NOTÍCIAS DE RORAIMA – Janaína Carneiro Costa Foto – Divulgação – Candidata única ao posto máximo do Ministério Público de Roraima (MPRR), a procuradora de Justiça Janaína Carneiro Costa foi eleita sexta-feira, 8/2, com aprovação de 89% dos membros votantes, para chefiar o órgão no biênio 2019/2021…

0
120

UTILIDADE PÚBLICA

COMUNICADO URGENTE

A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informa que devido à falta de energia elétrica ocorrida das 23 horas de sexta-feira, 08/02, até as 4 horas deste sábado, 09/02, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia, a produção de água potável foi prejudicada. Desta maneira, o abastecimento está comprometido em toda a capital.

Informa ainda que o trabalho dos técnicos será realizado no limite para compensar a baixa nas reservas e todas as  providências estão sendo adotadas para solucionar o problema e normalizar o fornecimento.

A Caerr orienta aos clientes que necessitarem de atendimento, dúvidas ou algum tipo de reclamação sobre vazamento e rompimento de rede, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a SAC: 0800.280.9520, das 7h às 18h, o aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android e IOS) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br.

########################################################

ATENDIMENTO

A partir da próxima segunda-feira, 11/02, o atendimento na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) será ampliado para os profissionais da advocacia no período da tarde.

A mudança ocorre após um entendimento entre a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Roraima (OAB-RR), Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas do Advogado da OAB-RR e a Coordenação da Força – Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

O atendimento aos internos pela OAB-RR estava ocorrendo às segundas, quartas e sextas-feiras, sendo uma média de sete advogados pelo período da manhã e oito pelo período da tarde, com  atendimento de, no máximo, quatro internos por dia, por advogado. A partir da próxima semana, o número de advogados aumentará no período da tarde, podendo chegar a 15 profissionais. No período da manhã será mantida a quantidade de advogados.

As mudanças iniciaram na sexta-feira, dia 08, quando os advogados deixaram de atender em uma tenda e passaram para uma sala climatizada e estruturada cedida pela FTIP. Na segunda-feira, 11, o atendimento aos internos será feito em uma sala cedida pela Defensoria Pública Estadual (DPE-RR), tendo em vista que a OAB-RR ainda não dispõe de espaço, uma vez que as obras do parlatório estão em andamento.

########################################################

BOLETIM UFRR

O Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), por meio do Núcleo de Línguas (NucLi) da UFRR está ofertando curso português para estrangeiros. As aulas são gratuitas.

As inscrições serão realizadas até 10 de fevereiro, exclusivamente pelo link https://goo.gl/forms/rxVBitohAliN95X82.  O curso ofertado será “Aspectos da Cultura Brasileira”(32h), nível A1.

Serão disponibilizadas duas turmas, sendo uma às terças e quintas das 14h às 16h e a outra às sextas das 14h às 18h.  As aulas acontecerão de 12 de fevereiro a 26 de abril no Bloco 1, sala 153.

O candidato estrangeiro (refugiado) deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: CPF, documento de escolaridade (no mínimo Ensino Médio completo), documento de identificação (RG ou passaporte) e documento de refúgio ou de permanência no Brasil.

Sobre as inscrições

Para efetuar a inscrição é necessário que realizar login no sistema, clique no botão azul AULAS PRESENCIAIS e inscreva-se. Você também pode utilizar o aplicativo IsF disponível nohttp://aplicativos.mec.gov.br/?pagina=isf_aluno.

Se você nunca acessou o IsF Aluno, será necessário solicitar o Primeiro Acesso. Siga os passos indicados e aguarde o recebimento de sua senha no e-mail informado.

IMPORTANTE: a seleção dos candidatos para os cursos irá priorizar as primeiras inscrições.

Para mais informações sobre os cursos presenciais, acesse http://isf.mec.gov.br/programa-isf/posso-participar.

Para outros esclarecimentos, o Coordenador Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFRR, professor Fabricio Paiva Mota, pode ajudá- l@s. Basta escrever para o e-mail fabricio.mota@programaisf.pro.br.

