NOTÍCIAS DE RORAIMA – Os indígenas Waraos agora também estão chegando em massa na cidade de Manaus…

0
165

RESERVAS

Anote: a tradicional PADARIA ARARIBÓIA já está recebendo reservas para as encomendas de leitão inteiro ou em pedaços, para a Ceia de Natal e Reveillon.

Contato pelo (095) 99113 7438 (Ana Castelo Branco).

########################################################

RUMO

Os indígenas Waraos agora também estão chegando em massa na cidade de Manaus…

Com famílias inteiras, estão instalados nos arredores da Rodoviária daquela capital.

########################################################

DICA

O site indica para quem for à Manaus, capital amazonense, os seguintes point’s: TAMBAQUI DE BANDA, SORVETERIA BARBARELLA e BAR DO ARMANDO, todos localizados ao redor do Teatro Amazonas, que dispensa apresentações…

No Tambaqui de Banda, pratos regionais a base de peixes, farinha do Areni e pimentas deliciosas… Na Sorveteria Barbarella, uma variedade de gelados, também com frutas regionais… E o tradicional Bar do Armando, com uma cerveja estupidamente gelada, música ao vivo de qualidade e iguarias regionais, como bolinho de Pirarucu.

########################################################

MUDANÇA

O tradicional Restaurante La Gôndola fechou as portas… Em seu lugar, agora funciona a Churrascaria Boa Vista.

########################################################

BOLETIM TJRR

O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar, Varas Criminais e Comarcas do interior realizam mais uma edição da Campanha Nacional Justiça pela paz em Casa, no período de 26 a 30 de novembro. A campanha tem por objetivo reforçar as estratégias do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher.

Durante a semana será promovido esforço concentrado a fim de agilizar audiências e julgamentos de processos que envolvam violência ou grave ameaça contra a mulher, além das atividades extrajudiciais que serão realizadas por meio da Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica e Familiar, Com foco na divulgação da Lei Maria da Penha, além de sensibilizar a população sobre a importância do combate a violência doméstica contra a mulher.

Nesta quarta-feira, (28/11), uma visita a área rural do município de Boa Vista a 30 homens colaboradores da empresa Avercap, com objetivo de informá-los sobre as questões da Lei Maria da Penha. Continuando as atividades da semana na quinta – feira, (29), no Fórum Cível serão entregues os certificados do projeto Maria vai à escola aos 130 alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro.
Finalizando as ações da semana do Programa Justiça pela Paz em Casa, na tarde de sexta-feira (30) a juíza Maria Aparecida Cury, titular do 1° Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar, participa como palestrante do evento “IV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Roraima” que será realizado no SEBRAE-RR, iniciativa da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Roraima.

########################################################

ELEIÇÃO OAB/RR

Foto – Divulgação

De 1.263 advogados e advogadas aptos a votar, 85,5% compareceram às eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR), que ocorreram na sexta-feira, 23/11, das 9h as 17h, na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR).

A Chapa “União, Força e Prerrogativas” – encabeçada pelo criminalista Ednaldo Vidal e tendo como vice-presidente, a advogada Clarissa Vencato – foi eleita para conduzir a Seccional no triênio 2019-2021.

Para Ednaldo Vidal, a adesão dos profissionais da advocacia surpreendeu, mas se deve ao trabalho realizado junto à categoria em uma demonstração de reconhecimento.

A Diretoria Seccional tem como secretária geral, a advogada Ellen Eurídice; secretário-geral adjunto, o advogado Cláudio Belmino; e tesoureira, a advogada Marlene Elias. No total, 74 profissionais da advocacia compõem a Chapa composta da seguinte forma: cinco membros na Diretoria da Seccional, cinco membros na Diretoria da Caixa de Assistência e mais três suplentes, 25 conselheiros seccionais titulares, 30 conselheiros seccionais suplentes, e seis conselheiros federais (três titulares e três suplentes).

Na composição de cargos de conselheiros federais, os advogados Antônio Oneildo Ferreira, Emerson Delgado e Rodolpho Moraes concorrem como titulares. E como conselheiros federais suplentes, os advogados Dalva Machado, Bernardino Dias e Stélio Dener. Para a Caixa de Assistência concorrem, os advogados Ronald Rossi, presidente; Natália Leitão, vice-presidente; Luiz Távora, primeiro secretário; Cíntia Schulze, segunda secretária; e Iana Santos, ao cargo de tesoureira.

