NOTÍCIAS NACIONAIS – A deputada estadual Kitty Lima (Rede) propôs a criação, via Projeto de Lei, de uma Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), vinculado ao portal da Delegacia Virtual do Estado…

0
50

KINO

Gabriel Leone

Foto – Divulgação

Gabriel Leone mudou o visual com o hairstylist Neandro Ferreira para atuar no filme “Duetto”, de Vicente Amorim.

De férias da TV desde “Onde Nascem os Fortes”, o carioca de 25 anos, será Carlo no longa que será rodado na Itália, na região de Puglia.

Super charmoso, o novo visual é sem barba e com os fios mais curtos e topete volumoso.

O elenco ainda traz as estrelas Fernanda Montenegro, aos 89 anos, e Claudia Cardinale, que completou 80 anos em 2018. A história se passa na década de 1960 e também terá filmagens em São Paulo.

########################################################

PROJETO

A deputada estadual Kitty Lima (Rede) propôs a criação, via Projeto de Lei, de uma Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), vinculado ao portal da Delegacia Virtual do Estado.

O objetivo da parlamentar é facilitar as denúncias de maus-tratos a animais.

Na proposta, sugerido que no site seja criado um acesso para denúncia de infração penal envolvendo animais e contendo atalhos também nos sites da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Para a parlamentar, esta é uma medida necessária para garantir que pessoas que cometam crimes contra os animais sejam punidos. “A Depa já funciona muito bem em outros estados. Vimos que estes índices em Sergipe são muito grandes. Em um ano, foram 400 denúncias. Deixamos claro que foram pessoas que foram denunciar, porque muita gente ainda não tem coragem, tem medo. A gente prova com falas e dados que temos um Estado deficiente neste assunto”.

O projeto de lei define que, na descrição dos fatos, deverá conter data e hora aproximada do crime; endereço; nome ou apelido do suspeito de efetuar maus-tratos; classificação dos animais, como cão, gato, equinos, suínos ou pássaros, adultos ou filhotes; relato breve; envio de fotos ou vídeos; endereço eletrônico caso o fato seja divulgado na internet; e placa do veículo caso haja envolvimento.

A matéria ainda não foi colocada para apreciação dos deputados estaduais por conta da pendência na composição das comissões temáticas. A nomeação deve ser anunciada até a próxima semana e, a partir daí, o projeto começará a tramitar na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

########################################################

SALVAMENTO

Foto – Divulgação

PMDF resgata cadela esfaqueada, baleada e abandonada dentro de mala.

Uma cadela foi ferida e deixada dentro de uma mala na entrada do Núcleo Rural Córrego Urubu, no Lago Norte.

O animal foi encontrado e resgatado no domingo (10/3) pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O canino apresentava sinais de esfaqueamento, além de uma perfuração na lateral do peito, que, segundo a corporação, aparentava ser de tiro.

Os policiais relatam terem tentado contato com a Zoonose de Brasília, mas não obtiveram retorno. Por isso, levaram a cadela a uma clínica veterinária particular para dar início ao tratamento.

À equipe de militares, o veterinário informou que não irá cobrar pelos serviços prestados ao animal vítima de maus tratos porque ficou admirado com o trabalho da corporação.

########################################################

AGENDA

Após um evento inaugural bem-sucedido em 2018, organizado pela FPSO Network, o FPSO Brazil Congress, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio de 2019, está programado para voltar ao Rio de Janeiro em sua segunda edição. Ele continuará sendo a única plataforma dedicada a FPSO para o robusto mercado brasileiro.

No ano passado, o congresso abriu as portas para as companhias de petróleo da região, fornecedores de FPSO, investidores e prestadores de soluções, à medida que a comunidade discutia soluções práticas para entregar projetos de FPSO de boa relação custo-benefício trabalhando, ao mesmo tempo, dentro das delimitações da estrutura regulamentar brasileira.

Após um ano, as mudanças regulamentares, atualizações de conteúdo local, entre outros, estão cada vez mais abalando o mercado de FPSO no Brasil. Há relatos de que a indústria tramitará rapidamente a implementação de unidades e acelerará a produção de petróleo do pré-sal, e agora o mercado vê que as empresas brasileiras locais e os atores internacional como um todo finalmente têm uma “real oportunidade” de tirar proveito do inexplorado mega potencial de campo dos mares brasileiros.

