, por meio da página do evento, no endereçohttp://boavista.ifrr.edu/stars

————————————————————–

O aluno Pedro Reis Ibernon, do curso Técnico em Informática do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2018. O evento ocorreu no período de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa (PB), junto com a Mostra Nacional de Robótica (MNR).

Pedro foi o único classificado de Roraima para a competição e, como premiação, ganhou o direito de participar de um curso de robótica durante o evento nacional.

No curso, os participantes foram avaliados em vários aspectos, entre eles comportamento, criatividade, proatividade, capacidade de trabalho em equipe, liderança e envolvimento com as atividades. Como parte prática, os cursistas foram desafiados a programar um robô que deveria atingir um determinado objetivo, cujos códigos foram avaliados. A partir do desempenho no curso, houve a avaliação final e a classificação. Pedro competiu com 26 estudantes de outros estados da Federação.

Quando estava se preparando para a viagem, disse que sabia que o curso não seria nada fácil, mas que estava preparado para mais aquele desafio.

Sobre a importância de participar de eventos dessa natureza, o aluno afirma que são fundamentais para contextualizar e ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Quando perguntado se pretende seguir no caminho da robótica, Pedro faz algumas concessões, mas diz que é uma área bastante promissora.

Veja as demais colocações da modalidade teórica da OBR 2018:

1.º lugar: Pedro Reis Ibernon – Roraima

2.º lugar: Bruno Munhoz Lavanini – Santa Catarina

3.º lugar: Pedro Machado Martins Leão – Pernambuco

 ————————————————————–

As comunidades acadêmica e externa do Instituto Federal de Roraima podem contribuir para o documento que vai regulamentar o funcionamento da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e Multissetorial do IFRR. Para isso, foi disponibilizada consulta pública da minuta de regulamentação. Clique aqui e acesse o documento.

As eventuais contribuições podem ser enviadas, até o dia 20 de novembro, para o e-mail empreendedorismo.proex@ifrr.edu.br. Após essa etapa, a comissão responsável pela regulamentação formatará a versão final e a encaminhará ao Conselho Superior (Consup) da instituição.

Conforme o presidente da comissão e coordenador de empreendedorismo do IFRR, Wilson Filho, a política de empreendedorismo vem sendo fortalecida ao longo deste ano. Com a regulamentação, o próximo passo será o funcionamento da incubadora.

O documento de regulamentação prevê que a incubadora do IFRR seja multissetorial, apoiando empreendimentos de base tecnológica, bem como aqueles relacionados a tecnologias sociais, economia criativa e economia solidária e vinculados, preferencialmente, às áreas dos cursos ministrados pela instituição.

########################################################

BOLETIM ALERR

Os moradores do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, recebem até esta quarta-feira (14/11), as ações de cidadania do Assembleia ao Seu Alcance. A ação reúne os serviços ofertados pelos órgãos do Poder Legislativo como o Procon Assembleia, Fiscaliza Roraima e o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher).

As equipes estão a postos para receber as demandas de acordo com a atuação de cada programa, auxiliando com esclarecimento e encaminhando para os órgãos competentes.

As tendas foram montadas em frente ao Colégio Militar Estadual Irmã Maria Tereza Parodi, facilitando o acesso aos alunos da instituição de ensino às palestras que tratam sobre o direito do consumidor, violência doméstica e sobre o papel do Fiscaliza Roraima.

Na primeira palestra do dia, ministrada pelo advogado Samuel Weber, os alunos puderam compreender melhor as atribuições do Procon Assembleia e em quais situações devem recorrer ao órgão.

PRÓXIMAS AÇÕES – Depois do Vila Jardim, o Assembleia ao Seu Alcance segue de 21 a 23 de novembro no estacionamento da Caixa Econômica do bairro Raiar do Sol, na avenida Estrela D’Alva. Já dos dias 26 a 30, a ação segue também no estacionamento da Caixa Econômica, mas no bairro Asa Branca, na avenida Ataíde Teive. Todos os serviços são gratuitos.

————————————————————–

Foto – Lucas Almeida

Uma turma de alunos do 5º ano da Escola Anjo da Guarda esteve na manhã de terça-feira (13/11) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), para conhecer o Parlamento Estadual. A visita complementa as atividades desenvolvidas na sala de aula, cujo tema é a democratização do Estado brasileiro a partir da Constituição de 1988.

Os alunos, que em sua maioria tinham 11 anos, conheceram as dependências do Poder Legislativo como a presidência da Casa, o estúdio da TV Assembleia, o Núcleo de Rádio e o gabinete de um deputado.

No plenário, após encerramento da sessão ordinária, as crianças ocuparam as cadeiras dos parlamentares e fizeram várias perguntas aos deputados Coronel Chagas (PRTB), Lenir Rodrigues (PPS) e Aurelina Medeiros (Podemos).

Indagaram sobre projetos voltados ao combate à corrupção, melhoria da educação e à qualidade de vida do povo roraimense.

VISITAS – Visitas como esta podem ser agendadas diretamente na Superintendência Geral da Assembleia Legislativa de Roraima por escolas ou outros grupos que desejam saber mais sobre o Poder Legislativo. A escola pode pedir uma palestra, além da visita aos setores da Casa ou à sessão ordinária.

————————————————————–

A atleta do programa Abrindo Caminhos, Dircelly Carvalho, participará do campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, de 16 a 18 de novembro em Barueri (SP). Em busca de mais um título para a carreira, a jovem de 16 anos intensificou os treinos, com o auxílio do professor Bruno Romão.

Para subir ao lugar mais alto do pódio, Dircelly intensificou o treinamento tanto na parte física quanto na técnica.

Em 2018, a atleta conquistou vários campeonatos em nível nacional e internacional como o Roraimense, Amazonense, Brasileiro, Mundial, Roraima e Boa Vista de Jiu-Jitsu.

Sobre a intensificação dos treinos, o professor de jiu-jitsu do Abrindo Caminhos, Bruno Romão, disse que são duas horas de aula no programa, mais duas horas na academia, além de uma atividade cardiorrespiratória, para que ela se adapte melhor ao clima paulista, que em novembro estará com temperatura baixa.

O Campeonato Sul-Americano de Jiu-jitsu é promovido pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) e terá atletas de países comoEstados Unidos, Japão, Canadá, Suécia, Venezuela, Chile, Argentina e México.

########################################################