A vice-presidente eleita, advogada Clarissa Vencato, avalia que o momento é histórico tanto pelo fato de apenas uma única chapa concorrer ao pleito como também a participação feminina ser um marco na composição de uma diretoria.

Participação feminina

Pela primeira vez na história da OAB/RR, as diretorias da Seccional e da Caixa de Assistência serão compostas por 60% de mulheres, percentual acima do estabelecido pelo artigo 131 do Regulamento Geral, que prevê o mínimo de 30% para cada gênero. Desde a sua criação, em 1930, a Ordem dos Advogados do Brasil foi presidida no país por 581 presidentes homens e apenas nove mulheres.

########################################################

BOLETIM UFRR

 O gabarito preliminar e os cadernos de provas objetivas do Vestibular 2019, nas modalidades Prova Integral e Processo Seletivo Seriado, estão disponíveis na página da Comissão Permanente de Vestibular, no endereço http://ufrr.br/cpv. As provas foram aplicadas na manhã de domingo (25/11).

Os candidatos que, após conferirem o gabarito preliminar, puderam interpor recursos nos dias 26 e 27 de novembro.

Conforme o calendário do certame, o resultado dos recursos ao gabarito preliminar será publicado no dia 14 de dezembro. No mesmo dia será publicado o gabarito oficial.

 Segunda fase – No próximo domingo (02/12) os candidatos para vagas no curso de Arquitetura e Urbanismo irão participar do Teste de Habilidades Específicas. Nesta quarta-feira (28/11) os locais de prova serão divulgados.

O teste será aplicado das 8h às 11h da manhã em Boa Vista. Os candidatos deverão apresentar-se no local da prova com uma hora de antecedência.

Calendário – No total estão sendo ofertadas 811 vagas para as modalidades de Prova Integral -PI e PSS 3ª Etapa -E3, distribuídas entre 38 cursos de graduação da UFRR, com ingresso no 1º (primeiro) e 2º (segundo) semestres letivos de 2019.

O edital com todas as datas relacionadas ao certame está disponível na parte de editais do sítio da Comissão Permanente de Vestibular.

 ########################################################

REGISTRO

Foto – Divulgação

Para reforçar a campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia promoveu durante o último feriadão uma ação de saúde voltada ao público masculino no Pátio Roraima Shopping, zona Norte de Boa Vista.

Na oportunidade, foram oferecidos atendimentos básicos de saúde como aferição de pressão, glicemia, vacinas e testes para doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, palestras e orientações individuais sobre o câncer de próstata foram realizadas a fim de sanar qualquer dúvida ou receio que possa existir sobre a realização do exame.

Cerca de 150 homens receberam atendimentos nos dois dias de ações realizadas por estudantes do quinto semestre do curso de Enfermagem da Estácio, sob a orientação da professora Nadja Salgueiro. Conforme ela, a ação teve o objetivo de sensibilizar os homens quanto a importância de cuidar da saúde.

 ########################################################

BOLETIM IFRR

 

Quem participou da sétima edição do maior evento técnico-científico do Instituto Federal de Roraima (IFRR), o Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint), no Campus Novo Paraíso, pôde usufruir a Central de Serviços, bem como vacinação e massagem.

Durante os dois dias, a central de serviços foi montada com servidores da Comissão Local Organizadora do evento para melhor atender o público visitante com tira-dúvidas, orientações sobre espaços, serviços, estandes, alojamentos, alimentação, entre outros.

Outro serviço oferecido foi o de vacinação, executado por uma equipe da Prefeitura de Rorainópolis, além de massagem relaxante e moderadora, feita por profissionais da área que atendem na sede do município.

####################

 A quarta edição da Mostra Pedagógica do Campus Novo Paraíso (CNP) ocorreu dentro da programação do maior evento técnico-científico do Instituto Federal de Roraima, o VII Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint), que se encerrou na quinta-feira, 22/11, no CNP.

No total, 21 projetos de ensino foram apresentados e avaliados durante os dois dias do evento. Conforme a coordenadora pedagógica do CNP, Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos, os trabalhos foram avaliados por servidores da Reitoria e dos Campi Boa Vista Zona Oeste e Amajari. O melhor trabalho receberá certificado de reconhecimento, em data a ser definida.

