NOTÍCIAS DE RORAIMA – Foto – Mel Snyder – Foi publicada uma reportagem na revista Piauí 148, de janeiro de 2019, cujo título é “Éxercito de Uma Mulher Só: Como Joênia Wapichana se Tornou a Primeira Indígena a Chegar à Câmara dos Deputados”, assinada pela jornalista Adriana Negreiro…

0
115

NOTÍCIAS DE RORAIMA

AJUDA

O governo brasileiro reconheceu na segunda-feira, 11/2, a representante do autoproclamado governo interino da Venezuela, María Teresa Belandria, como embaixadora oficial do país, e autorizou a instalação de um centro de distribuição de ajuda humanitária em Roraima, na fronteira entre os dois países, afirmaram os representantes venezuelanos depois de um encontro com o chanceler Ernesto Araújo.

Araújo, que já havia se encontrado com Belandria em Washington, onde esteve na semana passada, recebeu desta vez as cartas credenciais e se comprometeu com a instalação do centro no Estado da Região Norte.

“O governo brasileiro vai se fazer presente não apenas com o centro de ajuda, mas com apoio político, e decidido. Tenho a palavra do senhor chanceler de que me vai acompanhar ao local, quando estiver instalado o centro, para mostrar não apenas o apoio através de toneladas de medicamentos e alimentos, mas o apoio político”, disse Belandria depois do encontro.

O Brasil já havia reconhecido Guaidó como presidente legítimo da Venezuela, assim como Estados Unidos, União Europeia e o Grupo de Lima. Belandria afirmou que ficará no Brasil, mas deve se concentrar em Roraima, onde, disse, estão os venezuelanos que precisam de ajuda.

A representante venezuelana não terá acesso à embaixada do país em Brasília, ainda reservada aos representantes do governo de Nicolás Maduro – mesmo que sem embaixador desde dezembro de 2017. Ao ser perguntada onde seria sua embaixada, respondeu: “Nós somos a embaixada”, apontando para seu grupo. “Não precisamos de um prédio para ser a embaixada.”

Araújo reuniu-se com a representante diplomática de Guaidó e com o deputado da Assembleia Nacional Lester Toledo, encarregado da organização do ponto de apoio. Segundo Toledo, a intenção do grupo de venezuelanos é ir na próxima semana a Roraima para verificar onde o centro poderá ser colocado, em Boa Vista ou Pacaraima, a cidade na fronteira entre os dois países.

“Agora o governo brasileiro nos deu respaldo total para abrir um segundo caminho para ajuda humanitária”, disse Toledo a jornalistas. “Há dezenas de países da região, do Grupo de Lima que estão disponíveis para trazer as primeiras toneladas de ajuda, mas sem a boa vontade do governo do Brasil seria impossível.”

O grupo de Guaidó já organizou um primeiro ponto de apoio em Cúcuta, na fronteira da Colômbia com a Venezuela, onde chegaram toneladas de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, Canadá e da própria Colômbia. No entanto, o governo de Nicolás Maduro fechou a passagem e não permitiu a entrada.

Os venezuelanos agora contam com a passagem também pelo Brasil. Como mostrou a Reuters, a fronteira brasileira com a Venezuela passa pela terra indígena Pemon e os chefes da tribo garantem que permitirão a passagem por suas terras. Os militares venezuelanos, no entanto, ainda sob as ordens de Maduro, têm impedido a entrada.

“Como entrar? Com gente, com acompanhamento das pessoas que querem mudança”, disse Toledo. “Os soldados sabem que ali naquele carregamento vai comida para seus filhos, vai medicamentos para os enfermos.”

Segundo Belandria, nos próximos dias ela terá encontros com representantes do governo brasileiro, especialmente dos ministérios da Saúde e da Defesa, para trabalhar os detalhes do centro de apoio em Roraima e também o que o Brasil poderia doar.

