NOTÍCIAS DE PACARAIMA – O Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que até o domingo (10/2) seis dos dez municípios com maiores focos de calor do Brasil são de Roraima. Pacaraima é o segundo no país, com 74 indícios, ficando atrás apenas de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, que tem 408…

0
81

UTILIDADE PÚBLICA

########################################################

É FOGO

O Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que até o domingo (10/2) seis dos dez municípios com maiores focos de calor do Brasil são de Roraima.

Pacaraima é o segundo no país, com 74 indícios, ficando atrás apenas de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, que tem 408.

Aparecem na lista do Instituto: Bonfim (60), Normandia (60), Amajari (45), Caroebe (43), Caracaraí (39). Os dados são referentes ao dia 9 de fevereiro. O Inpe faz acompanhamento diário via satélite e ajuda os órgãos de combate no controle das regiões com maiores incidência para queimadas.

Os outros três municípios brasileiros com altos índices de queimadas são: Paranatinga, Nova Maringá e Feliz Natal. Todos estão localizados no estado do Mato Grosso, região Centro-Oeste do país.

Conforme o órgão, de primeiro a nove de fevereiro deste ano foram registrados 108 focos de calor, o equivalente a 53% de redução se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 230 haviam sido computados pelos satélites.

No ano, já são 491 focos, decréscimo de 30%, conforme o Inpe, em comparação com 2018, época em que 710 foram registrados.

CALENDÁRIO

No início do ano, produtores rurais realizam queimadas para começar as atividades rurais. Com o objetivo de evitar maiores danos ao meio ambiente, a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) elabora um calendário de queimadas, que deve ocorrer em períodos programados nos municípios roraimenses.

A execução do calendário de autorização de queimadas deste ano iniciou no dia 12 de janeiro. Já foram atendidas as cidades de Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe, Caracaraí, Bonfim e Cantá.

Produtores de Iracema recebem os técnicos entre segunda-feira, dia 11 até 14 de fevereiro. A visita em Mucajaí será de 15 a 20. Em Alto Alegre, a previsão é que ocorra de 21 a 24. Amajari de 25 a 28 de fevereiro e Normandia nos dias 1 e 2 de março.

Ao solicitar a autorização, o produtor deve preencher o requerimento da Femarh.  Devem ser apresentados, documentos originais, além de cópias da carteira de identidade, CPF, título definitivo ou autorização, certidão ou declaração de posse, emitida por órgão fundiário federal ou estadual.

Os produtores devem apresentar ainda, o mapa ou croqui da propriedade rural, memorial descritivo, coordenada geográfica inicial da propriedade, certidão de uso e ocupação do solo, emitido pela prefeitura. A autorização de queimada referente ao ano anterior e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) precisam ser levados aos técnicos.

########################################################

AÇÃO

Na manhã de segunda-feira, às 11 horas, em frente ao terminal rodoviário de Pacaraima, o site acompanhou uma ação do Exército Brasileiro em abordagem aos venezuelanos que se encontravam naquele local.

Todos foram revistados individualmente. Também foram solicitados documentos.

########################################################

ELZA

Policiais da 1a Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira, em Pacaraima, atenderam uma ocorrência de disparo de arma de fogo no começo da madrugada de sábado, 9/2.

O fato ocorreu no pátio da Receita Federal, às margens da BR-174.

A PM conversou com o vigilante do prédio e ele confirmou que efetuou os disparos depois de fazer uma ronda, inclusive na área externa, e avistar um indivíduo de origem venezuelana tentando abrir uma carreta para furtar a mercadoria. Diante do flagrante, o vigilante atirou uma vez.

Os policiais encontraram o homem ferido recebendo atendimento de um médico do Exército Brasileiro. A polícia não informou em que parte do corpo ele foi atingido, mas explicou que o suspeito foi removido para Boa Vista numa ambulância do Exército.

Como se trata de um crime praticado dentro de um órgão federal, o auditor fiscal informou que a investigação do caso ficaria sob a responsabilidade da Polícia Federal. Até a manhã de domingo, 10, o suspeito do crime permanecia internado no Hospital Geral de Roraima.

########################################################

AÇÃO

O juiz titular da Vara da Justiça Itinerante, Erick Linhares, informou que já há ações agendadas para quem precisa dos serviços no Interior do estado.

O primeiro município a ser atendimento esse ano é o de Pacaraima, com programação para os dias 17 a 23 de fevereiro.

O município está localizado ao Norte de Roraima, fronteira com a Venezuela, e além da sede, segundo o juiz, serão alcançadas as comunidades indígenas do Contão e Surumu no município.