O objetivo da mostra foi apresentar às comunidades interna e externa o que está sendo produzido em termos de conhecimentos e práticas pedagógicas, bem como desenvolver no aluno a iniciativa da pesquisa. Vale lembrar que o evento é realizado todos os anos e que envolve apresentações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Nos estandes, havia espaços para degustação de alimentos oriundos da cultura africana, todos produzidos pelos alunos do curso Técnico em Agroindústria; proposta da cooperativa-escola; exposição dos trabalhos de pintura em telas; entre outros. Muitos desses trabalhos envolveram um ou dois alunos; outros, turmas inteiras.

####################

O VII Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint), realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no Campus Novo Paraíso CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), sul do estado, contou com a apresentação de 151 trabalhos científicos inscritos. Os banners dos projetos desenvolvidos por alunos dos programas institucionais Pibict, Pbaex, Pipad, Inova e Energia Renovável incluíram trabalhos nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra; Engenharias; Ciências da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas; Linguística, Letras e Artes.

####################

Este ano, o VII Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint), realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), sul do estado, contou com uma novidade: o Paradise Tour, tipo de passeio turístico em que os participantes puderam conhecer as dependências do campus e os projetos desenvolvidos na unidade de ensino.

A rota do passeio incluiu visita ao sistema mandala, espécie de horta de forma circular com instalação de galinheiro no centro. A intenção do projeto é produzir hortaliças e, ao mesmo tempo, aproveitar a criação de galinhas de modo interativo para garantir ao produtor uma adubação orgânica para as plantas e os alimentos, trabalhando a sustentabilidade agroecológica da propriedade.

O segundo local visitado foi a criação de suínos, onde também é desenvolvido um trabalho de decantação dos dejetos para reaproveitamento da água utilizada na limpeza das instalações de criação dos animais em irrigação de plantas. Na sequência, os participantes do fórum puderam conhecer os projetos de criação de galinhas, carneiros, peixes, cultivo de melancia, abóbora de pescoço, feijão caupi, além dos projetos das estufas de cultivo hidropônico e cultivo comum de hortaliças e leguminosas.

####################

Foto – Divulgação

Pela segunda vez, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) recebe professores-alunos intercambistas moçambicanos participantes do Programa de Formação de Formadores de Moçambique em Ciências Agrárias. Eles deverão percorrer duas unidades da instituição até meados de dezembro.

Zamir Martins, Édio Macamo, Hélio Mapoissa e João Jaime chegaram a Roraima na última sexta-feira, dia 23/11, para dar continuação à capacitação iniciada há aproximadamente um mês no Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

A primeira parada foi na Reitoria do IFRR, onde foram recepcionados por gestores da instituição. Na ocasião, a reitora, Sandra Mara Botelho, destacou que a política de internacionalização é um dos itens importantes para avaliação dos cursos.

Os professores-alunos estavam contentes em conhecer o País. Inclusive Zamir enfatizou as oportunidades de estudo que as pessoas têm no Brasil e as tecnologias que encontraram durante a estada no Ifro.

Além da Reitoria, os intercambistas conheceram as instalações dos Campi Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Boa Vista (CBV), unidade onde ficaram acomodados durante os três primeiros dias no estado.

Todos eles são docentes da área de agricultura, em Moçambique, e irão cumprir agenda nos Campi Amajari (CAM) e Novo Paraíso (CNP). Nos dois lugares, eles deverão conhecer o trabalho desenvolvido pelo instituto na área agrícola.

Ao término do programa, espera-se que os participantes sejam capazes de fazer uso integral, nas suas instituições, dos equipamentos, das técnicas e das metodologias inovadoras para as quais foram capacitados, além de atuarem como difusores de todo o conteúdo assimilado no Brasil.

O PROGRAMA – Resultado de convênio firmado entre o governo de Moçambique e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o programa é voltado à reforma da educação profissional em Moçambique. Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE), tem o objetivo de capacitar formadores das instituições agrárias daquele país.