Os venezuelanos pediram medicamentos e alimentos mas também apoio logístico, transporte e segurança.

Doações de outros países devem passar também pelo Brasil e, segundo Belandria, empresas privadas também se comprometeram a colaborar.

Fonte: Reuters

########################################################

AJUDA II

Foto – Acervo Pessoal

O roraimense e Economista ARNALDO AMORIM está pretendendo fundar uma associação que dará assistência a população mais carente de Boa Vista…

Enquanto não é formalizada já está colocando a mão na massa, distribuindo sopão.

No futuro serão mais itens, tipo roupas e outros gêneros. A iniciativa é particular, sem apoio político. Apenas de comerciantes locais.

########################################################

SOCIAL

Comemorou idade nova na segunda-feira, 11/02, a roraimense NORMA CLAÚDIA DOS SANTOS LIMA, na foto divide espaço com a sua filha RAYZA

Foto – Acervo Pessoal

########################################################

SOCIAL II

O casal Teuto-Brasileiro mais que simpático, os amigos do site e Doutores HERIBERT SCHMITZ & DALVA MOTA, que residem em Belém, em pose exclusiva para o site 

Foto – Acervo Pessoal

########################################################

GRANDE MÍDIA

Foi publicada uma reportagem na revista Piauí 148, de janeiro de 2019, cujo título é “Éxercito de Uma Mulher Só: Como Joênia Wapichana se Tornou a Primeira Indígena a Chegar à Câmara dos Deputados”, assinada pela jornalista Adriana Negreiro.

Na referida publicação vem a seguinte frase da deputada: “A visão de que moramos no mato, andamos sem roupa e pintamos frequentemente o corpo não é nossa. É do branco. Nenhuma cultura fica estagnada”.

Para quem quer acessar clicar em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/exercito-de-uma-mulher-so/

########################################################

BOLETIM IFRR

Na segunda-feira, 11/2, começaram as inscrições no Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex) 2019, voltado para estudantes dos cursos presenciais de nível técnico e de graduação do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

São disponibilizadas 50 bolsas no valor de R$ 400 mensais, cada uma, com vigência de seis meses.

Os interessados poderão se inscrever no setor de extensão do respectivo campus. O edital, os documentos necessários para a efetivação da inscrição e outras informações sobre a seleção estão disponíveis no link http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/extensao/editais/pbaex-2019.

As propostas submetidas devem estar inseridas em umas das seguintes áreas temáticas da política de extensão: comunicação, educação, meio ambiente e recursos naturais, saúde/esportes, tecnologia e produção, trabalho, cultura e direitos humanos, e justiça.

Os interessados têm até o dia 25 de fevereiro para se inscrever.

Conforme o edital, a lista preliminar dos projetos aprovados deverá ser divulgada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) no dia 26 de março e, em 1º de abril, a lista final. O período de execução dos projetos será de 8 de abril a 30 de junho e de 1º de agosto a 8 de novembro de 2019, sendo julho o mês de recesso acadêmico, quando o projeto não pode ser executado.

###############################

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) disponibilizou para consulta pública na sexta-feira, 8/2, a minuta de reformulação do regulamento que estabelece normas para o desenvolvimento de cursos de formação Inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional do Instituto Federal de Roraima.

O documento está disponível no link http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/extensao/fic/consulta-publica/minuta-da-reformulacao-do-regulamento-dos-cursos-de-formacao-inicial-e-continuada-fic-do-ifrr.

Eventuais contribuições podem ser enviadas, até o dia 15 de fevereiro, para o e-mail proex@ifrr.edu.br. Após essa etapa, a comissão responsável pela reformulação do regulamento formatará a versão final e a encaminhará ao Conselho Superior da instituição (Consup).

###############################

Foto – Divulgação

Na quinta-feira, 14/2, a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho, dará posse à primeira diretora-geral escolhida pela comunidade acadêmica do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), professora Cida Medeiros.

