NOTÍCIAS DE PACARAIMA – Foto – Ángel Medina/Divulgação – Vários militares venezuelanos reforçaram a presença na fronteira com o Brasil desde quarta-feira, 6/2. As informações são da mídia da Venezuela, baseado nos relatos do deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, Ángel Medina…

0
89

UTILIDADE PÚBLICA

########################################################

BARRIL DE PÓLVORA

Vários militares venezuelanos reforçaram a presença na fronteira com o Brasil desde quarta-feira, 6/2.

As informações são da mídia da Venezuela, baseado nos relatos do deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, Ángel Medina.

Segundo ele, os militares se encontram em Santa Elena de Uairén, cidade na fronteira com Pacaraima. Além disso, o deputado denunciou que eles estão limitando o trânsito e realizando vistorias exaustivas nos veículos que transitam por lá, com o intuito de saber se transportam insumos ou fazem parte de ajuda humanitária.

A propósito, moradores de Pacaraima relatam que militares da GBV estão solicitando permisso para circulação em Santa Elena, que segundo o Comando na fronteira não é obrigatório, nem para os venezuelanos que por Pacaraima circulam e para os brasileiros, naquela localidade.

Informam ainda que caso venha a acontecer o fat, basta pedir para falar com o Chefe imediato.

########################################################

ATÉ QUE ENFIM…

A agência da loteria em Pacaraima voltou a funcionar com dois caixas no atendimento à população.

O fato fez com que as enormes filas diminuíssem.

########################################################

FISCALIZAÇÃO

Em visita ao município de Pacaraima, o Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR) constatou mais uma vez, a falta de ambulâncias e equipamentos médicos regulares no Hospital Estadual Délio de Oliveira Tupinambá.

A informação foi repassada pela procuradora da República, Manoela Lamenha Lins Cavalcante no início da noite de sexta-feira, 8/2.

Na ocasião, o órgão explicou que realizou visita na quarta-feira, 6, ao hospital estadual e constatou que não havia ambulâncias aptas a fazer remoções de urgência e emergência de pacientes para Boa Vista.

Outra constatação é a falta de equipamentos para execução de atendimentos habituais de saúde, conforme explicou a procuradora.

Em decorrência do que foi constatado durante a visita, o MPF-RR entrou com novo pedido na Justiça na quinta-feira, 7, para garantir o cumprimento de uma decisão da Justiça Federal de janeiro deste ano.

Além do novo pedido, o órgão também solicitou a aplicação de multa pessoal para os gestores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e da Secretaria Municipal de Pacaraima.

A procuradora pediu ainda a garantia de que as ambulâncias sejam usadas para atender toda a população, sem distinção de etnia ou nacionalidade, considerando o volume de migrantes estrangeiros que chegam a Pacaraima em busca de atendimento de saúde.

“É inadmissível que qualquer município brasileiro não tenha uma ambulância para atender a população. Mas a situação ganha contornos ainda mais graves e sensíveis considerando que Pacaraima passa por um momento de acelerado crescimento populacional por ser a porta de entrada de um dos maiores fluxos migratórios já vividos pelo Brasil”, explica a procuradora da República.

Na sexta-feira, 8, a 2ª Vara da Justiça Federal acolheu parcialmente o novo pedido do Ministério Público Federal em Roraima e determinou o efetivo cumprimento da decisão liminar.

A Justiça Federal concedeu prazo de dez dias para a comprovação da decisão, sob pena de aplicação de multa de R$ 20 mil por dia à União e ao governo do Estado. Já o município de Pacaraima terá a suspensão dos repasses e transferências voluntárias “enquanto perdurar a inércia”.

A Justiça determinou ainda que as ambulâncias do Exército, caso necessário, sejam utilizadas para o transporte de qualquer paciente, “nacional ou estrangeiro, independentemente de ser ou estar amparado pela Operação Acolhida”.

########################################################

ENQUANTO ISSO…

A Prefeitura Municipal de Pacaraima que além dos graves problemas citados acima.

E também do não recolhimento do lixo nas vias públicas da cidade em tempo hábil. Por exemplo, o carro de Lixo não passou nenhuma vez na rua Araí para recolhimento dos sacos de lixos.

Anuncia nas redes sociais, a realização do MICARAIMA 2019, nos dias 15 e 16 de março, com a atração nacional confirmada, que será a Banda Psirico.

Parece que o povo gosta mesmo de pão e circo!

########################################################