 ########################################################

BOLETIM ALERR

Pais ou responsáveis por alunos inscritos no programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, devem ficar atentos ao cronograma para renovação de matrículas, que iniciou na quarta-feira (21/11). Atualmente, a instituição atende cerca de 1,8 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em atividades artísticas e esportivas.
A intenção, conforme explicou a coordenadora do programa, Viviane Lima, é atualizar os dados cadastrais dos atendidos e verificar se houve mudança de endereço, números para contato ou até mesmo a mudança de turno escolar. Para facilitar o processo e evitar tumultos, a coordenação distribuiu a rematrícula por modalidade.

Além do futebol, teatro, balé, jazz, jiu-jitsu, coral e ginástica rítmica, há o curso de informática. Neste último caso, em específico, não há renovação de matrículas, pois quem termina a etapa básica, automaticamente segue para o avançado.
Para a rematrícula, os pais devem levar a documentação necessária caso tenham trocado de endereço e/ou telefone.

O Abrindo Caminhos funciona de segunda a sexta-feira, na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará. A rematrícula ocorre das 8h às 12h e das 14h as 17h30. Mais informações pelo 0800 095 0047 ou 98402-5014.
Confira as datas para renovação de matrículas


Período
Modalidade
21 a 23 de novembro Futebol
Teatro
26 a 30 de novembro Balé
Jazz
3 a 7 de dezembro Jiu-Jitsu
Coral
Ginástica Rítmica

 

####################

Com 15 votos favoráveis, parlamentares aprovaram na quarta-feira (21/11), o projeto de decreto legislativo de autoria da deputada Lenir Rodrigues (PPS) que reconhece a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Regime Familiar do PA Nova Amazônia I (ASSTRF-PANA) como de utilidade pública para o Estado.
Dessa forma, a associação poderá angariar recursos públicos para desenvolver atividades junto aos associados, pessoas ligadas diretamente à agricultura familiar. Localizada na zona rural de Boa Vista, a entidade foi criada há mais de 10 anos.
A ASSTRF-PANA é formada por agricultores familiares e tem a finalidade de ajuda mútua e sem fins lucrativos. Os membros, em coletividade, desenvolvem produções agrícolas nas áreas de pesca, plantio de grãos e hortaliças, além do agroextrativismo.

####################

Cinco projetos de decreto legislativo foram aprovados na sessão plenária de quarta-feira (21/11) na Assembleia Legislativa de Roraima.

As matérias homenageiam personalidades do Estado com entrega de comendas e reconhecimento por serviços prestados ao Estado.
O deputado Mecias de Jesus (PRB) é autor de três projetos de decreto legislativo aprovados nesta sessão ordinária. O primeiro concede a comenda “Orgulho de Roraima” ao engenheiro agrônomo e advogado Alcides da Conceição Lima Filho. Entre as atividades desenvolvidas no Estado, ele foi titular da Secretaria de Agricultura e abastecimento e deputado federal entre 1989 a 1991. Na década de 1990, implantou em Boa Vista a Emhur (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município de Boa Vista).
A Associação Asas de Socorro, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, também será homenageada por desenvolver ações de benefício à população, principalmente em comunidades indígenas, com instalação de uma rede de comunicação para facilitar os voos em regiões de difícil acesso, além de facilitar o pedido de socorro em situações emergenciais.

A terceira comenda aprovada de autoria do deputado Mecias de Jesus, reconhece o general Joaquim Silva e Luna, ministro da Defesa, como Cidadão Benemérito do Estado de Roraima. Na década de 1980, foi comandante da 2ª Companhia de Engenharia de Construção em Caracaraí. Como Oficial Superior, Luna comandou o 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) de 1996 a 1998 e esteve presente na recuperação de trechos importantes e construção de pontes que facilitaram a vida das pessoas.

Três personalidades do karatê receberão a comenda “Orgulho de Roraima”: Márcio de Souza Soares, fundador do projeto social Atletas do Futuro em Rorainópolis; Washington Luiz, há 41 anos na modalidade, é presidente da Federação Amazonense de Karatê e parceiro dos atletas de Roraima; e Adysson Pereira, faixa preta segundo dan, que trabalha com o esporte em São Luiz, Sul do Estado.  Este projeto é de autoria do deputado Jorge Everton (MDB).

A última proposta de entrega de comenda desta natureza partiu do deputado Gabriel Picanço (PRB). Os nomes aprovados foram do reitor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Jefferson Fernandes do Nascimento, primeiro roraimense eleito para este cargo na instituição de ensino superior; Arnaldo Mendes de Souza Cruz, superintendente do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Marcos Gil Barbosa Dias, procurador-geral, e Almecir de Freitas Câmara, gestor do SESI (Serviço Social da Indústria).