“O congresso de 2019 se concentrará em atualizar mega oportunidades de campo do pré-sal ao superar desafios de conteúdo local, financeiros, regulamentares e operacionais”, declarou Jamie Tan, diretor de conferência do FPSO Brazil Congress 2019.

O FPSO Brazil Congress continuará reunindo líderes do setor na cadeia de valores a fim de compartilharem lições aprendidas de seus próprio projeto FPSO, fomentar conexões significativas entre a comunidade e, sobretudo, desenvolver planos de negócios empolgantes para além de 2019.

O potencial do mercado brasileiro de FPSO é evidente pela presença dos principais atores do setor, incluindo a Agência Nacional do Petróleo, Equinor, ExxonMobil, MODEC, QGEP, SBM Offshore, Teekay Offshore, entre outros.

Eles tratarão de várias questões que afetam o setor de FPSO brasileiro, incluindo design de embarcação, execução de projetos, desenvolvimentos tecnológicos, financiamento, integridade de ativos, reparos, desativação, requisitos da cadeia de suprimentos e regulamentação.

Para mais informações, entre em contato com a FPSO Network em enquiry@iqpc.com.sg ou ligue para +65-6722-9388.

########################################################

BIBLIOTECA

Foto – Divulgação

Na Biblioteca PDF o internauta encontra links para uma grande variedade de textos sobre ÉTICA e outros temas relacionados aos animais, em sua maioria em formato PDF e que podem ser baixados.

Caso encontre algum link quebrado, por favor, informe-nos.

Descrições sobre a exploração animal

O site da Ética Animal possui uma seção dedicada exclusivamente à descrição das várias formas de exploração praticadas sobre os animais usados por humanos:

http://www.animal-ethics.org/exploracao-animal-introducao/

Estatísticas sobre a exploração animal

FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations. Global Capture Production 1950-2014. Fisheries and Aquaculture Department, Global Statistical Collections, 2010.

MOOD A. & BROOKE, P. Estimating the Number of Fish Caught in Global Fishing Each Year. Fishcount.org.uk, 2010. Disponível em:

TOMASIK, B. One trillion fish. Essays on Reducing Suffering, 2012.

Especismo (definições)

BERNSTEIN, M. Neo-speciesism. Journal of Social Philosophy, n. 35, p. 380-390, 2004.

FARIA, C.; PAEZ, E. Anthropocentrism and speciesism: Conceptual and normative issues. Revista de Bioética y Derecho, 32, pp. 95-103, 2014. Acessado em 23 de janeiro de 2016.

HORTA, O. Discrimination in terms of moral exclusion. Theoria: Swedish Journal of Philosophy, 76, pp. 346-364, 2010.

HORTA, O. Un desafío para la bioética: la cuestión del especismo. Tese (Doutorado em Filosofia). Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2007.

HORTA, O. What is Speciesism. The Journal of Agricultural and Environmental Ethics, n. 23, p. 243–266, 2010.

O site da Ética Animal possui os seguintes artigos sobre a definição de especismo:

Especismo. Ética Animal.

Perguntas frequentes sobre especismo. Ética Animal.

Argumentos contra o especismo

BERNSTEIN, M. H. Marginal cases and moral relevance. Journal of Social Philosophy, n. 33, pp. 523-539, 2002.

EHNERT, J. The argument from species overlap. Blacksburg: Virginia Polytechnic Institute and State University, 2002.

HORTA, O. Moral considerability and the argument from relevanceJournal of Agricultural and Environmental Ethics, 31, pp. 369-388, 2018.

HORTA. O. The Scope of the Argument from Species Overlap. Journal of Applied Philosophy, 31, p. 142-154, 2014.

O site da Ética Animal possui os seguintes artigos com argumentos contra o especismo:

Petição de princípio. Ética Animal.

O argumento da sobreposição de espécies. Ética Animal.

Argumentos contra o especismo. Ética Animal.

O argumento da relevância. Ética Animal.