A cerimônia terá início às 16 horas, no auditório da unidade, na Rua Prof. Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão).

A professora Cida foi nomeada, no ano de 2013, como diretora-geral pelo então reitor da instituição quando o CBVZO foi implantado. Em dezembro de 2018, foi eleita diretora-geral com 120 votos de estudantes e servidores para o biênio 2019-2020.

A diretora-geral escolhida possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Há mais de 20 anos é professora do quadro efetivo do IFRR, onde já ocupou cargos de gestão em áreas como a de Graduação e Tecnologia da Informação, antes de estar à frente do CBVZO.

Embora o mandato de um diretor-geral seja de quatro anos, a gestora permanecerá no cargo só até 2020 – ano em que deve ser deflagrado o processo de escolha do reitor e dos diretores-gerais das unidades do IFRR.

No ano passado, apenas o CBVZO escolheu um novo diretor-geral, pois completou cinco anos de funcionamento, período previsto pela legislação para que haja a consulta ao cargo.

########################################################

UTILIDADE PÚBLICA

COMUNICADO URGENTE

A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informa que devido à falta de energia elétrica ocorrida das 23 horas de sexta-feira, 08/02, até as 4 horas de sábado, 09, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia, a produção de água potável foi prejudicada. Desta maneira, o abastecimento está comprometido em vários pontos da capital, especialmente devido ao aumento de consumo por parte dos usuários.

Desta maneira, o fornecimento de água está enfraquecido em alguns locais da cidade em conseqüência das cinco horas em que a ETA ficou paralisada pela falta de energia, pois o sistema esvaziou totalmente. Esclarecemos que o sistema está funcionando 100%, mas devido à interrupção da produção ainda na madrugada de sábado e ao alto consumo, a recomposição ocorre de maneira mais demorada.

Informa ainda que os Centros de Reserva e Distribuição (CRD’s) dos Bairros Caranã e Equatorial também apresentaram problemas e estão operando manualmente. Equipes da Companhia estão trabalhando de maneira ininterrupta para resolver o problema. Vale ressaltar que não houve suspensão do fornecimento.

E orienta aos clientes que necessitarem de atendimento, dúvidas ou algum tipo de reclamação sobre vazamento e rompimento de rede, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a SAC: 0800.280.9520, das 7h às 18h, o aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android e IOS) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br.

########################################################

BOLETIM TJRR

Foto – Divulgação

O calendário do primeiro semestre da Vara da Justiça Itinerante já começou a ser executado.

Na segunda-feira, dia 11/2, as equipes do programa do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) estarão realizando atendimento no bairro Cinturão Verde, na travessa Jose Francisco, a partir das 9 horas, seguindo até às 16 horas. Na semana passada os trabalhos foram realizados no bairro Mecejana.

Serão disponibilizados de forma gratuita à população, serviços de divórcio consensual; guarda e responsabilidade de menor; declaração de união estável; pensão alimentícia; exoneração de alimentos; revisional de alimentos; conversão de separação em divórcio; dissolução de sociedade de fato; ação de cobrança; reconhecimento de paternidade e maternidade.

Mas esse trabalho não se concentra apenas na Capital, o juiz titular da Vara da Justiça Itinerante, Erick Linhares, informou que já há ações agendadas para quem precisa dos serviços no Interior do estado.

O primeiro município a ser atendimento esse ano é o de Pacaraima, com programação para os dias 17 a 23 de fevereiro. O município está localizado ao Norte de Roraima, fronteira com a Venezuela, e além da sede, segundo o juiz, serão alcançadas as comunidades indígenas do Contão e Surumu no município.

Na sequência serão atendidos os moradores da sede do município de Alto Alegre, entre os dias 24 e 30 de março, além da zona Rural, nas comunidades do Raimundão, vila São Silvestre, Paredão e Boqueirão.