####################

Os deputados estaduais derrubaram na manhã de quinta-feira (22/11), veto parcial ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019.

O Governo do Estado havia barrado artigo que garantia reserva de recursos para execução de emendas parlamentares individuais.

Para o relator do Orçamento 2019, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), o veto ao artigo 25 do Projeto de Lei 043/17 (LDO 2019) vai de encontro ao que determina a Emenda Constitucional 041/2014.

Por meio das emendas, os deputados podem destinar recursos aos setores que consideram prioritários. Essas emendas são impositivas quando alocadas para os setores da saúde, educação e setor primário.

O Governo do Estado justificou que este tipo de reserva poderia afetar a programação orçamentária prevista. No entanto, Sampaio discorda, ao frisar que a medida é importante para garantir o cumprimento das emendas, que mesmo quando obrigatórias, não vêm sendo cumpridas.

Segundo o parlamentar, com a devolução do projeto ao Executivo, será dado um prazo para apreciação da decisão da Casa Legislativa e correção da peça orçamentária.

####################

Na sessão ordinária de quinta-feira (22/11), deputados derrubaram o veto governamental, com 15 votos, ratificando a aprovação do projeto de lei que garante a isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para portadores de doenças graves.

O projeto foi desenvolvido pelo deputado Naldo da Loteria (PSB), para ajudar estas pessoas nos custos com tratamento médico.

No mês de setembro, o projeto foi totalmente vetado pelo Governo do Estado, que alegou impacto negativo aos cofres públicos. No entanto, os parlamentares entenderam se tratar de uma medida necessária para beneficiar pessoas que arcam com custos altíssimos para tratamentos de saúde.

Pelo projeto aprovado, pessoas com doenças como câncer, diabetes, hipertensão em estágio grave, além de pacientes que tiveram AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou que possuem doença mental irreversível poderão ser isentas do imposto. Para isso, com a transformação do projeto em lei, elas deverão apresentar um laudo pericial para entrar com requerimento na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

A matéria retornará ao Executivo, que terá prazo de 48 horas para sancionar a lei. Caso isso não aconteça, o presidente do Poder Legislativo a promulgará, transformando o projeto em lei estadual.

####################

Cinco vetos a projetos de leis de autoria parlamentar foram derrubados durante votação no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima na quinta-feira (22/11). As propostas trazem benefícios nas áreas da educação, saúde e cidadania.

Dois projetos de lei da deputada Aurelina Medeiros (Pode) estão entre eles. O primeiro teve veto total derrubado por 14 votos e propõe a instalação de brinquedos para pessoas com deficiência em locais públicos. Outro destina espaços especiais para amamentação em órgãos públicos. Segundo o Executivo, estes tipos de serviços onerariam o Estado.

A autora das matérias discorda da justificativa do Governo, pois são projetos autorizativos e que, segundo ela, não trarão despesas.

Recém-nascidos com síndrome de Down passarão por exame de ecocardiograma pediátrico, caso o projeto de lei nº 136/17, de iniciativa do deputado Valdenir Ferreira (PV), seja sancionado após a derrubada do veto na Assembleia Legislativa. A intenção é identificar de forma precoce, possíveis problemas de saúde que estas crianças poderão desenvolver no futuro.

EDUCAÇÃO – Com a mesma justificativa do Governo do Estado, o projeto de autoria do deputado Marcelo Cabral (MDB), que torna obrigatória a disponibilização de assentos adaptados à população obesa nas escolas do Estado, recebeu veto total. No entanto, esta decisão foi derrubada por 15 votos.

O veto total ao projeto de lei do ex-deputado Masamy Eda, que institui cuidadores a alunos com deficiência nas escolas públicas e privadas do Estado, foi rejeitado. A proposta tem a finalidade de inserir cuidadores escolar para ajudar no processo de educação de alunos matriculados em instituições de ensino.

As matérias retornarão ao Executivo, que terá prazo de 48 horas para sancionar as leis. Caso isso não aconteça, o presidente do Poder Legislativo poderá promulga-las, transformando os projetos em leis estaduais.