O argumento da imparcialidade. Ética Animal.

Pensando imparcialmente sobre os animais: por que o especismo é injusto. Ética Animal

Justiça plena: o que o véu da ignorância nos mostra sobre uma sociedade justa. Ética Animal.

Consideração dos animais a partir de uma teoria ética específica

Igualitarismo

IgualitarismoÉtica Animal

CASAL, P. Why sufficiency is not enough. Ethics, 116, pp. 296-326, 2006.

FARIA, C. Equality, priority and nonhuman animals. DILEMATA, 14, pp. 225-236, 2014.

HORTA, O. Egalitarianism and animals. Between the Species, 19, pp. 109-145, 2016.

HORTA, Oscar. Igualitarismo, igualatión a la baja, antropocentrismo y valor de la vida. Revista de Filosofía da Universidad Complutense de Madrid., v. 35, n. 1, p. 133-152, 2010d. (Uma tradução para o português feita por Luciano Carlos Cunha pode ser lida aqui.)

PERSSON, I. Una base para la igualdad (interespecífica). In: CAVALIERI, P. & SINGER, P. (eds.). The ‘Great Ape’ Project: Equality Beyond Humanity. London: Forth Estate Limited, 1993, p. 183-193.

VALLENTYNE, P. Of Mice and Men: Equality and Animals. In: HOLTUG, N. LIPPERT-RASMUSSEN, K. (eds.). Egalitarianism. New Essays on the Nature and Value of Equality. Oxford: Clarendon Press, 2007, p. 211-237.

Consequencialismo negativo

Negative ConsequentialismAnimal Ethics.

Prioritarismo

HOLTUG, N. Equality for animals. In: RYBERG, J.; PETERSEN, T. S. & WOLF,

C.(eds.) New waves in applied ethics. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2007a, p. 1-24.

Direitos

Teorias de direitos: a abordagem geralÉtica Animal.

Teorias de direitos: diferentes posiçõesÉtica Animal

Suficientismo

CRISP, R. Equality, Priority, and Compassion. Ethics, 113, p. 745-763, 2003.

Kantianismo

KORSGAARD, C. Fellow Creatures: Kantian Ethics and Our Duties to Animals. The Tanner Lectures on Human Values, 25/26, p. 77-110, 2005.

Ética das virtudes e ética do cuidado

Ética das virtudes e ética do cuidado. Ética Animal

ROLLIN, B. The Moral Status of Animals and Their Use as Experimental Subjects. In: KUHSE, H. & SINGER, P. (eds.). A Companion to Bioethics. Oxford: Blackwell, 1998, p. 411-424.

Utilitarismo

Utilitarismo. Ética Animal

SINGER, P. The significance of Animal Suffering. In: BAIRD, R. M.; ROSENBAUM, S. E. (Eds.). Animal Experimentation: the Moral Issues. Amherst, NY: Prometheus Books, 1991, p. 56-66.

Contratualismo

Contractarianism. Animal Ethics

VANDeVEER, D. Of beasts, persons and the original position. The Monist, 62, pp. 368-377, 1979.

O site da Ética Animal possui os seguintes artigos sobre como as diferentes teorias éticas abordam a consideração moral dos animais não humanos:

Teorias éticas e animais não humanos. Ética Animal.

Diferentes teorias éticas. Ética Animal.

Consideração pelos animais x ecologismo

DORADO, D. El conflicto entre la ética animal y la ética ambiental:bibliografía analítica. Tese (Doutorado em Biblioteconomia). Madrid: Universidad Carlos III, 2015.

FARIA, C. Muerte entre las flores: el conflicto entre el ecologismo y la defensa de los animales no humanos. Viento Sur 125, p. 67-76, 2012.

FARIA, C. Sobre o bem de tudo e de todos: a conjunção impossível entre ambientalismo e libertação animal. Agora: Papeles de Filosofia, v. 30, n. 2, p. 27-41, 2011.

PAEZ, E. Intuitions Gone Astray: between Implausibility and Speciesim – The Predation and Procriation Problem: a Reply. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (1) p. 94 – 99, 2015.

