ENTREVISTA – JOÃO KLEBER SOARES BORGES, 37 anos, casado, empresário, pai de 2 filhos, natural de Castanhal (PA), mora em Roraima há 27 anos. É proprietário da loja Só Presentes (Celulares, Informática e Internet), que funciona desde 2011 e representante da Vivo. Também é interino da Presidência da Associação dos Comerciantes do município de Pacaraima. ..

0
114

JOÃO KLEBER SOARES BORGES, 37 anos, casado, empresário, pai de 2 filhos, natural de Castanhal (PA), mora em Roraima há 27 anos. É proprietário da loja Só Presentes (Celulares, Informática e Internet), que funciona desde 2011 e representante da Vivo. Também é interino da Presidência da Associação dos Comerciantes do município de Pacaraima.

TR – Por que decidiu atuar neste ramo?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – Porque é um ramo que me indentifico e existe uma grande necessidade pela demanda dos serviços. É uma oportunidade e viemos para suprir carência, já que as pessoas também não precisam se deslocar até a capital, Boa Vista.

TR – Quais os maiores desafios no seu ramo?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – São vários, mas o maior é a falta de mão de obra qualificada.

TR – Qual o próximo passo para seu negócio?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – Nosso próximo passo é a ampliação do espaço do empreendimento.

TR – A maioria das empresas em Pacaraima são regularizadas?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – Uma boa parte sim, mas muitas infelizmente ainda não são.

TR –E elas pagam os impostos municipais, estaduais e federais?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – As que estão regularizadas com certeza pagam.

TR – Qual é a atual situação econômica de Pacaraima?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – Infelizmente está em baixa. A crise na Venezuela estava de certa forma favorecendo o comércio local. Mas agora com algumas penalidades relacionadas ao Mercosul, que embargou algumas transações comerciais, não está favorável. Também tem a questão cambial, que prejudica e muito os negócios.

TR -A crise na Venezuela ajuda ou atrapalha os negócios em Pacaraima?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – É dual, de certa mais ajuda mas também atrapalha.

TR – A prefeitura de Pacaraima realiza fiscalizações constantes para saber se as empresas estão com o Alvará de Funcionamento em dias?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – A atual gestão está exigindo que as empresas se regularizem.

TR – Existem parcerias formalizadas entre a Associação dos Comerciantes do município de Pacaraima com alguma Instituição do Sistema S ou outras entidades que sejam governamentais ou não governamentais?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – Ainda estamos impossibilitados pela questão informal do funcionamento da Associação, mas é uma grande expectativa de firmamos parcerias com tais entidades.

TR – Roraima é?:
JOÃO KLEBER SOARES BORGES –É um estado promissor.

TR – Quais as dicas para quem está começando?
JOÃO KLEBER SOARES BORGES – Primeiro, gostar do ramo que vai atuar e procurar ajuda técnica, por exemplo, o SEBRAE, que recomendo.