####################

Após desistência de inscritos para o preparatório da Polícia Civil, a Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, reabriu na sexta-feira (23/11) inscrições para as turmas da manhã (8h às 12h) e noite (18h às 22h).

As pessoas interessadas em garantir uma vaga no preparatório gratuito oferecido pelo Poder Legislativo podem procurar a Unidade Silvio Botelho, localizada na avenida Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313, na zona Oeste de Boa Vista, das 8h às 22h com cópia e originais de documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e números de telefones para contato.

O material didático e aulas gratuitas fazem a diferença no aprendizado, conforme explicou a diretora da Escola do Legislativo, Cristina de Mello. Com a abertura para outras inscrições, mais pessoas poderão participar das aulas. “Restam em torno de 40 a 50 vagas para as turmas da manhã e da noite”, salientou. Ao todo, foram ofertadas 400 vagas.

As aulas iniciaram na última quarta-feira (21) e seguirão até o dia 21 de dezembro, com um recesso no fim do ano. O retorno das aulas será no dia 7 de janeiro até as vésperas do concurso, previsto para ocorrer nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2019.
As disciplinas disponíveis no preparatório são: Legislação Extravagante; Noções de Informática; de Direito Penal; de Processo Penal; de Direito Administrativo; Química; Atendimento ao Público; Física; Biologia e Biossegurança; Direito Constitucional; Arquivologia; e Português e Redação.

####################

A Organização Mundial de Saúde estima que 350 milhões de pessoas no mundo tenham depressão, doença que se não tratada, pode levar à morte. Roraima está entre os cincos estados brasileiros com maior registro de casos de suicídios, de acordo com o Ministério da Saúde.

Diante dos dados preocupantes, a TV Assembleia produziu um documentário, que estreia na sexta-feira (23/11), para informar à população que a depressão é uma doença e precisa de tratamento adequado.

No período de 2010 a 2015 foram registradas 161 vítimas de suicídio e 431 tentativas no Estado. Estes dados demonstram o quanto a depressão é perigosa, muitas vezes agindo silenciosamente.

As causas da doença incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais. A depressão pode acarretar sintomas físicos e comportamentais, como falta de sono, apetite, falta de ânimo e concentração, além de problemas com autoestima. Em casos mais graves, a doença pode ser associada a pensamentos suicidas.

DOCUMENTÁRIO – Os detalhes sobre esta e outras histórias podem ser conferidos no documentário que estreou nesta sexta-feira (23/11) na programação da TV Assembleia, no canal 57.3. A produção será exibida diariamente, às 13h, 18h35 e 21h35.

O material mostra depoimentos de pessoas diagnosticadas com depressão, que ccontam as vitórias e os desafios desta caminhada. A produção aponta ainda os serviços de apoio existentes no Estado e a importância de procurar ajuda.

Apresentador e produtor do material, o jornalista Rubens Medeiros relata que a intenção é mostrar para a sociedade que depressão é um problema de saúde pública. “Fizemos essa produção para mostrar que é uma doença que precisa de tratamento e não de pré-julgamentos. É preciso se colocar no lugar do outro”.

 ########################################################

VERBA

“Tenho uma boa notícia que também é um presente de Natal para a população de Roraima. Está confirmada a liberação de uma emenda, no valor de R$ 30 milhões, que vai garantir a construção a partir de 2019 do Centro de Diagnóstico Precoce de Câncer em Roraima”. Assim, o deputado Hiran Gonçalves (Progressistas/RR) comemorou a deci­são, aprovada na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, de aceitar o direcionamento da sua emenda, junto com a emenda da senadora Ângela Portela (PDT/RR), para a construção da Unidade, nos moldes do Hospital do Amor de Barretos, no Estado.

Gonçalves explicou que, embora os recursos da emenda sejam direcionados para o Hospital do Câncer de Barretos, o dinheiro não é destinado para essa unidade hospitalar, pois seguem de lá direto para Roraima, para a construção do Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer.

Uma vez que a bancada federal de Roraima tinha direito a destinar seis emendas impositivas para o Estado, foi decidido pelos parlamentares que haveria uma divisão entre dois parlamentares quanto à indicação de uma emenda; enquanto um parlamentar, individualmente, indicaria uma outra emenda para onde tivesse interesse. As emendas impositivas são aquelas de execução obrigatória no Orçamento.