SHELTON. J. A. Killing Animals That Don´t Fit In: Moral Dimensions of Habitat Restoration. Beetwen the Species, n.13(4). 2004. Disponível em:

MOSQUERA, J. The Harm They Inflict When Values Conflict: Why Biodiversity Does not Matter. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (1) p. 65 – 77, 2015.

O site da Ética Animal possui os seguintes artigos sobre o conflito entre a consideração pelos animais x ecologismo:

O governo do Reino Unido possui os meios para vacinar texugos contra a tuberculose, então por que os está matando? Ética Animal.

Por que devemos dar consideração moral a indivíduos em vez de espécies. Ética Animal.

Por que devemos dar consideração moral a seres sencientes em vez de ecossistemas. Ética Animal.

Por que devemos dar consideração moral a seres sencientes em vez de seres vivos. Ética Animal.

Estatísticas e descrições sobre a vida dos animais na natureza

HORTA, O. Debunking the Idyllic View of Natural Processes: Population Dynamics and Suffering in the Wild. Télos, 17, p. 73-88, 2010.

NG, Y. Towards Welfare Biology: Evolutionary Economics of Animal Consciousness and Suffering. Biology and Philosophy, v. 10, n. 3, p. 255−85, 1995.

TOMASIK, B. How Many Animals are There? Essays on Reducing Suffering, 2014.

TOMASIK, B. The Importance of Wild-Animal Suffering. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (2). p. 133-152, 2015.

O site da Ética Animal mantém uma seção com vários artigos descrevendo a situação dos animais na natureza, que pode ser acessada no link a seguir:

http://www.animal-ethics.org/animais-na-natureza/

Em especial, o seguinte artigo dá uma descrição geral:

Por que a visão popular dos animais que vivem na natureza está errada? Ética Animal.

Questões éticas levantadas pela situação dos animais na natureza

BONNARDEL, Y. Contre l’apartheid des espèces: À propos de La prédation et de l’opposition entre écologie et libération animale. Les cahiers antispécistes, v.14, 1996. (Uma tradução para o português feita por Anna Cristina Reis Xavier pode ser lida aqui.)

BONNARDEL, Y. En finir avec l’idée de Nature, renouer avec l’éthique et la politique. Les temps modernes, 2005. (Uma tradução para o português feita por Anna Cristina Reis Xavier pode ser lida aqui.)

COWEN, T. Policing nature. Environmental Ethics, n. 25, p. 169–182, 2003.

CUNHA, L. C. If Natural Entities Have Intrinsic Value, Should We Then Abstain from Helping Animals Who Are Victims of Natural Processes? Relations: Beyond Anthropocentrism, 3 (1), p. 51-63, 2015.

CUNHA, L. C. O Princípio da Beneficência e os Animais Não Humanos: Uma Discussão Sobre o Problema da Predação e Outros Danos Naturais. Agora: Papeles de Filosofia, v. 30, n. 2, p. 99-131, 2011.

CUNHA, L. C. Vítimas da natureza: implicações éticas dos danos que os animais não humanos padecem em decorrência dos processos naturais. Tese (Doutorado em Filosofia). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2018.

DORADO, D. Ethical Interventions in the Wild: An Annotated Bibliography. Relations: Beyond Anthropocentrism. n. 3 (2), p. 219 – 238, 2015.

FARIA, C. Animal Ethics Goes Wild:The Problem of Wild Animal Suffering and Intervention in Nature. Tese (Doutorado em Filosofia).Barcelona: Universitat Pompeu Fabra, 2016.

FARIA, C. Disentangling Oblitations of Assistance: a Reply to Clare Palmer´s “Against the View That We Are Normally Required to Assist Wild Animals”. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (2) p. 211 – 218, 2015.
FARIA, C. & PAEZ, E. Animals in Need: the Problem of Wild Animal Suffering and Intervention in Nature. Relations: Beyond Anthropocentrism, 3 (1) p. 7 – 13, 2015.

FINK, C. The Predation Argument. Between the Species, n. 13 (5), p. 1-15, 2005.

HORTA, O. Debunking the Idyllic View of Natural Processes: Population Dynamics and Suffering in the Wild. Télos, 17, p. 73-88, 2010.