########################################################

BOLETIM IFRR

O ano de 2019 marca a primeira participação de estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) do Campus Boa Vista (CBV) na Campus Party, uma das maiores experiências tecnológicas do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital. O evento ocorre em São Paulo, de 12 a 17 de fevereiro.

Animados com a seleção, Elias Freitas e Lucas Rafael Lima se preparam para apresentar o trabalho “Jogo Pathfinder: um modelo de gamificação aplicado às atividades do ensino médio”, cujo objetivo é aumentar a participação dos alunos e envolvê-los nas atividades das disciplinas do ensino básico e técnico, por exemplo.

Orientado pela professora Saula Leite Oliveira, o projeto está sendo desenvolvido com fomentos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Inovação Tecnológica (Pibiti/CNPq). Consiste em uma plataforma que, além de promover uma inovação nas aulas, oferece rica oportunidade aos alunos do ensino médio do CBV de serem protagonistas de um jogo educacional. Ela também possibilita, de modo eficaz, o acompanhamento individual dos estudantes, das turmas e dos cursos pelos docentes e pela gestão.

No CBV – Os idealizadores do Pathfinder  convidam os professores para aderir ao projeto e contar com ferramentas desenvolvidas especialmente para colaborar com o trabalho do corpo docente.

Campus Party – O evento é voltado aos amantes de tecnologia e abrange estudantes de todo o País. Do Norte, apenas os Institutos Federais de Roraima e Rondônia foram aprovados para exposição dos projetos na Campus Future, espaço para divulgação e mostra de projetos acadêmicos de estudantes universitários e de cursos técnicos com destaque no uso da tecnologia, da inovação e da criatividade, e com impacto social relevante.

##########################

Durante dois dias, estudantes veteranos e novatos do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima participam da acolhida promovida pela Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes).

O acolhimento ocorreu na quinta e sexta-feira, 7 e 8/02.

Ao todo, são 389 alunos dos cursos presenciais iniciando o semestre 2019.1.

########################################################

ELEIÇÃO

Candidata única ao posto máximo do Ministério Público de Roraima (MPRR), a procuradora de Justiça Janaína Carneiro Costa foi eleita sexta-feira, 8/2, com aprovação de 89% dos membros votantes, para chefiar o órgão no biênio 2019/2021.

O nome da candidata eleita foi encaminhado ao governador do Estado no mesmo dia e ele terá o prazo de 15 dias para nomeação.

Integraram a mesa apuradora, o procurador de Justiça e presidente da Comissão Eleitoral, Alessandro Tramujas, e os promotores de Justiça Ademar Loiola Mota e Hevandro Cerutti, este último responsável por secretariar os trabalhos.

A posse da procuradora-geral de Justiça será em 15 de março, no auditório do edifício-sede do MPRR.

PERFIL – Janaína Carneiro Costa é procuradora de Justiça, natural de Goiânia e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ingressou na carreira do Ministério Público de Roraima em 1997, sendo a primeira colocada no terceiro concurso público de provas e títulos para o cargo de promotor de Justiça substituto.

Atuou em várias promotorias de Justiça da Comarca de Boa Vista, tornando-se titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. Também exerceu, por muitos anos, a titularidade nas 3ª e 5ª promotorias criminais. Em 2007, foi promotora de Justiça do Meio Ambiente até se tornar, em 2009, a primeira titular da Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência, Idoso e Direito à Educação.

Entre seus inúmeros trabalhos à frente dessa promotoria de tutela coletiva, destaca-se a defesa da inclusão da pessoa com deficiência nas redes regulares de ensino.

Em 2011, foi promovida, pelo critério de merecimento, ao cargo de procuradora de Justiça. Foi a primeira coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça (CAOP). Atualmente, é titular da 7ª Procuradoria de Justiça Criminal e subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

########################################################

BOLETIM ALERR

Discriminar a pessoa idosa ou impedir seu acesso a operações bancárias é crime, previsto no Estatuto do Idoso.