Na Capital, a Vara da Justiça Itinerante funciona na avenida Capitão Ene Garcês, número 1696, bairro  São Francisco, sala 304. Nela também está localizada a Câmara de Conciliação, onde são realizadas as audiências às quintas-feiras das 14h às 18 horas.

Os interessados em obter mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido pelo programa podem ligar para 0800 280 8580 ou enviar e-mail para o endereço varajusticaitinerante@tjrr.jus.br. O calendário com os detalhes e datas sobre as atividades deste primeiro semestre está disponível no link: http://www.tjrr.jus.br/index.php/servicos/justica-itinerante#calend%C3%A1rio.

########################################################

BOLETIM ALERR

Nesta semana, cerca de 700 pessoas iniciarão as aulas em um dos cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pela Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho. A unidade começa o ano com 29 turmas em diversas modalidades, ofertadas nos três períodos.

A escola já havia retomado as atividades com os preparatórios para concursos, e iniciou agora os cursos de capacitação profissional.

Na segunda-feira (11/2), começaram na instituição os cursos de Informática Básica, Intermediária e Avançada, Gestão de Pessoas.

Vagas

Apesar de o curso já ter iniciado, ainda restam 40 vagas. Os interessados em participar podem confirmar a presença na sede da instituição, munidos de documentos pessoais oficiais com foto, comprovante de residência, CPF e disponibilizar contatos telefônicos.

Será emitido certificado de conclusão a todos os participantes, mas para isso, é necessária a participação em, no mínimo, 75% das aulas.

Novos Cursos

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, a unidade terá novidades para o mês de março, principalmente para quem almeja uma vaga no serviço público.

A Escola também está programando outras turmas para capacitação nas áreas administrativas e de saúde.

A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, na avenida Solón Rodrigues Pessoa, nº 1.313, no bairro Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista. Outras informações pelo telefone 98402-3402.

Confira os cursos iniciados neste mês:

Curso Horário Período Dias
Informática Básica 8h às 10h 11.02 a 15.03 2ª/4ª/6ª
Informática Intermediária 10h às 12h
Gestão de Pessoas 8h30 as 11h30 11 a 25.02
Inglês Básico 8h às 10h 18.02 a 08.04 2ª/4ª
Inglês Intermediário 10h às 12h
Marketing (redes sociais) 8h30 as 11h30 25 a 28.02 2ª a 5ª
Informática Básica 8h às 10h 12.02 a 02.04 3ª/5ª
Informática Intermediária 10h às 12h
Técnicas para Recepcionista 8h30 as 11h30 12.02 a 07.03
Espanhol Básico 8h às 10h 26.02 a 16.04
Espanhol Intermediário 10h às 12h
Informática Básica 14h às 16h 11.02 a 15.03 2ª/4ª/6ª
Informática Avançada 16h às 18h
Inglês Básico 16h às 18h 13.02 a 18.03
Primeiros Socorros 14h30 as 17h30 25 a 28.02 2ª a 5ª
Informática Básica 14h às 16h 12.02 a 02.04 3ª/5ª
Informática Avançada 16h às 18h
Auxiliar Administrativo 14h30 as 17h30 12.02 a 07.03
Técnicas de Vendas 14h30 as 17h30 12.02 a 07.03
Inglês Intermediário 16h às 18h 26.02 a 28.03 3ª a 5ª
Informática Básica 18h às 20h 11.02 a 15.03 2ª/4ª/6ª
Informática Intermediária 20h às 22h
Educação Especial 18h às 22h 18.02 a 22.02 2ª a 6ª
Libras Básico 18h30 as 20h30 18.02 a 20.04 2ª/4ª
Inglês Básico 18h30 as 20h30 18.02 a 08.04 2ª/6ª
Coaching 18h30 as 21h30 25 a 28.02 2ª a 5ª
Informática Básica 18h às 20h 12.02 a 02.04 3ª/5ª
Informática Intermediária 20h às 22h
Inglês Intermediário 18h às 20h 19.02 a 21.03 3ª a 5ª