HORTA, O. Disvalue in Nature and Intervention. Pensata Animal, 34, 2010.

Disponível em: <http://www.pensataanimal.net/painel/138-devemos-intervir-na-predacao/350-oscar-horta> . Acesso em 12/02/2015.

HORTA, O. La cuestión del mal natural: bases evolutivas de la prevalencia del desvalor. Agora: Papeles de Filosofia, v. 30, n. 2, p. 57-75, 2011.

Horta, O. The Problem of Evil in Nature: Evolutionary Bases of the Prevalence of Disvalue. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3(1). p. 17-32, 2015.

HORTA, O. The ethics of the ecology of fear against the nonspeciesist paradigm: A shift in the aims of intervention in nature. Between the Species, 13/10, p. 163-187, 2010. (Uma tradução para o português feita por Lara André pode ser lida aqui.)

HORTA, O. Zoopolis, intervention and the state of nature. Law, Ethics and Philosophy, 1, p. 113-125, 2013.

LONGUEIRA MONELOS, A. El sufrimiento animal y la extinción. Agora: Papeles de Filosofia, v. 30, n. 2, p. 43 – 56, 2011.

MANNINO, A. Humanitarian Intervention in Nature: Crucial Questions and Probable Answers. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3(1). p. 109 – 120, 2015.

MANNINO, A. Crucial questions in the debate about humanitarian intervention in nature. Giordano Bruno stiftung schweiz, 20, 2014.

MCMAHAN, Jeff. Predators: A response. New York Times, 28/09/2010.

McMAHAN, Jeff. The Meat Eaters. New York Times, 19/09/2010.

McMAHAN, J. The Moral Problem of Predation. In: CHIGNELL, A.; CUNEO, T. & HALTEMAN, M.C. (Eds.). Philosophy Comes to Dinner: Arguments About the Ethics of Eating. London: Routledge, p. 268-294, 2015.

MILL, J. S. On Nature. Nature, The Utility of Religion and Theism, Rationalist Press, p. 07-33, 1904. (Uma tradução para o português feita por Ricardo Torres pode ser acessada em https://masalladelaespecie.files.wordpress.com/2014/06/sobre-a-natureza-mill.pdf)

MOSQUERA, J. The Harm They Inflict When Values Conflict: Why Biodiversity Does not Matter. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (1) p. 65 – 77, 2015.

NG, Y. Towards Welfare Biology: Evolutionary Economics of Animal Consciousness and Suffering. Biology and Philosophy, v. 10, n. 3, p. 255−85, 1995.

PAEZ, E. Intuitions Gone Astray: between Implausibility and Speciesim – The Predation and Procriation Problem: a Reply. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (1) p. 94 – 99, 2015.

PEARCE, D. A Welfare State for Elephants? A Case Study of Compassionate Stewardship. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (2) p. 153 – 164, 2015.

PEARCE, D. Blueprint for a Cruelty-Free World: Reprogramming Predators. The Abolitionist Project, 2009.

SAPONTZIS, S. F. Predation. Ethics and Animals, n. 5, p. 27-38, 1984.

SHELTON. J. A. Killing Animals That Don´t Fit In: Moral Dimensions of Habitat Restoration. Beetwen the Species, n.13(4). 2004.

SINGER, P. The Suffering of Wild Animals: Should we do anything about it, and if so, what? Youtube, 15/11/2016.

SÖZMEN, B. Relations and Moral Obligations towards Other Animals. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (2) p. 179-193, 2015.

TOMASIK, B. Applied Welfare Biology and Why Wild-Animal Advocates Should Focus on Not Spreading Nature. Essays on Reducing Suffering. 29/11/2016.

TOMASIK, B. Convert Grass Lawns to Gravel to Reduce Insect Suffering. Essays on Reduccing Suffering, 24/12/2016.

TOMASIK, B. The Importance of Wild-Animal Suffering. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (2). p. 133-152, 2015.

TOMASIK, B. Ideas for Volunteering to Reduce Wild-Animal Suffering. Essays on Reducing Suffering, 17/12/2016.