São direitos como estes que a lei estadual 1.068/2016 busca divulgar, ao disponibilizar em estabelecimentos bancários, comerciais e de prestação de serviços, exemplares da lei que regula os direitos assegurados às pessoas com 60 anos ou mais.

De acordo com ex-deputado e autor do projeto que originou a lei, Oleno Matos, apesar de ser uma determinação, muitos estabelecimentos ainda descumprem a norma.

A ideia, conforme o autor da matéria, é fazer com que as agências disponibilizem o Estatuto do Idoso de forma similar ao que ocorre com o Código de Defesa do Consumidor.

Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de nº 10.741, para regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que vivem no país. O documento foi resultado final do trabalho de várias entidades voltadas para a defesa dos direitos dos idosos no Brasil e também de profissionais das áreas da saúde, direitos humanos e assistência social, além de parlamentares do Congresso Nacional.

Ao longo de seus 118 artigos são tratadas questões fundamentais, desde garantias prioritárias aos idosos, até aspectos relativos à transporte, passando pelos direitos à liberdade, à respeitabilidade e à vida.

##########################

A advogada Catarina Guerra (SD), eleita deputada estadual com 4.897 votos, afirma que pretende somar esforços para ajudar a população do Estado com a solução de problemas em diversas áreas de atuação.  

“Cada município vive uma realidade diferente então não dá para generalizar e dizer ‘a solução é essa’. Vou me pautar e somar naquilo que vier, na tentativa de encontrar soluções seja na Saúde, na Educação, na Segurança”, diz Catarina.

Diante da crise econômica no Estado, a deputada acredita que os Poderes devem unir forças e trabalhar em harmonia para que as medidas urgentes sejam adotadas.

Roraimense, filha de Chico Guerra, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, a parlamentar diz que traz a política no sangue. Eleita para o primeiro mandato, ela é a terceira secretária da Mesa Diretora para o biênio 2019-2020. Casada, mãe de duas filhas, diz que pensando no bem estar das famílias em Roraima, busca na política melhorias em todas as áreas.

##########################

A partir de agora os roraimenses terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local. A TV Assembleia, canal 57.3, estreou na quinta-feira (7/2), a partir das 18h30, o Portal Cultural, um programa que alia jornalismo e entretenimento, com conteúdos sobre a cultura regional.

Na produção e apresentação, está a jornalista Lana Francis. Ela explica que a intenção é abordar assuntos diversos que envolvam a cultura do Estado.

Lana conta que sempre se identificou com atividades culturais, o que a fez perceber que o jornalismo local é carente de produções que abordem o tema.

A coordenadora da emissora, Sônia Lúcia Nunes, destaca que o Portal Cultural será a oportunidade de as pessoas conhecerem a cultura desenvolvida no Estado.

O Portal Cultural vai ao ar todas às quintas-feiras, às 18h30, com reprise aos finais de semana. Quem quiser acessar o programa por meio de outras plataformas, pode encontrá-lo na página da Assembleia Legislativa de Roraima no Facebook e Youtube.

MAIS NOVIDADES

Com três anos no ar, a TV Assembleia – canal 57.3 tem se destacado pela produção de conteúdos diferenciados. O programa Boletim Informativo, antes exibido apenas aos finais de semana, agora irá ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, sob comando da jornalista Gabriela Vital, com um resumo das principais notícias locais.

Com o retorno dos trabalhos do Poder Legislativo, no dia 19 deste mês, além do programa Sessão ao Vivo, às terças, quartas e quintas-feiras, a emissora vai estrear uma nova produção chamada Assembleia Em 1 minuto, com um resumo do que aconteceu em cada sessão ordinária na Assembleia Legislativa.

“A TV também está preparando o retorno do programa Três Minutos Com o Deputado, momento em que a população poderá conhecer um pouco do trabalho dos 24 deputados que compõe o parlamento estadual”, finalizou Sônia Lúcia Nunes.

##########################

Em entrevista coletiva convocada pelo Governo do Estado para falar sobre a situação de concursos antes cancelados, o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), afirmou que a Casa se compromete a repactuar o Orçamento 2019, incluindo a revisão de repasses do duodécimo, para garantir que o Governo do Estado tenha condições de manter o concurso da Polícia Militar e regularizar parte dos repasses atrasados junto às empresas terceirizadas.