TORRES ALDAVE, M. De lobos y ovejas. ¿ Les debemos algo a los animales salvajes? Agora: Papeles de Filosofia, v. 30, n. 2, p. 77-98, 2011.

TORRES, M. The Case for Intervention in Nature on Behalf of Animals. A Critical Review of the Main Arguments against Intervention. Relations: Beyond Anthropocentrism, n. 3 (1), p. 33 – 49, 2015.

TOMASIK, B. Applied Welfare Biology and Why Wild-Animal Advocates Should Focus on Not Spreading Nature. Essays on Reducing Suffering. 29/11/2016.

TOMASIK, B. Convert Grass Lawns to Gravel to Reduce Insect Suffering. Essays on Reduccing Suffering, 24/12/2016.

Viabilidade do veganismo

Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Vegetarian Diets. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 116, n. 12, p. 1970-1980, 2016.

Senciência

Seção sobre senciência do site da Ética Animal: http://www.animal-ethics.org/senciencia-secao/

LOW, P. The Cambridge Declaration on Consciousness. Francis Crick Memorial Conference on Consciousness in Human and non-Human Animals. PANKSEPP, J.; REISS, D.; EDELMAN, D.; VAN SWINDEREN, B.; LOW, P.; KOCH, C. (Eds.). 07/07/2012.

TOMASIK, B. Do Smaller Animals Have Faster Subjective Experiences? Essays on Reducing Suffering. 21/03/2017.

Interesses dos animais
Os interesses dos animais. Ética Animal.

O peso dos interesses dos animais. Ética Animal.

Interesse em viver. Ética Animal.

Interesse em não sofrer. Ética Animal.

Dano da morte
NAGEL, T. Death. In: _____________, Mortal Questions. Cambridge: Cambridge University Press, 1980, p. 1-10.

HORTA, Oscar. Igualitarismo, igualatión a la baja, antropocentrismo y valor de la vida. Revista de Filosofía da Universidad Complutense de Madrid., v. 35, n. 1, p. 133-152, 2010. (Uma tradução para o português feita por Luciano Carlos Cunha pode ser lida aqui).

Status jurídico dos animais / animais e política

O status legal dos animais não humanos. Ética Animal.

Novo artigo sobre o status legal dos animais não humanos. Ética Animal.

Novo artigo sobre animais e política. Ética Animal.

Animais e política. Ética Animal. Ética Animal.
Prevenindo sofrimento dos animais em longo prazo

TOMASIK, B. Applied Welfare Biology and Why Wild-Animal Advocates Should Focus on Not Spreading Nature. Essays on Reducing Suffering. 29/11/2016.

TOMASIK, B. Convert Grass Lawns to Gravel to Reduce Insect Suffering. Essays on Reduccing Suffering, 24/12/2016.

TOMASIK, B. Ideas for Volunteering to Reduce Wild-Animal Suffering. Essays on Reducing Suffering, 17/12/2016.

A importância do futuro. Ética Animal. Disponível em: http://www.animal-ethics.org/a-importancia-do-futuro/

TOMASIK, B. Risks of astronomical future sufferingFoundational Research Institute, 2013.

ALTHAUS, D.; GLOOR, L. Reducing risks of astronomical suffering: a neglected priorityFoundational Research Institute. 2016.

BAUMANN, T. S-risks: An introductionReducing Risks of Future Suffering: Toward a responsible use of new technologies, 2017.

BRIGGS, R. A. Normative Theories of Rational Choice: Expected Utility. In: ZALTA, N. (ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Spring 2017 Edition.

DANIEL, M. S-risks: Why they are the worst existential risks, and how to prevent themFoundational Research Institute, 2017.

GLOOR, L.; MANNINO, A. The case for suffering-focused ethicsFoundational Research Institute, 2016.

MANNINO, A.; ALTHAUS, D.; ERHARDT, J.; GLOOR, L.; HUTTER, A. & METZINGER, T. (2015) Artificial intelligence: Opportunities and risks. Policy paper by Effective Altruism Foundation, Berlin: Effective Altruism Foundation, 2015.

TOMASIK, B. Risks of astronomical future sufferingFoundational Research Institute, 2013.