Segundo Jalser Renier, com apoio dos demais deputados, o Poder Legislativo votará, ainda em fevereiro, a peça orçamentária com estes ajustes. “A Assembleia Legislativa vai ajudar o Governo a fazer com que esse sonho se torne uma realidade. Com apoio dos meus colegas deputados, estamos providenciando o levantamento do impacto, com a diminuição de despesas do Poder Legislativo, para que a gente possa aferir valores para equacionar o concurso da Polícia Militar”.

Jalser deixou claro que o problema não é culpa nem do atual governo, nem da Assembleia Legislativa, mas que, no entanto, as instituições resolveram realizar uma força-tarefa institucional pelo desenvolvimento do Estado. “Não vai faltar recurso para que possamos, em peça orçamentária, garantir que o governo possa resolver um impasse que não foi da gestão que está aqui. A Assembleia herda um problema que não é dela, mas temos que dar as mãos, pois aquele que estuda tem direito à sua dignidade e um espaço no mercado de trabalho”.

O governador do Estado, Antonio Denarium (PSL), agradeceu ao chefe do Poder Legislativo pelo apoio.  “Agradeço ao deputado Jalser Renier que se solidarizou, e com empenho dos outros deputados, apoiou nossa iniciativa para que possamos ter dinheiro para pagar essa conta”.

Terceirizadas

Jalser Renier afirmou que a Casa está trabalhando ainda para garantir no Orçamento o repasse de parte do pagamento devido pelo Governo do Estado às empresas terceirizadas, com a destinação de emendas parlamentares exclusivas para essa finalidade. Do valor restante, as prioridades serão os investimentos em Saúde e Educação.

########################################################

COMUNICADO

O Roraima Garden Shopping, localizado no bairro Caçari, informa que a partir deste mês a jornalista Yasmin Guedes estará a frente da assessoria de comunicação do mall. Demandas devem ser direcionadas para o e-mail yasminiara@hotmail.com ou pelo WhatsApp 99132-9608.

Acesse:

Facebook: Roraima Garden Shopping

Instagram: @roraimagardenshopping

Site: http://roraimagardenshopping.com.br/

##########################

Conhecer outros países, línguas e culturas diferentes, seja para estudar, trabalhar ou ‘mochilar’. O Intercâmbio tem sido uma alternativa entre muitos brasileiros na busca em aprimorar currículo ou enriquecer conhecimento pessoal. No período de 8 a 10 de fevereiro, o Roraima Garden Shopping promoverá a II Feira de Intercâmbio, na entrada principal do mall, das 18h às 22h.

Canadá, Irlanda e Malta são os países mais procurados por quem deseja o intercâmbio, segundo a coordenadora da Unidade Boa Vista da Egali, Marcia Sousa. Os preços variam por destino, acomodação, de acordo com orçamento do estudante.

O interesse do roraimense explorar outro país – complementa, aumenta em média 50% por ano.

A Egali é uma das 11 empresas a participar da II Feira de Intercâmbio do Roraima Garden Shopping. Colocará à disposição dos visitantes as promoções de destinos e consultorias em geral. “Apresentamos o destino, tiramos dúvidas sobre vistos e custos de vida nos países”,  frisou Márcia.

A empresária Marcella Botinelli levará à entrada principal do Shopping os serviços da Escola de Idiomas e da agência de viagens e intercâmbio. “Divulgaremos nosso mix de serviços, os cursos de inglês para crianças, jovens e adultos e os produtos da agência que são os intercâmbios, viagens e excursões”, destacou.

Nesta segunda edição participarão 11 empresas dos variados segmentos como a Wizard, Egali, Wise Up, Ensina Mais, SENAC, Number One, CCAA, Latam Travel, Yazigi, Kumon e Cultura Inglesa. Na oportunidade, serão ofertados produtos e serviços como pacotes, passagens aéreas e cursos de idiomas.